terça-feira, 29 de novembro de 2011

Mari: ação de Saúde irá lembrar dia de luta contra a AIDS e combate ao câncer



A Prefeitura de Mari, através da sua Secretaria de Saúde, estará promovendo um dia de ação de saúde, voltado para o combate do câncer de boca e prevenção ao vírus do HIV.

A ação será realizada na próxima quarta-feira (30), a partir das 8h, em frente ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), localizado no centro da cidade com o objetivo de lembrar o Dia Nacional de combate ao câncer (27/11) e o Dia mundial de Luta contra a AIDS (01/12).

Durante a ação, a Secretaria de Saúde do Município estará oferecendo serviços de aferição de pressão, testes rápidos para diagnóstico do HIV, sorologia para hepatite e sífilis, além de distribuição de preservativos e palestras sobre prevenção das doênças sexualmente transmissíveis.

Pessoas fumantes ou que possuam algum tipo de ferimento nos lábios ou na boca, que possam ser confundidas com aftas, poderão passar por uma avaliação com um médico dentista, com o objetivo de prevenir o surgimento do câncer bucal. Os agricultores também fazem parte do público alvo da secretaria de saúde, em virtude da exposição dos mesmo ao sol.

De acordo com a secretária de saúde, Emanuelle Chaves, nos últimos anos, os tumores malignos, como também é chamado o câncer, foram responsáveis por 12% das mortes no mundo, os trabalhos preventivos têm como objetivo conscientizar as pessoas na luta contra o câncer. “ Podemos citar alguns tipos da doença, como de colo de útero, próstata, testículos, língua, boca, pele, dentre outros, que poderiam ser diagnosticados facilmente em consultas feitas regularmente”, disse Emanuelle.

Em relação ao HIV, a Secretaria de Saúde informou que o objetivo é ampliar o acesso da população ao diagnóstico da infecção pelo vírus HIV, fundamental para o controle da AIDS, através do teste rápido, que leva apenas alguns minutos até o resultado. “A mobilização é importante para, além de diagnosticar precocemente a contaminação pelo HIV, prevenir novas contaminações”, informou.

Manuel Batista/Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário