segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CIDADE DE MARI PARTICIPA DO DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO


Pelo 3º ano consecutivo, o Município de Mari-PB, participa no dia 28 de outubro, do Dia Internacional da Animação. O dia é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. As exibições acontecem às 19h30, em centenas de cidades do país. Elas são organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação - ABCA (www.abca.org.br), contando com a parceria da Associação Internacional do Filme de Animação - ASIFA e da Universidade Federal de Santa Maria.

Em Mari, o evento é Coordenado pelo Departamento de Cultura do Município e conta com o apoio da Associação Rádio Comunitária Araçá FM. A mostra oficial Nacional / Internacional, será realizada no auditório/plenário da Câmara Municipal.

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação. De acordo com o Departamento de Cultura, o apoio a este evento é fundamental para atrair novos públicos. Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país e busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, por meio do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br.

O Dia Internacional da Animação também acontece em 30 países, como Coreia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras.

Sobre o Dia Internacional da Animação - A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi à primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

O Dia Internacional da Animação tem o financiamento da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional de Cultura e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo.

SERVIÇO
28 de outubro - Dia Internacional da Animação, às 19h30
Local do evento: Auditório da Câmara Municipal de Mari
Endereço: Rua Antônio de Luna Freire - Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário