sábado, 22 de outubro de 2011

Vara da Justiça Federal é inaugurada em Guarabira e vai beneficiar 25 municípios





Foi inaugurada no final da manhã desta sexta-feira (21), a 12ª Vara da Justiça Federal de Guarabira, com competência mista para julgar processos nas áreas Cível, Penal e Execução Fiscal.

A solenidade atraiu autoridades como os ex-governadores Roberto Paulino e José Maranhão, os deputados Aguinaldo Ribeiro, Benjamim Maranhão, Léa Toscano e Raniery Paulino, juízes, desembargadores, promotores, advogados e várias outras autoridades convidadas.

O evento de instalação foi presidido pelo desembargador federal Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e pela juíza Helena Fialho Moreira, diretora do Foro da Justiça Federal da Paraíba.

A nova Vara contará atenderá 25 municípios das regiões do Agreste e Brejo. A prefeita da cidade, Fátima Paulino, comemorou a instalação da Justiça Federal. “Essa ação é voltada também para as pessoas aposentadas que estão precisando de apoio. Eu digo que essa ação por isso só já valeria a pena, mas são muitas ações que a Justiça Federal vai facilitar”, disse a gestora.

O juiz Rogério Abreu, titular da 12ª Vara, falou dos desafios que espera encontrar pela frente e da importância da interiorização da Justiça Federal. “A chegada da Vara Federal a Guarabira significa ampliar o acesso do cidadão à Justiça. Nós que prestamos um serviço público temos essa função de servir ao público com rapidez, com presteza, com qualidade e com segurança”, falou o magistrado.

O ex-deputado e atual presidente da PBGás, Zenóbio Toscano, lembrou da luta do juiz federal aposentado, José Fernandes Andrade, para que a cidade fosse contemplada com a instalação da Vara Federal. “José Fernandes é amigo de longa data e precisamos reconhecer sua participação direta nessa conquista de Guarabira e da região. A cheda da Justiça Federal a Guarabira é um marco e, mesmo tardiamente, trará benefícios enormes para todos os 25 municípios da região polarizada por Guarabira”, disse Toscano.

O bispo da diocese de Guarabira, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, abençoou o prédio e desejou as boas vindas.

Atualmente pouco mais de 11 mil processos oriundos da região tramitavam em João Pessoa ou Campina Grande, segundo levantamento da Ordem dos Advogados do Brasil, e agora passam a jurisdição da Vara Federal inaugurada hoje.
(fotos: Portal Independente)

Jota Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário