sábado, 20 de novembro de 2010

MARI: CONSCIÊNCIA NEGRA É TEMA DE PROJETO EM ESCOLA DO MUNICÍPIO



Na semana da Consciência negra, comemorada no dia 20 de novembro, a escola Municipal Aguinaldo de Oliveira Pontes, do Município de Mari-PB, reuniu professores, alunos e pais, para a culminância do projeto “I Momento de Consciência Negra”, desenvolvido na escola pela supervisora Betania Maria, desde julho deste ano.

O evento foi realizado nas dependências da própria unidade escolar, durante toda a tarde da quinta-feira (18) e contou com exposições de trabalhos escolares, de instrumentos, música, dança e culinária, originárias da contribuição africana ao nosso País.

De acordo com a Supervisora Betania, o trabalho nas escolas abordando a história dos negros e a cultura afro brasileira, é tema obrigatório da grade curricular da rede de ensino, por força da Lei 10.639/2003. “ O que nós estamos fazendo, é trazer esse conhecimento para os nossos alunos, em sala de aula, no seu dia a dia”, disse Betania. Desde o mês de julho estamos trabalhando junto ao alunado, a importância do negro dentro do processo histórico brasileiro e desfazendo preconceitos ainda existentes em nosso País, concluiu.

A culminância do projeto I Momento de Consciência Negra, contou também com a integração da Escola de Pirpiri, da cidade de Santa Rita-PB, que participou do evento com os seus alunos através de dramatizações e apresentação de grupo de capoeira.

De acordo com Ivanilda bandeira, Diretora da Escola Aguinaldo Pontes, o projeto deverá ter continuidade no próximo ano, já apartir do 1° bimestre. “ Vamos dar continuidade sim a esse projeto. Não apenas por sua composição da grade curricular, mas também, porque percebemos que os alunos sentiram-se atraídos pela história dos negros na construção da nossa cultura”, concluiu.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário