terça-feira, 19 de outubro de 2010

Estudantes de escolas estaduais de Cuitegi tem aulas em garagem e salas improvisadas










O município de Cuitegi, localizado na região do Agreste paraibano, está vivendo uma realidade preocupante na área educacional no que se refere a duas escolas estaduais, as únicas existentes na cidade.

As escolas Odilon Nelson Dantas e Moacir de Albuquerque, a primeira de ensino fundamental e a segunda de ensino médio, paralisaram as atividades e entraram em reforma logo no começo do semestre. A Secretaria de Educação contratou as empresas e desalojou os alunos para prédios da prefeitura e improvisou outras turmas em salas inadequadas, como por exemplo, uma garagem servindo como sala de aula.

Os estudantes da Escola Estadual Odilon Nelson Dantas estão recebendo aulas em horários intermediários, em escolas emprestadas pelo município. Horários das 10 às 13h e das 14 às 19h.

A professora Maria de Lourdes, que leciona na escola Moacir de Albuquerque mantém sua turma de 5º Ano numa pequena residência, pertencente à Prefeitura de Cuitegi, sem a mínima condição de aplicar os ensinamentos às crianças. “Estamos aguardando que o Governo do estado tome alguma atitude, porque vai terminar o ano, começar o outro e agente ficar sem sala”, cobrou Lourdes.

A empresa Serccon Engenharia Ltda, empresa contratada para executar a reforma da escola Moacir Albuquerque, no valor de R$ 145. 559, 08. Iniciou a reforma no dia 19 de julho e prometeu entregar no dia 16 de outubro de 2010. A obra está paralisada e sem perspectiva de ser retomada.

Já na escola Odilon Nelson Dantas a reforma foi retomada nesta segunda-feira, dia 18, visto que estava paralisada. As bacias sanitárias foram lavadas e serão reaproveitadas. Um dos funcionários chegou a dizer que o dono da empresa vendeu um carro para pagar os salários dos funcionários e retomar o trabalho, já que o motivo da paralisação foi a falta de pagamento do Governo do Estado para com a empresa.

Jota Alves

2 comentários:

  1. E não disseram que a Educação da Paraiba é uma maravilha. Desse jeito?

    ResponderExcluir
  2. eu me envergonho de ser deste lugar que horror

    ResponderExcluir