sábado, 9 de abril de 2011

Paraíba é destaque em programas de afiliadas da TV Globo

As belezas naturais (praias, monumentos, história e sítios arqueológicos), cultura e culinária da Paraíba serão destaques neste sábado (9) em várias cidades do interior de São Paulo, sul de Minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e em Pernambuco (Caruaru e Petrolina). Com o título “Do sertão ao mar, Paraíba é de Cinema”, o programa ‘Terra da Gente’ de número 654, produzido e transmitido pela emissora EPTV da cidade de Campinas (SP), a partir das 14h, vai mostrar as belezas das praias de João Pessoa, as inscrições rupestres da Pedra de Ingá, Cabaceiras (a “Roliúde Nordestina”) e Sousa (Vale dos Dinossauros).

O programa vai ser retransmitido no domingo (10), a partir das 7h, via antena parabólica (o canal Superstation) e para 116 países dos 5 continentes pelo Canal Internacional da Globo. Os internautas poderão assistir ao programa no endereço: www.terradagente.com.br a partir das 14h deste sábado.

De acordo com o produtor do programa, Josias Francisco, a reportagem foi realizada entre dezembro do ano passado e início de janeiro. A abertura da reportagem revela o significado da palavra Paraíba em tupi-guarani (rio de águas rasas). “Os índios escolheram essa discrição certamente ao se referirem ao interior do estado, onde a vida ganhou características de resistência aos longos períodos sem chuva”.

Na sequência da matéria, a equipe informa que João Pessoa fica localizada no extremo leste do nordeste brasileiro, além de possuir um litoral paradisíaco e falésias. Ao se dirigir para o interior do Estado, os jornalistas visitam as inscrições rupestres da Pedro do Ingá. “Apesar do tempo de estudo sobre as gravuras, os pesquisadores ainda não sabem o que elas significam. Não dá para precisar de onde veio, pois os vestígios não existem mais”, afirma o repórter.

Em Sousa, o destaque é o Vale dos Dinossauros. “Sousa, a 450 km da capital do estado, é mais conhecida como Vale dos Dinossauros. Imagine a paisagem milhares de anos atrás. Seres gigantes numa luta constante por alimento e sobrevivência”. Por fim, há a história da “Roliúde Nordestina”. A reportagem encerra com a equipe retornando ao litoral, onde é realizada uma pesca em alto-mar.

Afiliadas – O programa Terra da Gente é exibido pelas seguintes emissoras: EPTV (Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e Varginha-MG); TV TEM (São José do Rio Preto, SP; Sorocaba, SP; Bauru, SP e Itapetininga, SP); TV Fronteira (Presidente Prudente); TV Diário (Mogi das Cruzes, SP); TV Centro América (Cuiabá, MT); TV Centro América Sul (Rondonópolis, MT); TV Centro América Norte (Sinop, MT); TV Terra (Tangará da Serra, MT); TV Morena (Campo Grande, MS); TV Sul América (Ponta Porã, MS); TV Cidade Branca (Corumbá, MS); TV Grande Rio (Petrolina, PE); TV Asa Branca (Caruaru, PE) e TV Tapajós (Santarém, PA). Sobre dias e horários, consultar a programação da emissora local.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário