terça-feira, 24 de agosto de 2010

ANEEL aprova reajuste tarifário da distribuidora Energisa Paraíba

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (24), em reunião pública de diretoria, o reajuste tarifário anual da empresa Energisa Paraíba Distribuidora de Energia S/A. O efeito médio a ser percebido pelos consumidores da empresa será de 3,93%.

As tarifas da Energisa Paraíba entrarão em vigor no dia 28 de agosto. Confira abaixo os índices que serão aplicados às contas de luz dos consumidores cativos da distribuidora de acordo com a classe de consumo. As novas tarifas já incorporam os efeitos da nova metodologia proposta no Termo Aditivo aprovado pela ANEEL na reunião de diretoria do dia 2 de fevereiro deste ano.


Classe de Consumo:

Baixa tensão
(abaixo de 2,3 kV)
Por ex: residências


Alta tensão
(de 2,3 a 230 kV)
Por ex: indústrias


Média: 2,54%

Residencial: 3,95%

Baixa Renda: - 1,92%

(negativo)

A3 (69 kV): 8,47%

A4 (2,3 A 25 kV): 6,94%

Média = 7,35%


A Energisa atende cerca de 1 milhão unidades consumidoras em 216 municípios da Paraíba

Os percentuais de reajuste da distribuidora refletem, entre outros fatores, a variação do IGP-M, índice previsto no contrato de concessão para mensurar a inflação no período, os custos com aquisição de energia e o aumento da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), encargo incidente nas tarifas de energia elétrica destinado a subsidiar a geração de energia nos Sistemas Isolados*.

Ao calcular os índices, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos gerenciáveis e custos não-gerenciáveis como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da Aneel (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha “perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica”.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário