sábado, 11 de setembro de 2010

No Senado, Roberto Cavalcanti, dono do Sistema Correio, diz que pesquisas eleitorais na Paraíba são manipuladas

Em discurso no Senado Federal, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB), supreendeu ao afirmar que as pesquisas eleitorais na Paraíba estão sendo manipuladas. Ele fez um aparte ao pronunciamento do senador Morazildo Cavalcanti (PTB-RR), que denunciava a compra de pesquisa em seu estado. Roberto Cavalcanti é aliado do governador José Maranhão, de quem era o primeiro suplente no Senado, e dono do Sistema Correio de Comunicação.

O senador Roberto Cavalcanti disse que na Paraíba não é diferente. Para ele, o problema está na terceirização porque não existe co-responsabilidade e as discrepâncias só aumentam. Ele defendeu o aprimoramento da veracidade dos institutos de pesquisa. O senador Augusto Botelho (sem partido-RR) lembrou que, durante a campanha eleitoral, os seus eleitores reclamaram que o seu nome não aparecia nos formulários dos pesquisadores do Ibope.

O senador Mozarildo Cavalcanti classificou como "criminoso" e "preocupante" o objeto da denúncia feita ontem (1º) pelo senador Papaléo Paes (PSDB-AP). Segundo ele, um encarregado do Ibope teria oferecido a manipulação do resultado das pesquisas ao coordenador de campanha de um dos candidatos ao governo do Amapá. A fraude custaria R$ 1 milhão e abrangeria todas as pesquisas até o segundo turno. A oferta foi gravada.

- O senador Papaléo Paes ligou para o Dr. Montenegro, que é o dono do Ibope. O Dr. Montenegro disse que era uma empresa terceirizada que eles contratavam em Belém para fazer a pesquisa no Amapá. Essas pesquisas agora começam a me deixar, digamos assim, completamente incrédulo. Ora, se isso acontece no Amapá, o que não estará acontecendo, por exemplo, em Roraima? - questionou.

Mozarildo observou que em Roraima o Ibope também apresentou pesquisas "um pouco preocupantes". Ele lembrou que na campanha eleitoral de 2006, as pesquisas do Ibope sempre apresentavam sua adversária na frente. Somente às vésperas da eleição, ela apresentou uma leve vantagem sobre Mozarildo, que venceu a eleição com 13% de vantagem.

O senador disse que chegou à conclusão de que a pesquisa de Roraima é manipulada, pois, de repente, o atual governador, que sempre esteve atrás nas pesquisas, apareceu na penúltima pesquisa com empate numérico (41% a 41%) e na pesquisa mais recente, já aparece com 6 pontos à frente do adversário. Ele fez um apelo a Montenegro que dê explicações sobre o caso, porque as pesquisas têm uma influência muito grande sobre o eleitor indeciso.

Hermes de Luna

3 comentários:

  1. Josildo Cunha - João Pessoa11 de setembro de 2010 às 16:29

    Bom, o senador fala de ciência própria, algumas pesquisas foram veementemente publicada, aceita e comentada pelo Sistema Correio. Se ele tá dizendo que houve manipulação é porque tem certeza. Blefar a essa altura do campeonato é meio chato.

    ResponderExcluir
  2. Quem assistiu ao deputado federal Vital do Rego Filho (PMDB) em seu Guia Eleitoral falando sobre turismo pôde ter certeza que o peemedebista é candidato ao Senado Federal pela oposição na Paraíba.

    O homem detonou o turismo no Estado. Falando da Ponta do Cabo Branco, foi cruel com o governo Maranhão III. “É inconcebível que a Paraíba esteja atrasada em relação aos nossos vizinhos”, disse Vitalzinho, em tom de indignação.

    Falou da falta de infra-estrutura e de investimentos no setor ao tempo que apresentava suas propostas. Ao final, quis remendar parabenizando o governador José Maranhão pelo Centro de Convenções. Mas já havia batido.

    Como diria o badalado personagem mexicano, o Chaves, “foi sem querer, querendo”.
    http://terraguarabira.blogspot.com/2010/09/valzinho-foi-cruel-com-o-governo.html

    ResponderExcluir
  3. Sem critérios: Lula pede votos no Guia Eleitoral de ex-governador do Amapá preso pela Polícia Federal.
    Lula pede ao eleitor do Amapá que vote em Waldez Góes (PDT). Ex-governador, ele integra o grupo político de José Sarney. Concorre ao Senado.

    http://terraguarabira.blogspot.com/2010/09/escandalo-lula-apoia-waldez-goes-pdt.html

    ResponderExcluir