sábado, 31 de março de 2012
VERISSIMO: A primeira pedra
Mas imagine que a Bíblia não tenha contado toda a história. Tudo o que realmente aconteceu naquela manhã, no Monte das Oliveiras. Na versão completa do episódio, um dos fariseus, depois de ouvir a frase de Jesus, pega uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, dizendo: "Eu estou sem pecado!"
— Pera lá — diz Jesus, segurando o seu braço. — Você é um adultero conhecido. Larga a pedra.
— Ah. Pensei que adultério só fosse pecado para as mulheres — diz o fariseu, largando a pedra.
Outro fariseu junta uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, gritando: "Nunca cometi adultério, sou puro como um cordeiro recém-nascido!"
— Falando em cordeiro — diz Jesus, segurando o seu braço também — e aquele rebanho que você foi encarregado de trazer para o templo, mas no caminho desviou dez por cento para o seu próprio rebanho?
— Nunca ficou provado nada! — protesta o fariseu.
— Mas eu sei — diz Jesus. — Larga a pedra.
Um terceiro fariseu pega uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a adultera, dizendo: "Não só não sou corrupto como sempre combati a corrupção. Fui eu que denunciei o escândalo da propina paga mensalmente a sacerdotes para apoiar a os senhores do templo."
— Mas foste tu o primeiro a receber propina — diz Jesus, segurando seu braço.
— No meu caso foi para melhor combater a corrupção!
— Larga a pedra.
Um quarto fariseu junta uma pedra do chão e prepara-se para atirá-la contra a mulher, dizendo: "Não tenho pecados, nem da carne, nem de cupidez ou ganância!"
— Ah, é? — diz Jesus, segurando o seu braço. — E aquela viúva que exploravas, tirando-lhe todo o dinheiro?
— Mas isto foi há muito tempo, e a mulher já morreu.
— Larga a pedra, vai.
E quando os fariseus se afastam, um discípulo pergunta a Jesus:
— Mestre, que lição podemos tirar deste episódio?
— Evitem a hipocrisia e o moralismo relativo — diz Jesus.
E, pensando um pouco mais adiante:
— E, se possível, a política partidária.
Publicado no Globo dia 29/03
Postado por Cid Cordeiro
Aviso de licitação para concurso da Prefeitura de Guarabira prevê modalidade ‘menor preço’
O Ministério Público tem orientado as prefeituras a realizar licitações de concursos na modalidade ‘melhor técnica e preço’ e anulado concursos que realizaram licitação na modalidade que pretende a Prefeitura de Guarabira.
A prova disso é que recentemente o Ministério Público no Rio Grande do Norte conseguiu anular dois concursos públicos naquele estado: os das Prefeituras de Extremoz e Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte por ver indícios de irregularidades na licitação, que foi a modalidade Pregão. As empresas responsáveis pelos concursos foram a Metta Concursos (com sede em Guarabira) e Acaplam (com sede em Natal), respectivamente.
A bancada de oposição na Câmara de Guarabira protocolizou documento no Ministério Público em Guarabira, nesta sexta-feira (30), subscrito por todos os vereadores, solicitando que o MP faça o acompanhamento do processo licitatório e oriente que seja feita na modalidade ‘melhor técnica e preço’.
Jota Alves
Bio Extratus é destaque na 'Feira Parque da Moda', em Campina Grande
A Karla Cosméticos, Distribuidora da Bio Extratus Cosméticos Naturais, patrocina a Feira Parque da Moda, que está acontecendo de 24 a 31 de março no Parque do Povo, em Campina Grande (PB).
No domingo (25/03), a atriz Monique Alfradique, que interpretou a polêmica Beatriz em Fina Estampa, causou alvoroço no evento ao visitar o estande da Bio Extratus. Monique é garota propaganda da marca e esteve presente no stand para divulgar os lançamentos blond e verão, e a revista Fucsia.
Sempre muito simpática com os fãs, tirou fotos, distribui autógrafos e atendeu a imprensa. O evento, que apresenta as novidades em beleza e moda na região, conta com uma estrutura de 75 m² e espera receber mais de 50 mil visitantes nos oito dias de realização.
O sucesso que a Bio Extratus tem feito na Paraiba é fruto de muita dedicação e trabalho de uma equipe motivada para vendas. O tino administrativo do casal de empresários guarabirense Ari e Karla, faz toda a diferença.
Brejo.com
Orgulho de nossa gente: Guaraves cresce e Paraíba abate 1,5 mi de aves por mês e lidera setor no NE
A média mensal de abate ficou em 1,575 milhão de aves por mês no ano passado contra 1,1 milhão do ano anterior.
O índice de crescimento da Paraíba, seis vezes maior que a média nacional (5,6%), foi seguido de perto pelo Ceará, onde o abate aumentou 35,41%. Em números absolutos, a Paraíba encerrou 2011 no terceiro lugar em abates entre os estados nordestinos, ficando atrás da Bahia (70,96 milhões) e de Pernambuco (54,81 milhões).
Para o professor do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Fernando Perazzo, que coordena o 1º Simpósio de Avicultura do Nordeste, que será encerrado hoje, a expansão da Paraíba é assegurada tanto pelo desempenho da indústria Guaraves, localizada em Guarabira, como pela melhoria do poder aquisitivo da população nordestina.
“Hoje podemos dizer que o crescimento do abate na Paraíba está diretamente atrelado ao crescimento da Guaraves, que é a única empresa de grande porte deste setor na Paraíba. Esta expansão da empresa deve estar ligada principalmente à tendência da população em optar por uma alimentação mais saudável. Além disto, o preço da carne de frango é mais atrativo do que a carne bovina e o peixe, sendo mais acessível também à população de poder aquisitivo mais baixo”, comentou.
A estimativa é que a Guaraves detenha cerca de 60% do plantel de aves do Estado. Conforme o diretor executivo da Guaraves, Veronildo Coutinho, atualmente são abatidas cerca de 80 mil aves por dia, mas até o final deste ano deve ser alcançada a marca de 100 mil aves abatidas por dia.
“Ainda neste ano deveremos chegar a 100 mil abates diários e até o final do primeiro semestre de 2013 deveremos chegar aos 120 mil abates diários”, informou Veronildo.
Jornal da Paraíba
sexta-feira, 30 de março de 2012
Radialista Jean Gomes diz no twitter que está sendo ameaçado
As ameaças, segundo o 'Ganso', estão sendo recebidas via telefone celular, oriundas de um número em módulo confidencial.
"Hoje estou muito triste, Já estou começando a acreditar que falar a verdade é colocar a vida em risco. Desde cedo eu venho recebendo várias ameaças infelizmente. Mais vamos acreditar em deus que ele td pode. As ligações são confidenciais", postou Jean.
Jota Alves
Hora do planeta: apague as luzes por um hora neste sábado
A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido em todo o mundo, pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram sua preocupação com o aquecimento global, O horário marcado para apagar as luzes é de 20h30 as 21h30, do sábado (31).
Doze capitais brasileiras – incluindo o Distrito Federal – e outras mais de 60 cidades em todo o país já aderiram ao movimento deste ano. Em todo o mundo, a Hora do Planeta conta com a participação de mais de 180 países.
O Distrito Federal participou de todas as edições da Hora do Planeta, desde que o WWF-Brasil decidiu conduzir a campanha no país – são quatro anos. “Este ano, vamos inovar e em homenagem a uma recente conquista da comunidade e do governo em ampliar o parque, protegendo o meio ambiente, o ato simbólico será realizado no Parque Olhos D’água”, disse o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Eduardo Brandão.
Uol
Léa anuncia asfalto para estrada de Cachoeira dos Guedes, em programa de rádio
Sempre levado ao ar das 11h ao meio dia, toda sexta-feira, o programa tem por objetivo divulgar as ações do mandato da deputada e colher elementos oriundos das comunidades para que possam ser levados ao parlamento estadual e transformados em requerimentos e projetos de lei.
O programa de hoje atraiu dezenas de pessoas ao conjunto Lucas Porpino. Os moradores apresentaram demandas que vão de infraestrutura básica, como calçamento, até reposição de lâmpadas. “Temos problemas diversos na nossa comunidade; aqui quando é na época do inverno fica difícil passar carro pelas ruas, há questões ligadas a habitação e muitas outras. Infelizmente não podemos contar com o apoio do poder público local, mas graças a Deus isso jê está chegando ao fim”, disse Hozana, presidente da associação de moradores.
Já o professor Peninha, que também integra a associação, lembrou que a deputada Léa sempre esteve presente nas lutas dos moradores. “Não podemos esquecer que esse conjunto foi construído pelo ex-governador Cássio Cunha Lima e dona Léa esteve reivindicando melhorias desde o começo. Precisamos também de incentivo para os jovens e acreditamos na força da comunidade unida para cada vez mais conseguirmos melhorar nossa comunidade”, disse Peninha.
Léa se comprometeu em continuar na defesa dos moradores por melhorias de condições de vida do povo. “No que depender de mim como deputada esse conjunto será bem diferente. Eu fico triste porque essa prefeita que está aí nada fez pelo Lucas Porpino, mas feliz ao mesmo tempo porque sei que falta pouco tempo, apenas oito meses, para eles deixarem a Prefeitura”, falou a deputada.
A socialista aproveitou para anunciar a conquista de uma obra importante para o distrito de Cachoeira dos Guedes. “Eu e Zenóbio nos reunimos com o governador Ricardo Coutinho por mais de duas horas e ele autorizou a construção do asfalto ligando a rodovia PB-075 até Cachoeira dos Gudes. Aquela estrada que foi calçada e inaugurada em 2002 e uma semana depois afundou”, concluiu.
Jota Alves
Prefeitura de Guarabira não paga novo piso dos professores e categoria vai se reunir para adotar posição
O pagamento veio no mesmo valor do mês de fevereiro e frustrou com as expectativas dos educadores que já tinham feitos diversos planos.
Informações davam conta da possibilidade do novo piso sair neste mês de março, porém, ao chegarem a agência do Santander, responsável pelo pagamento, os professores constataram que nada mudou nos seus salários.
Em conversa com a reportagem do Portal Independente, os educadores demonstraram revolta com o fato, pois vários municípios da região já pagam o novo piso, e Guarabira, mesmo sendo a maior cidade do brejo, fica atrasada na questão.
Indignados, os professores estão pensando na possibilidade de realizar uma paralisação para reivindicar os seus direitos. Segundo os mesmos, essa é a verdadeira face da atual gestão, ou seja, a não valorização da educação. Os professores ainda questionaram qual será a desculpa que a atual administração municipal dará para não cumprir o determinado em lei.
Portal Independente
Postado por Jota Alves
quinta-feira, 29 de março de 2012
Ampliando serviços: Hospital Regional de Guarabira cria 12 novos leitos de pediatria
O diretor geral do hospital, Manoel Edson de Andrade, explicou que antes as crianças eram atendidas no Hospital Maria da Luz, da rede privada, mas desde 2010 a unidade de saúde fechou as portas para o atendimento aos usuários do SUS. Os primeiros passos para resolver o problema foram dados com a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que disponibilizou dois leitos pediátricos, no entanto, não eram suficientes para atender a demanda.
Sensibilizado com a situação, o Governo do Estado determinou a criação dos 12 leitos pediátricos. Manoel Edson afirmou que o primeiro atendimento é feito na UPA. Se o pediatra perceber que a criança precisa de internação, ela pode permanecer na UPA até 24 horas, mas depois, se for o caso, é encaminhada para o Hospital Regional. “Se o caso não for resolvido nem na UPA e nem no Regional, o paciente será transferido para João Pessoa”, esclareceu o diretor.
Para melhorar o atendimento da população da região do Brejo Paraibano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, inaugurou no final do ano passado 35 leitos para atendimento clínico. Além disso, o hospital dispõe de seis leitos de UTI, 20 leitos para clínica cirúrgica e realiza semanalmente, sempre às sextas-feiras, seis cirurgias eletivas. O hospital realiza mensalmente 180 atendimentos obstétricos e o mesmo total de partos cesarianos e normais.
O diretor do Hospital Regional adiantou que a partir do próximo dia 9, a população do Brejo vai desfrutar de mais um serviço. Trata-se do programa do Governo Federal para a realização de cirurgias oftalmológicas. “A nossa equipe médica já está pronta para atender aos pacientes”, assegurou o diretor.
Assessoria
Poesia Matemática
do livro matemático
um Quociente apaixonou-se
um dia
doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base
uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez de sua uma vida
paralela à dela
até que se encontraram
no infinito.
"Quem és tu?", indagou ele
em ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
(o que em aritmética corresponde
a almas irmãs)
primos entre si.
E assim se amaram
ao quadrado da velocidade da luz
numa sexta potenciação
traçando
ao sabor do momento
e da paixão
retas, curvas, círculos e linhas sinoidais
nos jardins da quarta dimensão.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclidiana
e os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E enfim resolveram se casar
constituir um lar,
mais que um lar,
um perpendicular.
Convidaram para padrinhos
o Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
sonhando com uma felicidade
integral e diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
muito engraçadinhos.
E foram felizes
até aquele dia
em que tudo vira afinal
monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
freqüentador de círculos concêntricos,
viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
uma grandeza absoluta
e reduziu-a a um denominador comum.
Ele, Quociente, percebeu
que com ela não formava mais um todo,
uma unidade.
Era o triângulo,
tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era uma fração,
a mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
e tudo que era espúrio passou a ser
moralidade
como aliás em qualquer
sociedade.
Millôr Fernandes
Texto extraído do livro "Tempo e Contratempo", Edições O Cruzeiro - Rio de Janeiro, 1954, pág. sem número, publicado com o pseudônimo de Vão Gogo.
Solidariedade: Constelação FM faz campanha para família carente de Guarabira
Através do repórter Zé Roberto, que ficou sensibilizado com a situação da família, colocamos os apelos no ar e em poucos minutos começaram a surgir as ligações e visitas das pessoas ao bairro para fazer as doações de comida e dinheiro.
Relatos dos integrantes da família eram de que nenhum havia tomado café da manhã, almoçado e até aquela hora, 17h, não tinham nada para se alimentar. O que restava era uma garrafa de água, escondida num canto da geladeira velha.
Em apenas meia hora foram arrecadados donativos suficientes para alimentar a todos durante mais de dois meses e ainda se conseguiu dinheiro para pagar dois meses de aluguel, que estavam atrasados, e sobrar algo mais para comprar o leite da criança.
Jota Alves
No rádio: Léa vai ao conjunto Lucas Porpino nesta sexta discutir com moradores problemas da comunidade
Léa visitará bairros de Guarabira e localidades rurais ouvindo os reclames e prestando contas de seu mandato na Assembléia Legislativa da Paraíba. A primeira localidade a receber a deputada será o conjunto Lucas Porpino, uma das mais necessitadas comunidades.
Segundo a produção do programa os moradores poderão se dirigir até o local onde será apresentado o programa para relatar os problemas do bairro. A falta de assistência da gestão municipal em infraestrutura como calçamento e reposição de iluminação pública são queixas recorrentes da população do Lucas Porpino.
Jota Alves
quarta-feira, 28 de março de 2012
Campanha da PBGás mostra os benefícios do gás natural
Para o diretor-presidente da Companhia, Zenóbio Toscano, trata-se de uma campanha voltada para a informação da responsabilidade social da empresa, onde não se pretende um resultado imediato em termos econômicos, mas uma forma de dizer à sociedade o que faz uma companhia que distribui o gás natural.
Nos últimos meses, segundo ele, a PBGÁS tem registrado importantes conquistas em seus segmentos comercial e residencial. “Agregamos clientes emblemáticos como o Hotel Tambaú, a fábrica de cimento CIMPOR, o Centro de Turismo e Lazer do Sesc; ligamos o primeiro edifício no bairro de Miramar e já estamos atingindo a marca de 3 mil residências utilizando gás natural. Então entendemos que são fatos representativos, que servem de parâmetro para a população entender a importância da companhia na sociedade paraibana”.
Além de Zenóbio, os diretores David Mouta e Germano Sampaio de Lucena são unânimes em afirmar que uma das missões da PBGÁS é chegar junto à sociedade, e não apenas ao cliente. David Mouta, diretor de Administração e Finanças, define a campanha como uma maneira de mostrar as ações e serviços para um alcance de metas, com agilidade e conquista de novos usuários e participação social.
“As conquistas que estamos tendo estão bem repercutidas, mas o grosso da população ainda não entende como são os serviços de uma empresa que distribui gás natural. Na medida em que iniciamos uma campanha como esta, estamos informando que o gás natural é uma energia que está chegando com força na Paraíba, e que já é uma tendência para o futuro bem próximo”, disse David.
Na justificativa de Germano Sampaio de Lucena, diretor técnico comercial da PBGÁS, é importante a empresa informar, comunicar e comemorar por cada ação e cada cliente conquistado. “Entendemos que essa campanha irá despertar a população para as vantagens do gás natural. Além do mais, trata do nosso reconhecimento a uma clientela que possui representatividade, serviços prestados e importante participação econômica no Estado da Paraíba”, definiu.
O primeiro homenageado é o Hotel da Tambaú. Ele entra como tema na primeira mensagem por se tratar de um cliente recente, mas que possui importância histórica para a Paraíba. A campanha deverá prosseguir até novembro com 7 temas no total, sendo um a cada 45 dias.
Ascom
Marcelo Bandeira trata de poços artesianos, girador da Guaraves e estrada de Cachoeira dos Guedes, em audiência com Rômulo
O parlamentar foi encaminhar pleitos de Guarabira, demandas geradas principalmente da zona rural, a partir de sua atuação na Câmara. É luta de Marcelo a perfuração de dez poços artesianos em comunidades que tem problemas de abastecimentos em períodos de estiagens para garantir a segurança hídrica e incrementar a atividade produtiva dessas comunidades.
O governador Rômulo Gouveia recebeu em mãos solicitação de perfuração de poções em Contendas, São José do Miranda, Cajá/Duas Estradas, Contento/28, Lagoa de Pedra, Torrões/Lagoa de Serra, Tananduba, Caboclo, Carrasco e Quati/Mata Limpa.
Todos os encaminhamentos foram acompanhados de abaixo assinado colhido pelos moradores, através das respectivas associações de moradores. A expectativa é que 350 famílias sejam beneficiadas.
Outros pleitos
Bandeira ainda pediu atenção especial do governador para a possibilidade da construção da estrada ligando a Rodovia PB/073 ao distrito de Cachoeira dos Guedes e o andamento da obra do girador em frente ao abatedouro da Guaraves, às margens da estrada de acesso a cidade de Araçagi.
Marcelo encerrou a agenda com um almoço ao lado do governador, no Palácio da Redenção, e saiu satisfeito da audiência. “Sabemos da sensibilidade de Rômulo com as necessidades de Guarabira e recebemos a garantia do governador de que nossos encaminhamentos serão tratados com atenção especial”, disse o vereador.
Assessoria
A arte ainda mais pobre: morre o escritor Millôr Fernandes
De acordo com a família, o velório está marcado para esta quinta-feira (29), das 10h às 15h, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Em seguida, o corpo será cremado numa cerimônia só para a família.
Em 2011, o escritor chegou a ser internado duas vezes na Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul. Na época, a assessoria do hospital não detalhou o motivo da internação a pedido da família.
Nascido no bairro do Méier, Millôr sempre fez piada em relação ao seu registro de nascimento. Costumava brincar que percebeu somente aos 17 anos que o seu nome havia sido escrito errado na certidão: onde deveria estar Milton, leu “Millôr” (o corte da letra “t” confundia-se com um acento circunflexo, e o “n” com um “r”). Seja como for, gostou do novo nome e o adotaria a partir de então. “Milton nunca foi uma boa escolha”, comentaria anos mais tarde, durante uma entrevista. A data de nascimento também não estaria correta: em vez de 27 de maio de 1924, ele teria nascido em 16 de agosto do ano anterior.
Desenhista, tradutor, jornalista, roteirista de cinema e dramaturgo, Millôr foi um raro artista que obteve grande sucesso, de crítica e público, em todas as áreas em que se atreveu trabalhar. Ele, que se autodefinia um “escritor sem estilo”, começou no jornalismo em 1938, aos 15 anos, como contínuo e repaginador de “O Cruzeiro”, então uma pequena revista. Ele retornou à publicação em 1943 ao lado de Frederico Chateaubriand e a tornou um sucesso comercial. Lá, criou a famosa coluna “Pif-Paf”, que também teria desenhos seus.
O início dos anos 50 seria importante na vida do autor, tanto pessoal quanto profissionalmente. Na companhia do também escritor Fernando Sabino, fez uma viagem de carro pelo Brasil, com duração de 45 dias. Em 1952, seria a vez da Europa, por onde permaneceria quatro meses. Um ano depois, veria a estreia de sua primeira peça de teatro, "Uma mulher em três atos", no Teatro Brasileiro de Comédia, em São Paulo.
Roteirista
Como roteirista, escreveu mais de uma dezena de textos, dentre eles o longa “Terra estrangeira”, e “Memórias de um sargento de milícias”, adaptação da obra de José Manuel de Macedo produzida pela Rede Globo de Televisão. Também roterizou espetáculos musicais, como o musical “Liberdade liberdade”, escrito em parceria com Flávio Rangel, e “Do fundo do azul do mundo”, ao lado de Elizeth Cardoso e do Zimbo Trio.
Recebeu uma homenagem durante o carnaval carioca de 1983, quando foi samba-enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Sossego, de Niterói (RJ). Millôr, inclusive, compareceu ao desfile.
Dentre os veículos de imprensa, colaborou ainda com artigos e crônicas nos jornais “O Correio Brasiliense”, “Jornal do Brasil”, “O Estado de São Paulo”, “O Diário Popular”, “Correio da Manhã”, “O Dia”, “Folha da Manhã” e “Diário da Noite”. Para internet, criou o site “Millôr Online”, sobre o qual diria posteriormente: “Se eu soubesse o que atrai tanta gente, nunca mais faria de novo”.
E, como bom roteirista, ainda escreveria sobre a própria vida: "Meu destino não passa pelo poder, pela religião, por qualquer dessas entidades idiotas. Meu script é original, fui eu quem fez. Por isso não morro no fim".
Seu perfil no Twitter já contava com mais de 285 mil seguidores.
G1
Fernando Henrique Cardoso visita o ex-presidente Lula no hospital Sírio-Libanês
Lula estava no hospital para fazer uma sessão de fonoaudiologia e, após o encontro, retornou a sua residência em São Bernardo do Campo. Fernando Henrique entrou no local por uma porta lateral evitando os jornalistas.
G1
João Gonçalves confirma que Ruy Carneiro será novo presidente do PSDB da Paraíba
- o senador Cássio Cunha Lima sempre foi um bom conciliador e político e em entendimento com a cúpula do partido e com o senador Cícero ficou decidido que nem ele assumiria nem Cícero e que viria uma terceira pessoa. Então, optou-se pelo nome de Ruy Carneiro para presidente estadual. Ele vai assumir a provisória e em seguida marcará a convenção estadual para o PSDB. Agora o que tem importância é o entendimento e a conciliação. Deveremos fazer uma grande festa no PSDB estadual.
João negou que seu partido esteja “rachado”, mas admitiu que há divergências internas em relação às eleições de outubro, nas quais Cícero Lucena disputará a prefeitura da capital paraibana:
- Não tem racha, mas sim discordância dentro do PSDB. O debate foi em torno do PSDB estadual, não houve ainda uma discussão mais profunda com relação à disputa municipal.
Parlamentopb
terça-feira, 27 de março de 2012
Líder do PT quer cabeça de Aguinaldo Ribeiro: 'Se for cumprir a regra, ministro tem de sair'
"Nunca pedi demissão de ministro. Quem decide é a presidenta Dilma Rousseff. Agora se for cumprir a regra adotada com o Mário (Negromonte), o ministro atual tem de cair. Isso deveria ser levado em consideração pela própria bancada do PP, que trabalhou pela saída do Mário", disse Walter Pinheiro ao iG.
Em reportagem no programa "Fantástico" deste domingo, a TV Globo mostrou o envolvimento de Aguinaldo Ribeiro num suposto esquema de corrupção feito por uma empresa responsável pela instalação de sistema de internet grátis na orla de João Pessoa (PB).
Ribeiro foi secretário municipal de Ciência e Tecnologia. Em vídeo, ele aparece anunciando o lançamento do sistema de internet grátis. Segundo a reportagem do "Fantástico", Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou movimentações financeiras atípicas nas contas de Ribeiro.
O líder do PT no Senado afirmou que, enquanto esteve nas Cidades, Mário Negromonte sofreu denúncias injustas. "Foi uma artilharia. Ele ficava 22 horas por dia só se defendendo das denúncias. O que tinha de concreto? Qual gravação, qual vídeo?", questionou Pinheiro.
O PP e o PT são aliados na Bahia, Estado de origem de Pinheiro e Negromonte. Em entrevista à rádio Rede Tudo FM 102.5, ele foi ainda mais duro na cobrança de uma decisão sobre o caso envolvendo o atual ministro das Cidades.
"Não estou pedindo a demissão dele, até porque quem demite é quem nomeia, mas essa situação coloca a presidenta em um patamar de ter que cumprir literalmente o que fez antes. Ou seja, se for cumprir a regra, Aguinaldo terá que tocar com a banda dele em outro terreiro”, disse.
Portal IG
Senador Demóstenes pede afastamento da liderança do Democratas no Senado
Se denúncia for comprovada, partido vai 'se mover', afirmou Agripino
Em carta ao presidente do Democratas, senador Agripino Maia (RN), o senador Demóstenes Torres (GO) pediu nesta terça (27) afastamento da liderança do partido no Senado.
Demóstenes retornou nesta terça ao Senado, depois de, na última sexta, o jornal "O Globo" ter relatado ligações dele com o empresário do ramo de jogos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, preso em fevereiro por suposto envolvimento com jogo do bicho e máquinas caça-níqueis.
"A fim de que eu possa acompanhar a evolução dos fatos noticiados nos últimos dias, comunico a Vossa Excelência o meu afastamento da liderança do Democratas no Senado Federal", afirmou Demóstenes Torres no texto da carta.
Postado por Cid Cordeiro
Beto Meireles provoca Ministério Público para acompanhar concurso da Prefeitura de Guarabira
Segundo o parlamentar, tais providências estão sendo tomadas para garantir que todos os candidatos tenham igualdades de condições e de possibilidades de sucesso no concurso, afastando a mácula do apadrinhamento político e do favorecimento de alguns privilegiados, para que assim, o sucesso da aprovação possa ser dirigido àqueles que por seus méritos próprios tiverem o melhor desempenho.
Diante de tal preocupação, a bancada de oposição apresentou emenda (que não foi aprovada) ao Projeto de Lei do Poder Executivo que tramitava na Câmara sugerindo que a licitação adotada para a realização do concurso fosse do tipo “técnica e preço”, que trata tão somente de um mecanismo legal destinado a garantir que a futura empresa que será vencedora da licitação seja escolhida não exclusivamente pelo critério de menor preço, tendo que comprovar idoneidade e qualificação técnica que atestem a lisura de seus procedimentos.
De acordo com o parlamentar, “se permitirmos que a referida licitação ocorra apenas pelo critério de menor preço, correremos sérios riscos de ver como vencedora empresa com pouca experiência profissional, sem atestados de qualidade emitidos por instituições públicas oficiais e demasiadamente vulneráveis as pressões políticas, comprometendo toda lisura do processo”, disse.
Assessoria
Inscrições para o Forró Fest 2012 já estão abertas; eliminitária de Guarabira será dia 12 de maio
A 24ª edição do festival, que presta uma homenagem aos 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga, inscreve os interessados até o dia 11 de abril. Para participar, basta imprimir a ficha de inscrição encontrada no site do evento (www.forrofestparaiba.com.br) e entregá-la na sede da TV Cabo Branco, em João Pessoa; na TV Paraíba, em Campina Grande ou em Patos; na Secretaria de Cultura de Guarabira; na Secretaria de Turismo de Sousa; ou no Memorial Jackson do Pandeiro, em Alagoa Grande.
Além da ficha, o candidato deve entregar a letra da música registrada em cartório e digitada em cinco folhas de papel ofício, acompanhada de um CD ou DVD contendo a linha melódica.
Também devem ser apresentados um comprovante de residência, CPF e RG. No caso de composição em parceria, a inscrição só é efetuada com a presença de todos os parceiros ou mediante procuração registrada em cartório.
Em cada uma das quatro eliminatórias que serão realizadas em maio - Conde (5/5), Guarabira (12/5), Alagoa Grande (19/5) e Sousa (26/5) -, uma comissão julgadora escolherá três obras que concorrerão na grande final, totalizando 12 canções.
O encerramento do festival está marcado para o dia 2 de junho, em Campina Grande, ocasião em que serão conhecidos os três vencedores da edição deste ano. Os prêmios serão: uma Honda XRE 300 para o 1º colocado, uma Honda CB 300 para o 2º e uma Honda Bros 150 ESD para o 3º lugar, além de R$ 3.000,00 para o melhor intérprete.
G1 Paraiba
segunda-feira, 26 de março de 2012
“Vivemos um retrocesso intelectual muito grande em Guarabira”, diz ex-secretário da educação
O tema das críticas não seria diferente. Foi educação.
Ele relembrou quando a cidade de Guarabira foi apresentada e conheceu o que era educação pública. Faz 30 anos. Foi no governo do ex-prefeito e engenheiro Zenóbio. Foi nesta época que o povo conheceu o que era escola pública. O município ganhou escolas na zona urbana e nas comunidades rurais.
Esse crescimento ainda foi maior na gestão da ex-prefeita Léa Toscano, segundo professor Everaldo.
O vice-presidente dos Democratas pautou seu pronunciamento num misto de alegria e saudade, tristeza e esperança com o futuro da educação escolar guarabirense.
Ele quase que hipnotizou a plateia quando afirmou: “Vivemos um retrocesso intelectual muito grande em Guarabira, infelizmente, os pais ainda não perceberam o prejuízo na aprendizagem dos alunos”.
O professor falou mais: “Há um descaso no cumprimento da lei na hora de nomear um diretor de escola. O único critério é votar na prefeita ou nos seus candidatos”.
Segundo ele, isso traz uma leva de diretores incompetentes, que não atendem às propostas das escolas, gerando resultados terríveis com “maquiagens” nas avaliações, causando um prejuízo intelectual muito difícil de ser recuperado em médio prazo.
Ele exemplificou com a falta de tecnologia nas escolas. “Vivemos na era tecnológica, onde a presença do computador e internet nas escolas são indispensáveis”.
Segundo Everaldo chegou a ser lançado um desafio: que todo aluno concluinte da 8ª série não sairia sem seu diploma de informática.
Ele acredita ser um grande pecado do governo deixar laboratórios de informática e biblioteca virtual fechados com computadores sem o uso por parte dos alunos.
A escola Edvardo Toscano recebeu um laboratório com 10 computadores através do PROINFO, mas estão trancados, impossibilitando o acesso dos alunos à tecnologia.
E encerrou assim: “ o próximo prefeito terá que formar professores e atualizar nossos alunos. Só temos giz e apagador. Onde tem pincel é o professor que compra”.
Cid Cordeiro
Beto de Fausto participa de aniversário do prefeito Júnior Mendes, de Pilõezinhos
O prefeito de Pilõezinhos, Júnior Mendes, comemorou seu aniversário no último sábado e dezenas de convidados foram prestigiar a festa, que ocorreu no sítio da vice-prefeita Neide de Zé Pequeno.
Acompanhado da esposa, Franciana Santos, e das filhas, o prefeito estava feliz com o carinho recebido pelos amigos.
A presença do ex-prefeito Beto de Fausto, presidente do PMDB do município, foi para muitos uma surpresa.
(Fotos: Pilõezinhosnoticia)
Jota Alves
MP intensifica fiscalização nas prefeituras que adotarem pregão na escolha da organizadora
O Ministério Público em todo o país está intensificando cada vez mais a fiscalização e punindo as prefeituras e câmaras que burlam a lei para contratação de empresas que organizam os certames de forma irregular.
Segundo a Promotora de Justiça Rita Tourinho, Coordenadora do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa, mestre em Direito Público pela UFPE e professora de Direito Administrativo, as licitações melhor técnica e técnica e preço, estabelecidas nos incisos II e III, do parágrafo 1°, do art. 45, da Lei de Licitações, foram reservadas para situações especiais. O art. 46, da lei de Licitações e Contratos Administrativos, determina que tais tipos de licitação serão utilizados “exclusivamente para serviços de natureza predominantemente intelectual”, como é o caso do concurso público. Já o Promotor de Justiça Fernando Santos conseguiu com facilidade anular na justiça o concurso público unificado da Associação Piauiense de Municípios (APPM) que atenderia a mais de 40 prefeituras, depois de provar com base jurídica a inconstitucionalidade da forma de contratação que foi a modalidade pregão.
“As empresas foram contratadas irregularmente pela APPM porque a modalidade de licitação utilizada para contratação foi a menor preço (pregão), enquanto a mais correta para contratação de serviço técnico especializado, segundo a Constituição Federal, é a modalidade “melhor técnica e menor preço””, acrescenta o Promotor. Para o Promotor Santos, a decisão da justiça é acertada, uma vez que a escolha da modalidade pregão, tipo menor preço, para contratação de serviços especializados, a exemplo da organização e elaboração de provas de um concurso público, é inconstitucional.
A prova disso é que recentemente o Ministério Público no Rio Grande do Norte conseguiu anular dois concursos públicos naquele estado: os das Prefeituras de Extremoz e Ceará Mirim, no Rio Grande do Norte por ver indícios de irregularidades na licitação, que foi a modalidade Pregão. As empresas responsáveis pelos concursos foram a Metta Concursos (com sede em Guarabira) e Acaplam (com sede em Natal), respectivamente. Ambas empresas foram citadas em depoimento de um empresário de uma outra empresa de concurso público que foi pego em flagrante fraudando licitações. Segundo o empresário Antônio Laurentino, dono das empresas CONCSEL e SOLUÇÕES e preso na “Operação QI”, em seu depoimento, havia confirmado as fraudes nos concursos públicos e disse que no escritório da CONCSEL eram guardados papeis timbrados das empresas Metta e Acaplam para serem usados em licitações, conforme autorização de seus respectivos proprietários.
Diante destas fraudes, o Ministério Público vem cada vez mais intensificando a fiscalização nas prefeituras que adotarem pregão na escolha da organizadora.
Notíciapb