sábado, 17 de dezembro de 2011

A cultura tem um dia de muita tristeza


Morre Joãosinho Trinta, o maior carnavalesco do Brasil


O carnavalesco João Clemente Jorge Trinta, conhecido como Joãosinho Trinta, de 78 anos, morreu às 9h55m da manhã deste sábado. Ele estava internado em estado grave e respirava com ajuda de aparelhos no Hospital UDI, em São Luís, no Maranhão. O hospital informou que as causas da morte foram choque séptico secundário, pneumonia e infecção urinária.

"Joãosinho Trinta era um grande personagem do Carnaval brasileiro, em especial, do Carnaval carioca. Artista visionário, encantava e surpreendia a todos com as suas criações, os seus enredos, o modo como contava uma estória na Marques de Sapucaí. Ele será sempre lembrado por sua arte popular. E a sua frase "Pobre gosta de luxo; quem gosta de miséria é intelectual" deve ser estudada nos cursos universitários para que a elite entenda a sua profundidade", afirmou, em nota, o governador.

Morre no Rio de Janeiro o ator e diretor Sérgio Britto

Aos 88 anos, morreu na manhã deste sábado no Hospital Copa D'Or, no Rio, o ator e diretor Sérgio Britto. Um dos maiores ícones do teatro brasileiro, ele estava internado há cerca de um mês, por conta de problemas cardiorrespiratórios. O corpo de Sérgio Britto deverá ser velado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
O governador do Rio, Sérgio Cabral, divulgou uma nota na manhã deste sábado lamentando a morte de Sérgio Britto:
"Morre um dos maiores atores da história da dramaturgia brasileira. Culto, elegante, sarcástico, explorou todos os canais de comunicação para a sua arte. Entretanto, no teatro foi o maior. Decretarei luto por 3 dias à memória desse grande brasileiro".

Morre a cantora caboverdiana Cesária Évora, aos 70 anos

Cesária Évora morreu neste sábado, aos 70 anos, em Cabo Verde, seu país natal, vítima de insuficiência respiratória e pressão arterial elevada. Apelidada de "diva dos pés descalços", a cantora encerrou sua carreira no último dia 23 de setembro depois de cancelar uma série de shows devido a fragilidade de seu estado de saúde.

Fonte: O Globo
Postado por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário