domingo, 4 de dezembro de 2011

Governo de RC tem 51,45% de aprovação

Mais da metade dos eleitores paraibanos, 51,45%, aprovam a administração de Ricardo Coutinho no Governo do Estado, enquanto 33,75% desaprovam sua administração.
Os outros 14,8% disseram não ter opinião formada a respeito. A maior aprovação do governador está entre os jovens, onde alcança índice de 55,6%, considerando os entrevistados com até 24 anos.
Na pesquisa que abrange apenas a cidade de João Pessoa, o percentual é ainda maior: 60,7% dos entrevistados que estão nessa faixa etária aprovam o governo de Ricardo.
Os números são da última pesquisa quantitativa realizada pela Consult, contratada pelo jornal Correio da Paraíba.

Ela abrange toda a área geográfica do Estado, representada por 69 municípios distribuídos em sete regionais: João Pessoa, Grande João Pessoa, Mata Paraibana, Campina Grande, Agreste Paraibano, Borborema e Sertão Paraibano. Foram realizadas duas mil entrevistas com pessoas de ambos os sexos, em diversas faixas de idade, níveis variados de renda familiar e escolaridade.
A escolha dos participantes considerou o perfil eleitoral apontado pelo TRE-PB – Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, a cobertura geográfica da amostra e a técnica de coletada de dados de sorteios múltiplos aleatórios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais.

Mulheres fazem melhor avaliação
A pesquisa indica que o governo é melhor avaliado pelo sexo feminino, com a aprovação de 53,7% das entrevistadas. Entre os homens, este índice é de 48,9%. Ainda considerando o sexo, 15,4% das mulheres não têm opinião formada sobre a administração do governador, número semelhante entre os homens - 14,1%. Apenas entre os entrevistados de 25 a 34 anos, a aprovação é menor que nas demais faixas etárias pesquisadas, que mantêm mais de 50% de aprovação.
Considerando o nível de escolaridade, são os analfabetos (66,1%) e os que possuem ensino superior (55,8%) que mais aprovam o governo Ricardo Coutinho, ao passo que o índice menor está entre os que possuem apenas o ensino médio (49,7).
A pesquisa constatou ainda que os entrevistados que possuem renda familiar acima de R$ 2.180,00 são os que mais aprovam a administração (66,7%). Entretanto, o índice dos que ganham até um salário mínimo também é positivo para o governo, atingindo 51% dos entrevistados.

Otimismo com futuro
Dados da pesquisa apontam que os paraibanos estão otimistas com o futuro do Governo do Estado. Ao serem questionados sobre a expectativa em relação à administração estadual daqui a um ano, 55,45% dos entrevistados acreditam que a situação vai melhorar.

Jornal Correio

2 comentários:

  1. Com todas as medidas impopulares do primeiro ano, nosso Governador ainda tem uma boa avaliação. Quando digo que será do mesmo modo de João Pessoa, alguns não agreditam. Não tenho dúvidas, reeleição nos mesmos patamares de nossa capital.

    Lucas Porpino - Guarabira PB.

    ResponderExcluir
  2. A paraíba não se resume a JP votei em RC não voto mas Pois usou de mentiras e ma fé para conseguir votos em minha cidade Baraúna

    ResponderExcluir