A política também é envolvida pela palavra “sedução”, que vem do latim “sucedere” e que tem um significado “levar para o lado”.
Os brejeiros sabem muito bem identificar os casos que levam alguém a ir para um lado, ou voltar para o lado, ou ficar lado a lado.
Na história de Sansão revela que suas forças estavam nos cabelos e não na língua. Também conta que Dalila, insistentemente, por três vezes consecutivas pediu que Sansão revelasse o segredo de sua força descomunal.
Uma das piores desgraças do ser humano é ser falastrão e escorregar nas cascas de banana, pois a vontade de ser levado para o lado pode causar a desconfiança de todos os lados. O pior é ser usado por um dos lados. E aí: de que lado ficar?
Alguns mais afoitos diriam: do lado de fora, feito asa de xícara!
Não, por favor, não exageremos. Pode ser um “jogo” de marketing político...
Enquanto isso, aquele político com estilo indefectível do “morde e assopra” continua sua peregrinação com o mesmo falatório sem futuro e arcaico. Já que estamos falando dos escorregões nas cascas de banana, vale a pena falar de novo que alguém poderá perder-se em tanta luta, em tanto empenho. Tudo em vão, pois o mote, o segredo não é esse.
O “joguinho” do morde e assopra que alguns políticos usam de propósito sempre acreditando na “memória curta” do povo, se repete e nem sempre funciona, porque o povo já está calejado.
Na campanha de 2012 poderemos conviver com um político que tem o comportamento de morcego, que vive mordendo e assoprando. Tudo indica que teremos aceitar ,seja de um lado, seja do outro.
Pense numa triste sina!
Cid Cordeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário