sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tiririca: 'Como não prometi nada na campanha, o que eu fizer é lucro'

BRASÍLIA - Com o slogan "Você sabe o que faz um deputado federal? Eu também não sei, vote em mim que eu te conto", Tiririca foi o campeão de votos nas eleições do ano passado e recebeu nas urnas a confiança de mais de um 1 milhão de eleitores . Sete meses após a posse, o humorista aceitou o convite da reportagem do GLOBO para falar sobre o seu dia a dia na Câmara dos Deputados, onde recebe em seu gabinete a visita de fãs e curiosos, além de eleitores.

O humorista responde logo de cara que sabe hoje o que faz um deputado:

- É uma pessoa que trabalha muito e produz pouco - resume.

E tem decorado na ponta da língua que um parlamentar não pode nunca "contratar parentes". Tiririca reconhece que sua responsabilidade é grande, mas ressalta que não prometeu nada em sua campanha, cujo bordão era "pior que tá não fica".

- Eu sou um cara muito pé no chão e muito ciente e sei que eu tenho essa responsabilidade, mas não prometi nada a ninguém. Fiz minha campanha toda sem prometer nada, então o que eu fizer é lucro – disse.

Ele garante, porém, que se esforça para justificar a quantidade de votos que recebeu nas urnas.

- E eu estou procurando fazer coisas boas para não decepcionar os meus eleitores e nem o povo brasileiro. Eu participo de tudo que eu tenho que participar e que um deputado tem que fazer. Eu nunca faltei a nenhuma comissão, não tenho nenhuma falta - garantiu.

Nos corredores da Câmara, visitantes e colegas pedem para tirar fotos, pegar na mão, abraçar ou ouvir alguma de suas piadas. O que não faltam também são os pedidos de doações, parcerias em festas, entrevistas para trabalhos escolares e ajudas de todos os tipos.

Fotos de personagens decoram gabinete do parlamentar

O gabinete é decorado com fotos de personagens que o artista já interpretou e com os presentes que o deputado ganha de admiradores. De acordo com ele, a ideia foi da esposa. Ele confessa que no início dos trabalhos não sabia como agir e tinha receio de como seria recebido, mas destaca o carinho do povo como ponto positivo do aprendizado.

- O carinho do povo para com a gente, isso é fantástico! Nos três primeiros meses eu não sabia como chegar. Então eu fiquei muito travado. Eu disse: 'caramba, eu vou chegar e sei lá como eu vou ser recebido'. Depois passou e agora é só correr para o abraço.

Um deputado federal trabalha muito e produz pouco. São 513 deputados comigo, então, são muitas cabeças pensando diferente.

Tiririca acredita que tem boa atuação na Câmara. O deputado apresentou três projetos de lei até o mês de junho, antes do recesso parlamentar. Uma das propostas é a criação da Bolsa Alfabetização, no valor de R$ 545, para adultos maiores de 18 anos que estiverem matriculados na rede pública de ensino e que estejam em fase de alfabetização. O problema, segundo ele, é que tudo é muito demorado e a burocracia até o projeto ser aprovado é muito grande.

- Um deputado federal trabalha muito e produz pouco. São 513 deputados comigo, então, são muitas cabeças pensando diferente - comentou.

O deputado destacou ainda a consideração por parte dos colegas, que em respeito a ele passaram a não usar o nome "palhaço" de forma pejorativa.

O Globo
Postado por Cid Cordeiro

3 comentários:

  1. Pedro Calixto - Lagoa de Dentro9 de setembro de 2011 às 18:26

    Não sei porque toda matéria relacionada a Tiririca vem com algum tom de ironia, até parece que os "nossos representantes" na câmara dos deputados são mais engajados ou mais competentes do que ele. Ou será que Wilson Filho, Benjamim Maranhão, Wellington Roberto, Manoel Júnior, Agnaldo Ribeiro, Ruy Carneiro são melhores do que ele? Perguntar não ofende.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, como analfabeto gosta de defender outro!

    ResponderExcluir
  3. Pedro Calixto - Lagoa de Dentro10 de setembro de 2011 às 12:44

    Para esse ignorante que escreveu abaixo, tenho 25 anos e sou funcionário público municipal concursado, não vivo bajulando prefeito, vereador ou deputado para conseguir alguma coisa. Sei dos meus direitos como cidadão. Um conselho, procura preencher teu tempo estudando e adquirindo conhecimento.

    ResponderExcluir