terça-feira, 31 de maio de 2011

Beto Meireles solicita implantação de sistema de votação biométrica na cidade de Guarabira


O plenário da Câmara de Guarabira aprovou na sessão do último dia 26 de maio requerimento do vereador Beto Meireles solicitando que a Mesa Diretora da Casa Osório de Aquino envie ofício ao Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Desembargador Manoel Soares Monteiro, com cópia ao Juiz da 10ª Zona Eleitoral, no sentido de que seja instalado para as próximas eleições o Sistema de Votação Biométrica do Eleitor, no âmbito do município de Guarabira.

A votação biométrica foi implantada no Estado da Paraíba nas últimas eleições e teve como pioneiros os municípios de Cabedelo e Pedras de Fogo. O sistema identifica o eleitor por meio da impressão digital e a fotografia do eleitor, tornando a votação mais segura, uma vez que inviabiliza dúvidas quanto à identidade do cidadão.

No dia da votação, após a apresentação dos documentos aos mesários, a identidade do eleitor será confirmada por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, aquele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

“O objetivo é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando inviável a fraude no procedimento de votação e fazer com que a cidade de Guarabira torne – se também modelo para o Brasil e o mundo nessa nova tecnologia”, disse Beto Meireles.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário