sábado, 26 de novembro de 2011

Guarabira, 124 anos de glórias


A cidade de Guarabira comemora neste sábado (26), 124 anos de emancipação política. Localizada fora do eixo da BR 230 a cidade conseguiu se desenvolver economicamente ao longo da história graça a sua vocação para o comércio varejista. Rica em cultura, sendo durante décadas berço da literatura de cordel, e reconhecida no campo político. Aqui nasceu Osmar de Araújo Aquino, um dos maiores tribunos do Brasil.

Aos 124 anos, Guarabira amadurece e tem potencial para crescer ainda mais, sobretudo como pólo educacional. É orgulho da terra recente notícia de que o curso de Direito do campus da UEPB de Guarabira está entre os melhores do país. Guarabira que reconheceu a mulher como capaz de governar seus destinos. Há 15 anos a cidade é administrada por uma mulher. Léa Toscano governou o município por oito anos e Fátima Paulino está encerrando o penúltimo ano dos seus dois mandatos consecutivos.

Cidade abençoada por Deus, sob a interseção de Frei Damião de Bonzano, que do alto da Serra da Jurema contempla “o berço das garças azuis”.

O que a cidade será daqui por diante depende de seus gestores e da politização de seu povo. É somente a sapiência de seu povo é capaz de colocar os destinos da cidade nas mãos de alguém com plenas capacidades de gerir com denodo e altivez a Grand Capital do Brejo.

Jota Alves

3 comentários:

  1. Tenho um título bom pra o aniversário da cidade (Guarabira: Uma cidade FAVELIZADA)… Quem é de fora que chega atualmente em Guarabira, depara-se com uma cidade acabada, suja, feia, IMUNDA! A grande verdade é que Guarabira REGREDIU 8 anos no tempo! principalmente em relação as cidades do mesmo porte que ela (Patos, Sousa e Cajazeiras).. Basta ir nessas pujantes cidades do sertão e ver o grau de evolução das mesmas, são cidades linda, bem cuidadas, crescendo a todo vapor… já Guarabira.. essa FAVELA.. e ainda existem algum IMBECIL que vem defender essa prefeita IMCOPETENTE!… talvez por comer no mesmo “cocho” dela…

    ResponderExcluir
  2. Saudades de minha terra. Mesmo longe, em São Paulo a negócios, não parei de pensar em Guarabira. Lembro da minha infância, das boiadas de Pacheco, dos elefantes da estação ao circo, das feiras da D. Pedro II e meu querido Externato João XXIII. De hoje nada a comemorar. Pena, perdermos o fio da modernidade Cultural e Econômica. Vamos ter que trabalhar em dobro e voltarmos a ter orgulho da terra querida.

    Lucas Porpino - São Paulo 27/11/2011.

    ResponderExcluir
  3. Nós não estamos há 15 anos sendo governados por uma mulher, e sim por mulheres, a legislação brasileira não permite que alguém passe 15 anos no poder, seria interessante mudar a construção do texto!

    ResponderExcluir