sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O raio-x do Jornal Nacional e os maus números da Paraíba

Parece que o blog estava adivinhando. Ao postar o artigo “A Paraíba está realmente bem?”, não sabia que, à noite, o Jornal Nacional traria um raio-x realista dos indicadores econômicos e sociais da Paraíba, colocando-a sempre abaixo da média nacional.

Foi durante visita do repórter Enersto Paglia, no quadro JN no Ar, que tem visitado cidades brasileiras.

Em Ingá, o repórter aproveitou para narrar a realidade paraibana e constatou: “A renda média mensal de R$ 713 está abaixo da média nacional de R$ 1.025. Cerca de 60% dos moradores não têm acesso à rede de esgoto. A mortalidade infantil é de 36,5, acima da média nacional que é de 23,3. A taxa de analfabetismo, 23,5%, também está acima da média brasileira de 9,8%”.

Ainda acrescentou que em Ingá o maior empregador é a prefeitura, retratando uma realidade reproduzida na maioria dos municípios paraibanos.

E, então, quem acha que a Paraíba, onde a expectativa de vida (69 anos) também fica abaixo da media nacional, está realmente bem?

Apesar de ter feito uma matéria simpática com Ingá, é de se ficar pensando se Ernesto deveria ter vindo mesmo à Paraíba.

Luís Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário