Na espontânea os números mostraram que 55,4% estão indecisos, Zenóbio com 18,4% e Zé do Empenho com 8% foram os mais lembrados.
Na estimulada eles mantiveram as posições e a surpresa do nome do empresário João Rafael na terceira posição com 9,3%, Zé do Empenho 15,3% e Zenóbio disparado com 39,5%.
Ainda é muito cedo para uma avaliação mais consistente por faltar muito tempo para o pleito, mas não impede que comentários sobre os números sejam ditos.
Em verdade, ainda não foram postas para o público as candidaturas de todos os citados na pesquisas, apenas especulações.
Mas qualquer cidadão que teve e tenha acesso aos números amplamente divulgados pela Imprensa perceberá que os dados começam a ser jogados.
A pesquisa revelou que o inconsciente coletivo do povo de Guarabira já sabe quem serão os prováveis candidatos e suas reais chances na disputa de 2012.
Segundo o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, o inconsciente coletivo é camada que existem os traços funcionais como se fossem imagens virtuais, comuns a todos os seres humanas e prontas para serem concretizadas através das experiências reais. É nessa camada do inconsciente que todos os humanos são iguais.
Ou seja, Zenóbio se consolida como forte candidato da Oposição, mesmo não tendo afirmado em canto nenhum que seria candidato, o vereador Zé do Empenho é lembrado para disputar o cargo por qualquer grupo político e, lamentavelmente, o vice-prefeito Josa da Padaria parece encontrar fortes resistências dentro do PMDB e o empresário João Rafael ganha “simpatia” do grupo Paulino.
As comunidades pesquisadas foram: Alto da Boa Vista, Bairro Novo, Bela Vista, Cachoeira dos Guedes, Centro, Conjuntos Antonio Mariz, João Cassimiro, Clóvis Bezerra, Nossa Senhora Aparecida, Assis Chateaubriand e Osmar de Aquino; Contendas, Cordeiro, Encruzilhada, Escrivão, Esplanada, Juá, Nordestes I e II, Distrito do Pirpiri, Primavera, Rodagem, Santa Terezinha e São José.
Mas isso, já promete ser o bastante, por enquanto, para o zunzunzun que esta pesquisa vai causar nos bastidores política. No mais, é esperar sábado chegar e ouvir Célio Alves colocar mais tempero nos números.
Cid Cordeiro
celio deveria procurar o que fazer e deixar guarabira em paz.
ResponderExcluir