segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Saúde da 2ª Regional discute plano sobre a Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal 2011


A 2ª Regional de Saúde da Paraíba realizou na última quinta-feira (3/11) uma reunião com os profissionais de saúde dos vinte e cinco municípios que abrangem a Gerência para debater acerca da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.
O planejamento contou com a presença do coordenador do núcleo de zoonoses das SES, Dr. Assis Azevedo, que repassou para os presentes acerca das novas metodologias de trabalho na Campanha, que terá seu Dia ‘D’ no próximo sábado, 26 de novembro.
Baseado em informes técnicos, a Raiva é uma zoonose caracterizada clinicamente por uma encefalomielite aguda fatal, que atinge os animais mamíferos, inclusive o homem. A enfermidade é causada por um RNA vírus de ação neurotrópica, pertencente ao gênero Lissavirus, da Rhabdoviridadae.
A transmissão da raiva ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectadopenetra no organismo, através da pele ou mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura.
No Brasil, no período de 1994 a 2003, vem ocorrendo uma média superior a 20 casos humanos ao ano, sendo ainda o cão o maior transmissor, seguido por animais como morcego, gato, saguis (mico) e outros. No país uma média de 400.000 pessoas ao ano buscam atendimento nas unidades de saúde do SUS, com queixa de agressão por animais.




Já o organizador do evento, o apoiador em saúde da gerência, Dr. Edivan Bezerra de Morais, coordenador regional de zoonoses – agradeceu a presença maciça dos profissionais que atenderam a solicitação 2GRS – foram coordenadores de vigilância ambiental, coordenadores de campanha, setor de imunização, atenção básica, médicos veterinários de todos os municípios, além dos apoiadores matriciais da própria gerência. O Dia 'D' acontece no próximo sábado, 26.


Postado por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário