domingo, 18 de março de 2012

Aos Senhores Candidatos a Prefeito do Brejo Paraibano

Foi realizado durante o mês de abril do ano passado, a I JORNADA PARAIBANA PELO DESENVOLVIMENTO DO BREJO E REGIÃO, capitaneados pelo Movimento de Mobilização Social e UEPB. Muitas outras organizações da sociedade civil organizada, sindicatos, associações, assessorias de deputados e vereadores e empresas privadas, também deram suas contribuições. Recebi esta semana o Certificado de Participação e o Documento Final desta Jornada.

Aproveitei o final de semana para ler atentamente o documento e fiquei bastante preocupado com alguns dados, principalmente sobre Guarabira. Vejamos, nossa população em 2000 era de 51.482 habitantes e em 2010 de 55.340, com crescimento de 7,5%, enquanto o Nordeste cresceu 11,2% e a Paraíba 9,4%.


Por que não estamos crescendo seguindo os mesmos patamares do Nordeste e da Paraíba, se o Fundo de Participação dos Municípios cresceu em 236,7%, em 2000 o FPM era de R$ 4.121.739,58 e em 2010 foi de R$ 13.879.754,66, fora recursos próprios e outras receitas de convênios?

Para onde estão indo todos esses recursos?
Na terra de N. S. da Luz só se fala de falta de dinheiro.


Os números não mentem. Em minha opinião o que falta não é dinheiro e sim, planejamento, projetos, vontade política e principalmente compromisso com a cidade. Com esses recursos nossa Guarabira deveria estar com o crescimento nos mesmos níveis do Nordeste e da Paraíba.

Ainda têm pessoas que acreditam que estamos crescendo, seria bom ler este documento em profundidade, pois lá estão dados importantíssimos de Guarabira e toda Região do Brejo.

Sugiro aos pré-candidatos a Prefeitos, Vereadores e demais envolvidos nas eleições 2012, que leiam este documento, pois contêm diagnósticos e propostas de ações em vários Eixos Temáticos, como: Planejamento Urbano, Indústria, Comércio e Serviços; Cultura; Saúde; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Turismo; Desenvolvimento Rural; Segurança Urbana e Rural; Meio Ambiente e Educação.

Tive a honra de participar desta Jornada que deverá servir de fonte de consulta para elaboração dos planos de governo dos próximos Prefeitos do Brejo Paraibano e aqueles que o seguirem farão a diferença e no final de suas gestões poderão dormir com a consciência tranqüila do dever cumprido, o que infelizmente muitos dos atuais não conseguirão.


Lucas Porpino
Presidente do Diretório Municipal do Democratas.

4 comentários:

  1. Lucas, mais uma vez atento! Além de toda a importância do que tudo isso significa, quero reforçar que aqui em Guarabira existem movimentos sociais organizados, como por exemplo o FÓRUM DE ENTIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS DE GUARABIRA, que tem entre outras tantas entidades importantes e legítima a Associação SEDUP, da qual sou associado e já prestei serviços. Existem também outros movimentos inclusive o movimento que mobilizou o estado todo em busca da construção e aprovação da "Lei da Ficha Limpa". Importantíssimo trazer esse debate à público e ampliá-lo nos meios de comunicação. Boa iniciativa. conte comigo enquanto cidadão guarabirense, gente de bem, que quer o bem para nosso município !

    ResponderExcluir
  2. Caro Lucas, Guarabira tem um problema de decrescimo populacional desde 2000 (0,012%), nesse período até uma cartilha foi lançada pela prefeitura atravéz da Sercretaria de Educação esperando que na virada do século teríamos 60 mil habitante, o que não aconteceu até 2012. No entanto, os anos passaram e esse problema continua, será que com a expanão desses loteamentos espalhados pelos quatro cantos da cidade poderá alanvancar o crescimento populacional? ou quando a cidade abrir uma nova área de expansão que permita ligar João Pessoa a Natal por uma nova rodovia atrairá uma população investidora e outra trabalhadora e uma nova visão de cidade expansiva e não de cidade inchada. Temos que acreditar na coragem de um gestor que tenha esssa visão de expansão e deixar as picuinhas de lado, Guarabira há anos atrás necessitava de uma infraestrutura para mudar sua cara, e conseguiu com Zenóbio Toscano, agora Guarabira espera poder crescer e limpar sua principal artéria do fluxo dos automóveis, Guarabira precisa ter uma cara de cidade grande com acesso fácil e rápido, o futuro nos epera.
    O vosso comentário é válido temos que buscar alternativas para o crescimento da cidade é a abertura de uma nova via de acesso ao RN é uma delas.
    Um abraço,
    Emiliano de Melo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Professor, nós sabemos que a cidade tem muitos problemas estruturais e os nossos políticos estão mais preocupados com seus redutos do que com a cidade. Vamos mudar a cara de Guarabira e prepara-la para o futuro. Temos que acelerar para recuperar o tempo perdido e sei que seremos úteis neste processo.

      Abraços Lucas Porpino

      Excluir
  3. Obrigado amigo, você que milita nesta área dos movimentos sociais sabe da importância desse trabalho que a jornada realizou. Abraços e boa recuperação de sua saúde.

    Lucas Porpino.

    ResponderExcluir