quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Notas do feriado

O fato novo

Merval Pereira, O Globo

O PSD pode não ser nem de esquerda nem de direita nem de centro, mas talvez por isso mesmo esteja no centro da política nacional pouco depois de ter sido confirmado como o 28º partido político da cena brasileira.

Com uma bancada que deve ultrapassar a do PSDB na Câmara, o partido do Kassab, como já está sendo conhecido nos meios políticos, colocou o prefeito paulistano como peça-chave no cenário político paulista, dando-lhe condições de se transformar em ponto de equilíbrio da política nacional.

Em política, diz-se que só existem dois fatos insuperáveis: o fato novo e o fato consumado. O PSD une os dois.


A máquina e a massa

"Achem um deputado da Causa Operária", ironiza o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), cada vez que um deputado do PT ou do PCdoB o procura para intermediar acordo para pôr fim à greve dos Correios. Esses partidos controlam a maioria dos sindicatos, mas, nas assembleias, quem faz a cabeça dos carteiros é o Partido da Causa Operária (PCO). "O PSOL e o PSTU ficaram para trás, daí para a direita é tudo pelego", diz o ministro.


O dinheiro do petróleo será carimbado

Os estados e municípios não poderão gastar como quiserem as receitas de royalties do petróleo. O relator da proposta no Senado, Vital do Rego (PMDB-PB), vai incluir artigo no projeto pelo qual governadores e prefeitos serão obrigados a investir 40% das receitas em Educação; 30% em Saúde, Segurança, Erradicação da Pobreza, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia; e 30% em obras para o desenvolvimento. Os estados e municípios também terão que apresentar e aprovar nas Assembleias e Câmaras de Vereadores um plano de aplicação da renda do petróleo. O objetivo é evitar o desperdício.

PMDB já tem candidatos a prefeitos em 14 capitais

Enquanto isso, o PMDB vai fechando sua lista de candidatos às prefeituras.

Suas principais apostas nas capitais: Eduardo Paes, no Rio de Janeiro; Gabriel Chalita, em São Paulo; Ibsen Pinheiro, em Porto Alegre; Eduardo Braga, em Manaus; e Mário Kertész, em Salvador.

Também já estão definidas as candidaturas de Eli Dias Borges (Palmas), Gean Loureiro (Florianópolis), Rafael Greca (Curitiba), Marllos Sampaio (Teresina), Raul Henry (Recife), José Priante (Belém), Edson Giroto (Campo Grande), Fernando Melo (Rio Branco) e Tereza Zurita (ex-Jucá), em Boa Vista (RR).

Em alguns estados, o PMDB tem mais de um postulante e a indicação será acertada no futuro, como no caso da chapa em João Pessoa, pleiteada por José Maranhão e Manoel Júnior.

Postadas por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário