segunda-feira, 30 de maio de 2011

População da região de Guarabira prioriza saúde, educação e estradas


A 10ª audiência do Orçamento Democrático Estadual presidida pelo governador Ricardo Coutinho registrou a presença de 880 pessoas na cidade de Guarabira na noite do último sábado (28). As ações na área de saúde pública foram as principais demandas priorizadas pela população da 2ª Região Geoadministrativa do OD, com 458 apontamentos. Em segundo lugar, ficou a educação com 361 e, em terceiro, as condições das estradas e rodagens com 216 citações, seguido de habitação com 144 e geração de emprego e renda com 134 votos.

Na audiência pública realizada no ginásio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, Bairro da Primavera, 35 representantes dos municípios encaminharam as demandas de suas regiões, que foram registradas pelo governador e os secretários presentes.

Ao lado do governador, a deputada Léa Toscano (PSB) estava presente na audiência do Orçamento Democrático, e ouviu as reivindicações e propostas da população dos municípios da 2ª Região polarizados por Guarabira, que são Alagoinha, Araçagi, Araruna, Bananeiras, Belém, Borborema, Cacimba de Dentro, Caiçara, Campo de Santana, Casserengue, Cuitegí, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Logradouro, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho e Solânea.

A prefeita do município de Bananeiras, Marta Ramalho, disse que se reuniu com 13 prefeitos da região que elencaram um conjunto de reivindicações, mas priorizaram apenas cinco: ampliação do sistema de abastecimento d’água; recuperação e construção das estradas que compõem o Anel do Brejo; saneamento básico e construção de um aterro sanitário. Ela aproveitou para parabenizar a iniciativa do Governo do Estado em implantar o Orçamento Democrático Estadual ouvindo as necessidades do povo.

O professor Ednaldo Moura, que representou a população da cidade de Riachão, reuniu-se com cerca de 50 pessoas que priorizaram as seguintes ações para o Orçamento Democrático: melhorias no sistema de abastecimento d’água e nas estradas, a recuperação da rodovia Riachão/Campo de Santana e projetos na área de geração de emprego e renda

“É orgulho para cada paraibano ter o governador Ricardo Coutinho nas suas regiões conversando e ajudando no desenvolvimento de cada cidade”. Foi o que disse a representante do município de Cacimba de Dentro, Avanete Ramos, que solicitou ao Orçamento Democrático a construção do Hospital Regional de Cacimba de Dentro; o asfaltamento da estrada Cacimba de Dentro/Solânea, além de projetos de geração de emprego e renda e mais assistência ao programa da Agricultura Familiar.

Maria Aparecida, representante da Associação Irmã Joaninha, na cidade de Cuitegi, solicitou ao Governo Estadual melhorias nos setores de saúde pública e asfaltamento na estrada que liga Cuitegi/Pilões/Borborema e a recuperação da ponte da Malhada. Essas reivindicações representam os anseios de mais de 50 pessoas que se reuniram para apresentar os pleitos.

A delegação da cidade de Alagoinha, representada pela irmã Zita pediu melhorias nos setores de saúde, educação, saneamento básico e segurança. A irmã Zita, que também representa a Cáritas Diocesana, solicitou outras ações como a construção de um matadouro público, além de projetos sociais na área de lazer e cultura.

Agenda – No próximo final de semana as plenárias públicas da primeira etapa do Orçamento Democrático Estadual acontecem nos municípios de Santa Rita, Itabaiana e Mamanguape.

Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário