quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL É TEMA DE FILME EXIBIDO PELO DEPARTAMENTO DE CULTURA DE MARI

O Departamento de Cultura do Município de Mari-PB, estará dando continuidade às exibições de filmes brasileiros, dentro das atividades alusivas ao aniversário de emancipação política da cidade.

Hoje (15), será exibido o filme “Narradores de Javé, com inicio às sete e meia da noite no salão paroquial Chico Mendes.
O filme trata de um povoado fictício (Javé), que está prestes a ser inundado para a construção de uma hidrelétrica. Para mudar esse rumo, os moradores de Javé resolvem escrever sua história e tentar transformar o local em patrimônio histórico a ser preservado. O único adulto alfabetizado de Javé, Antônio Biá (José Dumont) é o incumbido de recuperar a história e transpor para o papel de forma "científica" as memórias dos moradores.

Ironicamente, Biá, que havia sido expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores, é o escolhido para escrever o "livro da salvação", como eles mesmos chamam. O artifício de "florear" e inventar fatos locais já era usado pela personagem para aumentar a circulação de cartas, obviamente escassas no povoado, e manter em funcionamento a agência de correio onde ele trabalha. Escrever a história de Javé e salvá-la do afogamento é sua oportunidade de se redimir. E a redenção parece ter que se dar justamente aflorando seu lado mais condenável. "Bendita Geni", pois é justamente a capacidade de Biá de aumentar as histórias que traz à tona o papel do historiador interferindo na História, reunindo relatos, selecionando-os, conectando-os de forma compreensível.

Assessoria

Um comentário:

  1. Contem também a história do prefeito mais lá e lô de todos os tempos. Ele já apoiou todos os candidatos de A a Z, passando por R, é claro.

    ResponderExcluir