quarta-feira, 18 de maio de 2011

Senadores do PMDB paraibano estão insatisfeitos com Sarney e Renan

O jornal “O Globo” traz em sua edição de hoje matéria que fala sobre a insatisfação na bancada peemedebista do Senado contra o domínio dos senadores José Sarney (PMDB-AP), presidente da Casa, e Renan Calheiros (PMDB-AL), líder do partido. A indicação de cargos seria também um dos motivos da insatisfação. Muitos não conseguem emplacar seus indicados. Na Paraíba, o ex-governador Maranhão não foi premiado no governo federal.

Leia a matéria:

Cresce no PMDB ala contrária a Sarney e Renan

Adriana Vasconcelos, O Globo

Evitando vincular essa articulação com qualquer ação da oposição ao governo petista, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) atendeu a um pedido de Luiz Henrique (PMDB-SC) e vai oferecer hoje um jantar para os insatisfeitos da bancada. Esse grupo reúne de sete a 11 senadores.

As insatisfações são com indicações para as relatorias de projetos importantes, com o critério de preenchimento dos cargos comissionados da liderança do partido e até com as indicações para cargos no governo. Para Jarbas, o objetivo maior é tentar mudar a imagem do partido.

— Nossa ideia é discutir os rumos do partido, para garantir um PMDB menos fisiológico e menos comprometido com atos duvidosos — disse Jarbas.

A ala de insatisfeitos no PMDB do Senado está dividida em dois grupos. Um mais rebelde liderado por Jarbas e Pedro Simon (RS), que incluiria os ex-governadores Luiz Henrique (SC) e Eduardo Braga (AM), Ricardo Ferraço (ES), Waldemir Moka (MS) e Cassildo Maldaner (SC).

Outro grupo, considerado independente, mas igualmente insatisfeito, seria formado pelos senadores Eunício Oliveira (CE), Vital do Rêgo (PB), Roberto Requião (PR) e Wilson Santiago (PB). Todos os 11 — ou seja, a maioria da bancada de 19 — reclamam da concentração de decisões do partido nas mãos de Renan e Sarney.

Parte desse grupo contesta algumas das 38 indicações feitas em nome da bancada do Senado para cargos no primeiro e segundo escalão do governo Dilma.

Entre elas estariam não só a indicação do senador Edison Lobão (MA) para o Ministério das Minas e Energia, como a do ex-senador Sérgio Machado para a presidência da Transpetro, as quatro vice-presidências ocupadas na Caixa Econômica Federal e a nomeação de Paulo Roberto Cunha para a diretoria de Abastecimento da Petrobras.

— Não fomos consultados. Por que temos de assumir essas indicações? Quem indicou que assuma — reclama um dos insatisfeitos, sugerindo que são todos nomes de Sarney e Renan.

NaCola.Net/ Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário