terça-feira, 26 de abril de 2011

Jornal carioca "O DIA" destaca: Paraíba, destino ideal para as férias de julho

Em João Pessoa, o pôr-do-sol musical mais bonito do Brasil

Estação Cabo Branco, centro cultural projetado por Oscar Niemeyer

POR PEDRO DE FIGUEIREDO

Rio - Quem acredita que julho é sinônimo de frio em todo o país, se surpreende com o Nordeste Brasileiro. A Paraíba é um dos maiores exemplos disso. O estado, com mais de 3,5 milhões de habitantes, é o destino ideal para aqueles que querem fugir do frio das grandes capitais brasileiras, como o Rio, ou querem fazer um programa de inverno, com temperaturas próximas às de cidades gaúchas.

Com temperatura média entre 25 e 30 ºC durante o inverno, João Pessoa disponibiliza a seus visitantes mais de 2 mil piscinas naturais. A capital da Paraíba tem cerca de 9 mil leitos enquanto todo o estado apresenta 25 mil. Para o período de julho, em que ocorre férias escolares, o Governo do estado tem investido para atrair famílias de todos os cantos do Brasil.

"O destino Paraíba é um destino completo. Temos 117 km de praia, sendo que nenhuma delas tem poluição permanente. Todas são piscinas naturais com temperatura média das águas chegando a 28 ºC. Para nós, julho é considerada média estação por causa das férias escolares. 60 a 70% da capacidade hoteleira fica ocupada e queremos aumentar este número", disse Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Na capital João Pessoa, as piscinas naturais são os principais atrativos. A cidade, a terceira mais antiga do Brasil, é o lugar onde o sol nasce primeiro em todas as Américas. No período de inverno, apesar das chuvas, o tempo permanece quente. As piscinas naturais com um lindo visual são um dos principais atrativos, com destaque para a do Picãozinho. Há ainda a Ilha de Areia Vermelha, que só aparece na época de maré baixa, localizada na cidade de Catedelo, próximo da capital.

Outro programa muito procurado é o Ritual do Pôr-do-Sol do Jacaré. Ele ocorre sempre por volta das 17h. Os visitantes assistem o primeiro pôr-do-sol do país ao som do Bolero de Ravel, composto pelo músico José Jurandy Félix. Os amantes de cultura podem também visitar a Estação Cabo Branco, centro cultural projetado por Oscar Niemyer.

Cidades serranas oferecem Circuito do Frio

Já quem optar por curtir o clima do inverno, pode conhecer as cidades serranas da região do Brejo. Lá, ocorre o Circuito do Frio. Durante seis semanas, o turista visita cidades diferentes do Brejo paraibano. A programação começa em 18 de julho na cidade de Areia e termina no fim de agosto em Alagoa Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário