domingo, 27 de novembro de 2011

Agassiz Almeida e Francisco Julião são homenageados pela Câmara de Guarabira






“Uma verdadeira aula, um momento histórico” foi assim que o vereador Beto Meireles definiu a sessão especial em homenagem ao deputado constituinte de 1988, Agassiz Amorim de Almeida, e ao ex-deputado federal e escritor Francisco Julião Arruda de Paula (in memorian), personagens que se destacaram na luta pela reforma agrária no país, sobretudo como organizadores das Ligas Camponesas no Nordeste.

Com o Golpe Militar de 1964, ambos foram presos e tiveram os seus direitos políticos suspenso e a perda dos seus mandatos de deputado. A sessão faz parte do projeto nacional Memória e História, e é um reflexo da criação da Comissão Nacional da Verdade pelo governo federal.

Diversas personalidade e autoridades se fizeram presentes à solenidade, a exemplo do juiz de direito Antônio Amaral, o diretor do Campus III da UEPB, Belarmino Mariano, Laura Aquino, filha de Osmar de Aquino. Representado o governador Ricardo Coutinho, o secretário de Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo de Araújo, além de alunos do curso de Direito da UEPB de Guarabira.

Representando o pai Francisco Julião, Anacleto Julião recebeu das mãos do vereador Beto Meireles uma moção de aplauso em reconhecimento aos serviços prestados e a luta em defesa do homem do campo. Em suas palavras, Anacleto ressaltou que seu pai foi um dos primeiros a fundar uma liga camponesa na América Latina, mais precisamente no Engenho Galiléia, na cidade de Vitória de Santo Antão, Pernanbuco.

Outras personalidades que fizeram parte da mesa tiveram a oportunidade de se pronunciarem, porém, a grande maioria decidiu deixar mais espaço ao próprio homenageado da noite, o ex-deputado Agassiz Almeida, que foi contemplado com a Comenda Dom Marcelo Pinto Cavalheira pela Câmara Municipal, através do vereador Beto Meireles. Este afirmou está idealizando criar a “Medalha Agassiz de Almeida” na Casa Osório de Aquino como forma de homenagear àqueles que lutam pelos direitos humanos no município.

Em seu pronunciamento, Agassiz disse já ter recebido diversas homenagens, mas nenhuma como a que estava recebendo, devido a estar tocado por reviver o seu passado de forma tão vívida. O ex-parlamentar também relatou sua convivência com Francisco Julião durante o período da ditadura no país, e aproveitou para cobrar ao governador a instalação definitiva do Memorial das Ligas Camponesas em Sapé.

Rememorando sua história, Agassiz também falou a respeito do guarabirense Osmar de Aquino e dos ensinamentos adquiridos com o mesmo. E parabenizou a cidade pelo seu aniversário de emancipação política, afirmando que Guarabira é um berço da pluralidade de idéias, e que isto contribui para a consciência dialética, a possibilidade do contraditório

Oshomenageados foram de enorme importância no que diz respeito a incutir na mente dos camponeses a concepção de não se deixarem dominar pelo sistema. Agassiz Almeida, inclusive, comparou a libertação camponesa à outra ocorrida cerca de 70 anos antes, a abolição da escravatura.

Portal Independente

Um comentário:

  1. Foi um momento muito emocionante de fortalecimento da história e da vida da paraíba!
    Parabéns Guarabira!

    Alexandre Eduardo de Araujo

    ResponderExcluir