sábado, 28 de agosto de 2010

Quem tem medo de debate?

Os eleitores que ainda não decidiram em quem votar e até os que já têm sua opinião formada sobre as eleições deste ano querem ver o confronto direto entre os principais candidatos a governador. Ora, se uma campanha eleitoral se constitui pela apresentação de propostas e discussões de ideias, por que privar a população desse direito de ver o embate e ainda formar opinião sobre quem é o melhor governável para comandar o destino da Paraíba?

Não se deve abrir mão de espaço para apresentar propostas, por isso, não acho correta a postura adotada pelo governador, José Maranhão (PMDB), candidato à reeleição, de não participar dos debates de televisão. Ele está privando a população de ter acesso ao que tem a dizer e pretende fazer. O peemedebista apenas compareceu ao debate da TV Clube e não teve lá um bom desempenho, como é sua característica. Agora, é divulgada a notícia que ele não participará de mais nenhum debate.

José Maranhão tem claramente dificuldades de se expressar. Não consegue sintetizar as ideias, não domina o tempo para fazer e responder perguntas, fica muito nervoso e ainda escorrega feio no Português. A opção de não participar dos debates deve ser medo de cair nas pesquisas eleitorais e não o que vem sendo alegado por governistas de que o peemedebista não irá ao debate para não ser agredido.

Pode até ser uma estratégia de campanha, mas não participar dos debates é um desrespeito ao povo da Paraíba. A população não quer saber quem fala melhor ou quem não erra no Português. O que o povo quer ouvir propostas, quer ver o embate direto dos principais candidatos e observar quem tem coragem de se posicionar frente a assuntos desconfortáveis.

Para mim um homem público deve ter coragem de enfrentar os seus adversários, de olhar no olho das pessoas e de dizer tudo aquilo que pensa, defende e acredita. Fugindo dos debates, Maranhão mancha sua história política e mostra que no final da sua carreira passou a temer os seus adversários e os paraibanos.

Tomara que Maranhão repense essa estratégia equivocada e compareça sim aos debates. Os eleitores não querem ouvir nenhuma palestra proferida através de um Português rebuscado, o povo quer ouvir propostas e presenciar o confronto de ideias e opiniões para tirar as suas conclusões e escolher o melhor candidato para cuidar dessa pequenina Paraíba.

Beth Torres é colunista do PoliticaPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário