segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ao vivo no Jornal Hoje: Globo estuda tomar medidas legais contra agressor de Monalisa Perrone


A TV Globo estuda tomar medidas legais contra o grupo que empurrou a jornalista Monalisa Perrone durante reportagem em frente ao hospital Sírio-Libanês. "Trata-se de pessoas cujo propósito é aparecer. Não é a primeira vez. Como houve agressão, a TV Globo estuda que medidas legais tomar", informou a Central Globo de Comunicação.

A jornalista foi interrompida durante a transmissão do "Jornal Hoje" desta segunda-feira (31) em frente ao hospital em que está o presidente Lula, que trata de um câncer na laringe. "Levei um susto enorme, estou tremendo, não sei se consigo falar direito. Em 20 anos de televisão isso nunca me aconteceu, um desrespeito enorme. Mas enfim, televisão ao vivo é isso", disse Monalisa ao voltar para o programa após o incidente.

Em entrevista ao UOL por telefone, o rapaz que se diz responsável pela invasão afirmou que não teve intenção de agredir a jornalista. “O nosso intuito não é agredir ninguém, é só invadir os links da Rede Globo,” disse, referindo-se às transmissões ao vivo da emissora. No ano passado, o mesmo grupo atrapalhou reportagens de César Tralli, na Globo.

O rapaz declarou também que teria sido empurrado pelos seguranças da Rede Globo no momento em que se chocou com Monalisa Perrone ao vivo. “No vídeo, você pode ver que eu digo o seguinte: ‘Me derrubaram aqui’”.

A repercussão do caso entrou nos trending topics do Twitter, que lista os assuntos mais comentados do dia na rede social.

Jota Alves/Uol

domingo, 30 de outubro de 2011

Zenóbio antecipa uma das ações que o governador Ricardo anunciará no aniversário de Guarabira: escola de ensino profissionalizante

foto:portal independente
O topógrafo Marcos Brito e o ex-deputado e presidente da PBGás Zenóbio Toscano

Zenóbio Toscano, ex-deputado e atual presidente da PBGás, acompanhado do topógrafo Marcos Brito, esteve nas imediações da UPA, para fazer o levantamento planialtimétrico – documento que mostra o terreno com exatidão e nele as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação) são todas anotadas e com essas informações facilita a projeção com mais qualidade e economia com as características do terreno.

Atendendo aos questionamentos da imprensa, Zenóbio afirmou que depois do estudo topográfico, levará ao secretário da educação também a cópia da escritura do terreno, pois a área tem boa localização, no Conjunto Clóvis Bezerra, próximo à UPA.

A vinda da escola de ensino profissionalizante é fruto de uma parceria entre o governo federal e o governo estadual.

A deputada Léa Toscano tem certeza que a área é excelente para a construção da escola e o anúncio da escola profissionalizante acontecerá no dia 26 de novembro, data da emancipação política e será uma das muitas ações e benefícios que o governador Ricardo Coutinho anunciará.

Cid Cordeiro/ com portal independente

sábado, 29 de outubro de 2011

Vivendo com medo:Milícias se alastram por pelo menos 11 estados contando com a Paraíba

A população do Rio de Janeiro não é a única refém das milícias. Em pelo menos 11 estados brasileiros, há ações de grupos paramilitares armados e chefiados por agentes públicos da área de segurança, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO, nas duas últimas semanas, com base em dados fornecidos por Ministérios Públicos e Ouvidorias de Polícia. Os milicianos atuam em territórios urbanos e rurais, onde impõem lei própria e serviços econômicos, além de se envolverem em assassinatos. Em alguns casos, como na Bahia, há suspeita de envolvimento de políticos.

As milícias estão organizadas na Paraíba, no Espírito Santo, no Ceará, em Mato Grosso do Sul, no Pará, em Pernambuco, em Alagoas, no Piauí, em Minas Gerais e em São Paulo, além da Bahia e do Rio. Os grupos agem com características diferentes em cada estado. O discurso para controlar as comunidades é parecido: eles extorquem dinheiro de moradores e comerciantes para oferecer segurança privada ilegal. Em troca da proteção, os milicianos prometem expulsar ou matar traficantes.

Um dos casos mais graves está em Salvador. Investigações do Ministério Público apontam que milicianos têm controle de 12 bairros do subúrbio da capital, entre eles Águas Claras, Fazenda Grande do Retiro e Cosme de Faria. Eles exploram o transporte alternativo e a distribuição de serviços de internet, de TV a cabo e de gás. O modo de operar é semelhante ao de grupos paramilitares do Rio. Vereadores, com base eleitoral na região, estão na mira dos promotores. Segundo o MP, os parlamentares estariam se beneficiando das milícias em eleições.

O Globo

Postado por Cid Cordeiro

Campina Grande ganha mais um Posto de GNV (Gás Natural Veicular)


O Posto São Marcos localizado na Av. Assis Chateaubriand, bairro da Liberdade, é o mais novo revendedor de Gás Natural da segunda maior cidade da Paraíba.
Os motoristas campinenses que contavam com o Posto Mastergás, Posto BR Dallas I, Posto São Luiz I e o Posto Unigás, agora ganham mais uma opção de abastecimento.

Para o Diretor Presidente da PBGÁS, Zenóbio Toscano, o fato do Posto São Marcos, agora, está comercializando GNV, representa um ganho para os motoristas do bairro da Liberdade e todo o Compartimento da Borborema “Nos próximos dias teremos mais dois postos na Paraíba, um no município de Sobrado (próximo a Sapé) e outro em Alhandra, o GNV é sem dúvida a melhor alternativa para quem busca economia”.

O preço do GNV na Paraíba não sofre reajuste há quase dois anos e, desde junho deste ano, a maioria dos postos de Campina e grande João Pessoa reduziram em oito centavos o valor do metro cúbico, onde em João Pessoa era vendido a R$ 1,84, hoje, é encontrado a R$ 1,76 em quase todos os postos.

O Gás Natural Veicular é ideal para: táxis, frotas de empresas, representantes comerciais, locadoras de veículos, serviços públicos, e para particulares..

fonte:www.pbgas.com.br


Postado por Cid Cordeiro

Alagoinha: Oposição comete um dos piores pecados capitais

Não, não é pra menos. O mês de outubro e principalmente a última semana o que a prefeita Alcione fez com a Oposição não se faz. Ela deixou totalmente desestabilizada, emocionalmente, a Oposição.

Tudo começou com a chegada de 300 bicicletas para os estudantes da rede municipal do programa “Caminhos da Escola”, seguindo-se com revelação da diretora-presidente do IPEMA, que a autarquia já dispõe mais de dois milhões de reais em caixa e aplicados em fundos de investimentos, distribuição de enxovais no programa “Gravidez Assistida”.

A prefeita foi homenageada pelo SEBRAE por ter criado a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, os professores foram recebidos com tapete vermelho e mais de 45 prêmios na festa do “Dia do Professor”, reuniu-se com comerciantes e o comandante do 4° BPM, Ten. Cel. Ismar Mota para discutir a segurança no município, entregou uma retroescavadeira e espontaneamente uma carreata agitou a cidade, realizou no Pátio do Mercado a festa do “Dia da Criança”, onde trouxe uma companhia de palhaços que empolgou milhares de crianças, realizou a “Quarta Rosa” onde o combate ao câncer de mama atendeu mais de 50 mulheres que fizeram ultrassonografia de mama, que diferencia se um nódulo é de conteúdo sólido ou líquido, ultrassonografia transvaginal e como sempre desde que assumiu o governo antecipou o pagamento do mês de outubro. Ah, já estava esquecendo: festa do "Dia do Servidor Público".

E ainda, o governo Alagoinha Para Todos está construindo mais uma praça, um portal que embelezará a entrada da cidade, muro e arquibancadas do estádio Moura Filho e calçamentos em seis ruas do Conjunto Nova Alagoinha.

Em verdade, a Oposição sente inveja e inveja das grandes.
Segundo o dicionário, o significado da palavra inveja é misto de pena e de raiva; sentimento de desgosto pelo desenvolvimento ou alegria de outrem; desejo de possuir aquilo que os outros possuem.

Para o cientista e pesquisador Dr. William M. Shelton, a inveja é uma reação provocada por pessoas fracassadas, que buscam evadir-se da realidade escondendo-se por detrás de uma cruzada insana.
A inveja é considerada pecado porque uma pessoa invejosa ignora suas próprias bençãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do próprio crescimento espiritual.
É o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. O invejoso ignora tudo e nada enxerga. A Oposição de Alagoinha não consegue enxergar um palmo diante do nariz.

Fazer o quê, gente?

Cid Cordeiro

Câncer de Lula não é agressivo, mas quimioterapia será "pesada"


O câncer diagnosticado na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é tão agressivo quanto os médicos imaginavam inicialmente. Devido ao seu tamanho - entre 2 e 3 cm - a cirurgia para retirá-lo foi descartada e o tratamento ambulatorial foi indicado. As informações são da GloboNews.

O câncer foi localizado na parte de cima da glote - a supraglote - e uma cirurgia nesta região poderia ter como consequência a retirada das cordas vocais e uma traqueostomia para facilitar a respiração. Como o tumor foi considerado curável com sessões de quimioterapia e radioterapia, a equipe médica optou por descartar esta cirurgia mais radical.

>> Lula é diagnosticado com câncer na laringe e fará quimioterapia

>> Internautas usam Twitter para desejar 'força' a Lula

>> Ex-presidente se queixava de dor de garganta

>> Temer: Lula é acostumado a superar desafios e vai vencer câncer

>> Dilma telefona para família de Lula e deve visitá-lo na segunda-feira

Apesar de o câncer não ser dos mais agressivos, a quimioterapia a que o ex-presidente será submetido é considerada pesada. Ele inclusive teria perguntado aos médicos se perderia o cabelo, o que foi confirmado. Lula passará por três sessões de quimioterapia, de 20 em 20 dias, além de sessões de radioterapia. Este tratamento será ambulatorial, ou seja, ele será liberado para voltar para casa em seguida. No total, durará três meses.

Lula, que completou 66 anos na última quinta-feira, teria se queixado, durante sua festa, de dores e rouquidão maior que o normal.

JB On Line

Postado por Cid Cordeiro

Padre Antonio Maria realizará momento de louvor e adoração a Deus em Duas Estradas

Neste sábado (29), em Duas Estradas-no Parque do Forró, às 21h, pelo quinquagésimo aniversário da cidade, o padre Antonio Maria estará com show religioso. Músicas como “Ninguém te ama como eu” e “Sonda-me” estão no repertório e traduzem o sentimento de fé dos católicos.
Este ano a data da celebração foi escolhida com base na agenda do Bispo Diocesano, Dom Lucena, que participará no dia 30 de outubro, às 16h, da Caminhada e presidirá a Celebração da Santa Missa no Cruzeiro.

O mês de outubro entrou no calendário festivo religioso da cidade, para conferir importância a São Francisco de Assis, cuja memória é celebrada no dia 04 de outubro e que terá um Santuário Construído no alto do Cruzeiro, que traz o nome do Santo.

Cid Cordeiro

Sem pagar à Cagepa desde 2005, Guarabira deve R$ 4,5 milhões


Um incontestável exemplo de o porquê da Cagepa ter chegado à situação financeira a que está submetida há anos vem de Guarabira. Lá, a prefeitura não paga um conta d’água sequer desde o início do ano de 2005, quando sentou na cadeira de prefeita Fátima Paulino, do PMDB.
A Cagepa fornece ao Município algo em torno de 45 mil reais por mês, mas disso nada recebe como pagamento. O débito já chega a 3.221.000,00 reais. Corrigido, salta para 4.559.000,00 reais.
É dinheiro que faz falta à empresa que tem que custear a chegada da água dos mananciais até às estações de tratamento, tratá-la e fazê-la chegar às casas. Tudo isso demanda custos, como os com pessoal, equipamentos, energia elétrica.
Em Guarabira, a soma que a prefeitura deve poderia ser investido, por exemplo, na renovação da tubulação da cidade, que data da década de 50, e é responsável por constantes rompimentos, ocasionando interrupção do fornecimento, como agora há pouco, em que a cidade passou cerca de uma semana enfrentando esse tipo de problema.
Os governos sempre foram tolerantes com esse calote escandaloso, sem nunca suspender o fornecimento da água, sem nunca brigar judicialmente contra essa vergonha. Talvez tenha havido uma ou outra reação, que de tão frágil não se tem ciência. Os governos aliados não enfrentam o calote para não perder apoio, enquanto que os adversários por temerem a pecha de perseguidores.
Se espera que o governo de Ricardo Coutinho cesse essa afronta à população, que paga em dia suas contas, sob pena de ficar sem água.

Blog do Célio Alves


Postado por Cid Cordeiro

Ministério Público da Paraíba fiscalizou escolas e creches em Guarabira

O Ministério Público da Paraíba fiscalizou, esta semana, escolas e creche de Guarabira, dentro do projeto MP pela Educação. As inspeções foram coordenadas pelo promotor de Justiça Abraão Falcão de Carvalho e equipe do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Educação.

Na Escola Municipal Geraldo Leite de Morais foi constatado mau cheiro exalando no local, sobre arrombamentos por ladrões com frequência, há um mês que não há merenda, o fardamento escolar é comprado pelos estudantes, no valor de R$ 8 short e R$ 10, a camisa. A infraestrutura apresenta problemas como banheiros sem descargas, papel higiênico e pia, geladeira e armário vazios, pia da cozinha sem torneira, a entrada principal não é acessível para cadeirantes e não tem lâmpadas.

Já o Centro Educacional Edvardo Toscano precisa de alguns reparos, por causa de problemas como salas de aula faltando lâmpadas; portas quebradas, sem ventiladores; banheiros com descargas quebradas e sem portas; infiltração na parede em que está instalado o ar-condicionado; carteiras danificadas; instalações elétricas comprometida; em uma sala tinha entulho de livros paradidáticos para estudantes com deficiência visual e livros didáticos, juntamente, com balde, alguns produtos de limpeza, rodo, vassoura, carro de mão, mangueira. A camisa da farda é comprada na Fecon, no valor de R$ 12.

A inspeção constatou ainda que a Creche Abigail Vieira da Silva não tinha professoras, apenas monitoras. Há muito mato ao redor do prédio, brinquedos do parquinho, na área externa, impossibilitados de serem utilizados, por estarem enferrujados; e filtro com copo de uso coletivo.

Também foi realizada uma audiência pública para tratar sobre a Gestão das Verbas da Merenda Escolar no Município de Guarabira, na última quarta-feira, na Escola Antenor Navarro.


Ministério Público da Paraíba
- 2011.


Postado por Cid Cordeiro

Estado abre concurso com 1.040 vagas em escolas de 178 municípios


O Governo da Paraíba abre no dia 7 de novembro próximo inscrições para concurso público com oferta de 1.040 vagas para o cargo de Professor da Educação Básica 3 da carreira do Magistério Estadual. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 11 de dezembro de 2011 exclusivamente por meio da internet no endereço eletrônico www.faperp.org.br. A remuneração inicial para o cargo de professor é de R$ 1.111,40. A carga horária de trabalho será de trinta horas semanais.

Por meio dos links referentes ao processo o candidato deve preencher a ficha de inscrição, transmitir os dados pela internet, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no valor de R$ 70,00 (setenta reais) até o dia 12 de dezembro em qualquer agência bancária ou nas casas lotéricas.

As 1.040 vagas estão assim distribuídas: matemática (303), Língua Portuguesa (282), Língua Inglesa (96), Artes (27), História (52), Geografia (52), Biologia (57), Química (43), Física (59), e Educação Física 69 vagas. O pré-requisito é comprovar a Licenciatura Plena nas referidas disciplinas. O concurso terá duas fases: provas objetivas e avaliação de títulos. As provas terão duração de três horas e terão como conteúdo legislação básica, orientações curriculares, conhecimentos pedagógicos, língua portuguesa, fundamentos da educação/prática docente. As provas objetivas estão previstas para o dia 8 de janeiro de2012. A avaliação de títulos tem caráter classificatório e, portanto, não elimina do concurso os candidatos que não apresentarem títulos. O concurso público terá validade de seis meses, prorrogável uma vez por igual período, a critério a administração pública estadual.

O edital do concurso público está publicado no Diário Oficial do Estado, edição desta sexta-feira 28 de outubro e disponível também nos endereços eletrônicos http://www.paraiba.pb.gov.br e http://www.see.pb.gov.br. O concurso vai ser realizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – Faperp. O regime jurídico para os candidatos classificados no concurso será o Estatutário, de acordo com as normas estabelecidas no Estatuto do Servidor Público do Estado da Paraíba.

O certame será realizado por município. O candidato concorrerá ao cargo/disciplina/município da vaga para o qual se inscrever. As provas serão realizadas nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A partir do dia 16 de dezembro o candidato poderá conferir, no sítio da Faperp, a homologação de sua inscrição. Esclarecimentos poderão se obtidos pelo telefone (17), 3211-1080 ou no endereçowww.faperp.org/chat, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 18 horas. O concurso reserva 5% das vagas oferecidas para cada município às pessoas com deficiência.

Secom

Soprando velinhas: hoje é aniversário de Romerinho e dona Edíria Toscano



O blog registra hoje aniversário de dois leitores assíduos. Soprando velinhas neste sábado, dia 29, o tabelião Romerinho e a senhora Edíria Toscano, irmã do ex-deputado Zenóbio Toscano.

Nas fotos, Romerinho (centro) aparece ao lado de Edivardo Toscano e Edrize Xavivier; e Edíria (direita) está ladeada dos irmãos Edivardo e Vardíria. Aos aniversariantes o desejo de felicidades e vida longa.

Jota Alves

Solidariedade: Constelação FM entrega doações à família atingida por incêndio




Na manhã desta sexta-feira (28), foi feito um apelo para conseguir donativos no programa “Jornal da Manhã” da Constelação FM em favor da senhora Damiana Francisco de Andrade, mais conhecida como Dona Lourdes, 70 anos. Ela teve sua residência danificada e boa parte dos pertences queimados por um incêndio na tarde desta quinta-feira (27).

A população guarabirense demonstrou total sensibilização com o fato e inúmeras ligações de pessoas doando os mais diversos tipos de matérias foram feitas para o programa.

Foi necessário um caminhão disponibilizado pelo vereador presidente da Câmara, Francisco Ednaldo, para transportar as doações recolhidas pela equipe da Constelação FM. O Portal Independente também esteve presente acompanhando a demonstração de união, boa vontade e solidariedade por cerca de 20 pessoas que entraram em contato com a emissora se prontificando em ajudar.

Material de construção, alimentos, roupas e móveis foram alguns dos objetos doados por famílias e comerciantes. Outros preferiram entregar pessoalmente o material arrecadado.

Os familiares de Dona Lourdes se emocionaram ao receber as doações, que foram deixadas numa casa cedida para a mesma se instalar com a família, enquanto a de sua propriedade não é reformada.

Do Portal Independente

Zezé Di Camargo diz que dupla com o irmão Luciano vai continuar


Após anunciar o fim da dupla com Zezé Di Camargo, Luciano recebeu a visita do irmão nesta sexta-feira (28) no hospital. O músico deixou o local, em Curitiba, sorridente e deu declarações para a imprensa dando a entender que, na verdade, a parceria não acabou.

Na noite de quinta (27), os cantores tiveram uma briga antes do show em Curitiba e Luciano subiu sozinho ao palco e anunciou que a partir de 2012 Zezé seguiria carreira sozinho. A notícia caiu como uma bomba e os assessores trataram de desmentir pelo Twitter.

Já nesta manhã de sexta (28), Luciano foi internado após ter uma crise por uso em excesso de diuréticos, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Santa Cruz.

Famosidades

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Bovinos de Guarabira são abatidos em Araçagi em condições de higiene inadequadas




Recentemente a promotora do Ministério Público em Guarabira, Ana Guarabira de Lima Cabral, entrou com Ação Civil Pública para que a prefeitura da cidade cumprisse um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), onde consta a reforma do matadouro público, com o intuito de levar mais higiene ao processo de abate de animais que serão consumidos pela população do município.

Devido à ação da promotoria foi necessário que a direção do matadouro encontrasse outro local para realizar a matança enquanto é feita a reforma. O local escolhido foi o Matadouro Público Municipal Severino Augustinho da Silva, do município de Araçagi.

Porém, o matadouro de Araçagi foi construído para atender uma média de 20 unidades abates de animais no dia antecedente ao dia de feira livre, enquanto Guarabira demanda cerca de 60 rezis, superlotando o local, principalmente aos sábados, dia coincidente para ambas as cidades.

A equipe de reportagem do Portal Independente e da Constelação FM foi até o local para falar com o diretor do matadouro, conhecido como Ronaldo, mas, ele não quis receber a imprensa e não permitiu a entrada no ambiente.

De acordo com veterinário da prefeitura de Guarabira, Marcos Fernandes, o matadouro de Araçagi é novo, mas, reduzido para atender a demanda, e está operando no limite.

Do Portal Independente

Sessão Especial proposta por Beto Meireles discutirá importância da UEPB – Campus III no próximo dia 10 em Guarabira

O vereador Beto Meireles teve requerimento aprovado na sessão da última terça – feira (25/10) que propõe a realização de uma Sessão Especial para debater, juntamente com os parlamentares e autoridades convidadas, a importância da UEPB – Campus III – Centro de Humanidades de Guarabira, apresentando propostas e idéias que visam o aprimoramento dos serviços prestados pelo Campi que atende diversos municípios do brejo e de outros estados.

A Sessão Especial acontecerá no próximo dia 10 de novembro a partir das 16h30 e contará com as presenças da Magnífica Reitora Professora Marlene Alves, do Diretor do Campus III, Professor Belarmino Mariano, do Vice Diretor Professor Agassiz Almeida, além de autoridades civis, eclesiásticas, líderes de movimentos sociais, bem como a importante presença da comunidade acadêmica.

Segundo o parlamentar, a UEPB tem se aproximado muito da comunidade e esse fator tem gerado um sentimento maior de responsabilidade entre as partes.

Para Beto Meireles “é importante que iniciemos debates desse nível. É fundamental que possamos discutir o papel e a importância do Centro de Humanidades de Guarabira, o que a nossa sociedade e os governos podem oferecer como forma de investimento para os desafios com objetivo de traçar o avanço e a modernidade do ensino superior na cidade de Guarabira”, disse.

Da Assessoria/Vereador Beto Meireles – PDT

Cid Cordeiro

Morre no Recife filha do radialista Gutemberg Cardoso


A filha do radiliasta e jornalista cajazeirense Gutemberg Cardoso, diretor e apresentador da rádio Paraíba FM, faleceu na noite dessa quinta-feira (27), vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), quando fazia exercícios físicos em uma academia na cidade do Recife.

Ana Carolina Cardoso, Aninha como era carinhosamente chamada, de 26 anos, sofreu o AVC na noite dessa quarta-feira (26). Ela morava em Recife e atuava como gerente de vendas da empresa Perdigão, em Pernambuco.

O corpo de Aninha está sendo transladado para a cidade de Cajazeiras, onde será sepultada na tarde desta sexta-feira (28).

Segundo Gutemberg, sua filha fazia exercícios e passou mal. Imediatamente foi socorrida por um médico que estava na academia. Ana Carolina sofreu duas paradas cardíacas e foi imediatamente atendida no Hospital Boa Viagem e na manhã desta quinta-feira (27), foi transferida para o Hospital da Unimed 2 de Recife, onde faria tomografia. Após a internação, a jovem sofreu mais quatro paradas cardíacas e não resistiu.

No seu microblogger twitter, Gutemberg postou a foto acima. "Minha Ana se foi", escreveu emocionado.

Ao companheiro de trabalho os votos de profundo pesar diante de tamanha perda para toda família.

Jota Alves/PB Agora

Ameaça federal: cidades da Paraíba podem ter que devolver ambulâncias do Samu


Cidades da Paraíba podem ter que devolver ambulâncias entregues pelo Ministério da Saúde , em 2010, para funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em função de pendências com o governo federal. Na quinta-feira (27) uma audiência no Ministério Público em João Pessoa, promotores discutiram a gestão da rede Samu no Estado. Na reunião ficou decidido que os gestores dos municípios terão que tomar providências para regularizar o funcionamento dos veículos ou então correrão o risco de perdê-los.

No dia 25 de setembro uma reportagem do Fantástico percorreu sete estados mostrando a situação precária do Samu. Na Paraíba, um dos estados que mais receberam ambulâncias no ano passado, foi constatado que dos 160 novos carros 90 ainda estavam parados e nunca haviam sido utilizadas para atender a população.

Durante a audiência de quinta-feira, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Saúde, Adriana Amorim, explicou que o MP recomendou que os promotores, nas suas respectivas comarcas, cobrem dos prefeitos providências para colocar as ambulâncias em funcionamento.

Ainda de acordo com Adriana, apesar da entrega das ambulâncias, alguns municípios não tinham a capacidade de colocar o serviço de Samu para operar. “O Ministério da Saúde colocou prazos para os municípios atenderem aos critérios mínimos para o funcionamento do Samu sob pena de recolher essas ambulâncias”, disse.

O secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza, que também esteve na audiência informou que o Ministério da Saúde estabeleceu prazo até dezembro para as ambulâncias entrarem em funcionamento senão elas deverão ser devolvidas. Ele disse ainda que as prefeituras que não tiverem condições de cumprir as pendências neste prazo terão que entregar o veículo para ser remanejado para outra cidade.

Segundo o coordenador de Urgência e Emergência da Saúde estadual, Walber Frazão, das 160 novas ambulâncias do Samu recebidas pelo Estado, em 2010, 84 já estão operando e 76 estão paradas.

G1 PB

Lula das Molas visita instalações da Tecnoplastic e propõe título de cidadão guarabirense a diretor-presidente


O vereador Luiz Martins de Lima (Lula Das Molas – PV) esteve na tarde desta quarta-feira (26) visitando as instalações da fábrica de sacos de fios de ráfia, Tecnoplastic Industrial Ltda., que fica localizada no distrito de Itamatay, na Zona Rural de Guarabira. Na oportunidade o vereador foi recepcionado pelo diretor-presidente da empresa, o Dr. Rodrigo Latache Pimentel, os quais mantiveram uma conversa bastante amistosa e agradável ao mesmo tempo.

Ao longo da conversa o empresário pernambucano que está com os seus empreendimentos em Guarabira há quase nove anos reclama de problemas de expansão, já que ocupa o prédio da antiga Cia Paraibana de Ráfia, onde segundo o mesmo, paga um aluguel bastante considerável. Valor este que, cujo Latache investiria em mais equipamentos e por conseqüência, em mais mão de obra. Hoje a sua fábrica emprega mais de 200 pessoas.

Ele ainda disse que conseguiu um terreno no distrito industrial de Guarabira, durante o segundo governo de Cássio Cunha Lima, através do então deputado à época, Dr. Zenóbio Toscano, hoje presidente da PBGás. Mas de acordo com o mesmo, o espaço oferecido pela Cinep ainda não é o adequado para que ele possa instalar suas estruturas, que seria o ideal entre 3 a 4 hectares de terreno.

Além do mais o empresário ignorou o fato de o lixão da cidade ser praticamente dentro do distrito Industrial. “Eu fabrico e vendo sacos para embalar alimentos, e o meu cliente não iria achar nada agradável ver urubus e fedentinas lado a lado com a fábrica. É indispensável que se veja isso” – destacou

Já o vereador Lula após prometer levar o assunto à tribuna da Câmara Municipal, parabenizou o empresário e o propôs o Título de ‘Cidadão Guarabirense’ pelo relevante empreendimento e benefícios proporcionados pelo mesmo a Guarabira e região. Dr. Rodrigo Latache ficou bastante satisfeito com a propositura, e por sua vez agradeceu ao parlamentar.

Ascom

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Alagoinha: Alô criançada! O show do palhaço Chulé leva público infantil ao delírio!!!


















A prefeitura de Alagoinha realizou nesta quinta (27) a maior festa das crianças de todos os tempos. As crianças acompanhadas de seus pais e professores foram ao delírio com as apresentações dos palhaços comandados por Chulé.

A festa foi no Pátio do Mercado onde uma multidão aplaudiu, sorriu, brincou, ganhou prêmios e por alguns momentos muitos voltaram a ser crianças outra vez.

A prefeita Alcione Beltrão assistiu todo espetáculo ao lado da secretária da educação, Ruth Karla, e se divertiu muito com as crianças.

Foram mais de duas horas de apresentação, onde as crianças podiam interagir e subir ao palco para participar das brincadeiras.

Depois de realizar em todas as escolas da rede municipal de ensino a comemoração do Dia das Crianças, a prefeita Alcione quis trazer para as ruas o mesmo sorriso, a mesma alegria das crianças e juntas com seus pais, irmãos, amigos puderam juntas sorrir, gritar, dançar, cantar, vibrar e guardar para sempre dentro de seus corações esses momentos felizes.

A secretária Ruth que escondeu a grande surpresa que seria a chegada dos palhaços, falou da sua emoção com o show: “ Nós temos sempre a certeza que fazer uma criança sonhar e sorrir colabora para termos bons cidadãos. A prefeita Alcione já trouxe às crianças o Cinema na Praça, o Teatro de Bonecos e agora os palhaços de Circo que percorrem o imaginário infantil e no próximo ano outra surpresa para o Dia das Crianças, a prefeita já tem em sua cabeça”,

Cid Cordeiro

Léa propõe trégua a Raniery em defesa de benefícios para a região do Brejo, destaca site da Capital


O site Política PB, de João Pessoa, publicou hoje matéria destacando que a deputada Léa Toscano defendeu da tribuna da Assembléia Legislativa que as divergências entre ela e o deputado Raniery Paulino fiquem em Guarabira. Segundo o site os dois parlamentares vem atuando para a abertura de um hospital infantil em Guarabira.

Veja matéria do site na íntegra:

Os deputados estaduais Raniery Paulino (PMDB) e Léa Toscano (PSB), desafetos políticos históricos, levantaram a bandeira branca da paz na Assembleia Legislativa. Os dois estão empenhados em melhorar a saúde da região do Brejo com a reabertura de um hospital infantil.

Nesta quinta-feira (27), a deputada Léa Toscano disse na tribuna da Casa Epitácio Pessoa que as divergências políticas ficam em Guarabira.

“Nossas divergências políticas ficam em Guarabira. Aqui temos que trabalhar pela nossa região do Brejo”, destacou a deputada.

Jota Alves