quarta-feira, 14 de março de 2012

Os fantasmas andam soltos

Fantasmas são uma supostas aparições de mortos. Um fantasma é suposto ser, o espírito ou alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento.

Cada cultura no mundo contém histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem. Segundo a Enciclopédia do Sobrenatural, editado por Richard Cavendish, o termo "Fantasma" normalmente se refere a "aparência imaterial" de uma figura humana que, se identificável, é de alguém falecido.

A literatura e a cinematografia sempre trataram de estórias e histórias de fantasmas. O filme “Gasparzinho” é um dos mais famosos do segmento. Há, inclusive, estudos que apontam para a existência de fantasmas perambulando entre os vivos. O clássico “Ghost – Do outro lado da vida” retrata bem a relação dos vivos com os mortos.

Tão comum atualmente, o termo “fantasma” está sempre presente nas páginas de jornais fazendo relação a funcionários que recebem o erário público, mas que nunca tenham efetivamente prestado o serviço para fazer jus ao salário.

O que diz o dicionário
Fantasma - Aparência destituída de realidade, puramente ilusória; visão que apavora, que aterroriza; suposta aparição de pessoa morta ou de sua alma; assombração, espectro, alma do outro mundo; algo que cria terror por ser horrendo, medonho.

Jota Alves

Um comentário:

  1. Um cidadão muito satisfeito15 de março de 2012 às 05:15

    Realmente professor Jota, os fantasmas são muitos comuns no serviço público. Em Alagoinha é no legislativo, pois já herdou alguns fantasmas do legislativo estadual e recentemente foi descoberto uma chusma de fantasmas nas Câmaras altas, isto é, lá de Brasilia. Os fantasmas têm uma particularidade, geralmente pertence a elite, a classe política, ex e filhos de ex. Dizem até que quem emprega os fantasmas divide os salários com eles, mas já houve caso em Alagoinha que o gestor ficava com o dinheiro do fantasma todo e ele, por ser fantasma, nunca reclamou. Cá pra nós...

    ResponderExcluir