O Ministério Público inspecionou esta semana a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Guarabira. Dos 200 atendimentos diários realizados lá, 50% são pediátricos.
De acordo com a promotora Ana Guarabira Cabral, o maior problema encontrado diz respeito à sobrecarga de atendimento existente na UPA devido ao mau funcionamento das unidades do Programa Saúde da Família da região.
De cada dez atendimentos na UPA, 8 referem-se a atendimentos de atenção básica que deveriam ser resolvidos nas unidades do PSF.
Além disso, há casos de pacientes encaminhados pelo Hospital de Itapororoca à UPA de Guarabira para a realização de procedimentos simples como radiografia. “O encaminhamento deveria ocorrer da UPA para o hospital e não o contrário”, criticou a promotora.
A unidade de saúde foi inaugurada pelo Estado em novembro do ano passado e funciona 24 horas. O MP constatou que o prédio apresenta excelente estrutura física e possui equipamentos médicos novos e em bom estado.
O pronto-atendimento possui banheiros adaptados que atendem às normas de acessibilidade, além de vagas de garagem em número considerado suficiente. O serviço dispõe de ambulância e todas as salas possuem iluminação adequada. “O ambiente é inteiramente climatizado, inclusive a sala de espera, na qual os pacientes podem permanecer confortavelmente aguardando o atendimento. Todo o atendimento é informatizado e devidamente registrado. Convém, destacar que o ambiente é limpo e organizado”, destacou Ana Guarabira.
O serviço possui quatro médicos, sendo que dois deles são pediatras. A equipe também é formada por enfermeiros, assistente social, pessoal de limpeza e motorista.
Na última quarta-feira (14), a equipe do MP encontrou vários pacientes na sala de espera da UPA. Eles passaram por uma triagem que identificou os casos prioritários, de acordo com a gravidade do problema apresentado pelo paciente. “O atendimento não demora, e os pacientes ouvidos demonstraram evidente satisfação quanto ao serviço prestado”, informou a promotora.
www.blogdocelioalves.com.br
Postado por Cid Cordeiro
De acordo com a promotora Ana Guarabira Cabral, o maior problema encontrado diz respeito à sobrecarga de atendimento existente na UPA devido ao mau funcionamento das unidades do Programa Saúde da Família da região.
De cada dez atendimentos na UPA, 8 referem-se a atendimentos de atenção básica que deveriam ser resolvidos nas unidades do PSF.
Além disso, há casos de pacientes encaminhados pelo Hospital de Itapororoca à UPA de Guarabira para a realização de procedimentos simples como radiografia. “O encaminhamento deveria ocorrer da UPA para o hospital e não o contrário”, criticou a promotora.
A unidade de saúde foi inaugurada pelo Estado em novembro do ano passado e funciona 24 horas. O MP constatou que o prédio apresenta excelente estrutura física e possui equipamentos médicos novos e em bom estado.
O pronto-atendimento possui banheiros adaptados que atendem às normas de acessibilidade, além de vagas de garagem em número considerado suficiente. O serviço dispõe de ambulância e todas as salas possuem iluminação adequada. “O ambiente é inteiramente climatizado, inclusive a sala de espera, na qual os pacientes podem permanecer confortavelmente aguardando o atendimento. Todo o atendimento é informatizado e devidamente registrado. Convém, destacar que o ambiente é limpo e organizado”, destacou Ana Guarabira.
O serviço possui quatro médicos, sendo que dois deles são pediatras. A equipe também é formada por enfermeiros, assistente social, pessoal de limpeza e motorista.
Na última quarta-feira (14), a equipe do MP encontrou vários pacientes na sala de espera da UPA. Eles passaram por uma triagem que identificou os casos prioritários, de acordo com a gravidade do problema apresentado pelo paciente. “O atendimento não demora, e os pacientes ouvidos demonstraram evidente satisfação quanto ao serviço prestado”, informou a promotora.
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