terça-feira, 5 de julho de 2011

Alagoinha discute consolidação do SUAS na VI Conferência Municipal de Assistência Social








A prefeitura de Alagoinha realizou nesta terça (05) a VI Conferência Municipal de Assistência Social, que avaliou e discutiu as diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. Com o tema "Consolidar o SUAS e valorizar seus trabalhadores", o evento é uma realização conjunta da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social.

A abertura da conferência aconteceu às 9:30h, no Centro Cultural, quando ocorreu a leitura e aprovação do Regimento Interno, e uma palestra magna sobre o tema central. A assistente social Nataly Pinheiro foi a palestrante.

A participação direta dos usuários e trabalhadores possibilitou o debate, e construção e o fortalecimento da política pública de assistência social como sistema único.

Durante a conferência houve a formação de grupos de trabalho que discutiram:
Estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no SUAS
• Reordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais
• Fortalecimento da participação e do controle social
• A centralidade SUAS na erradicação da extrema pobreza no Brasil.


Para a prefeita Alcione Beltrão, que fez a abertura, a conferência teve muita importância para o município, pois deu a oportunidade aos representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade de discutir, apreciar, opinar e também fiscalizar as políticas públicas.
“Foi possível observar a qualidade dos serviços oferecidos, benefícios da assistência social sob a lógica do trabalho articulado e participação dos usuários e da valorização dos trabalhadores", enfatizou a prefeita.


I Conferência Municipal do Direito do Idoso





Sob o tema "O compromisso de todos por um envelhecimento digno no município de Alagoinha" realizou-se, hoje dia 05, no Centro Cultural, a I Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.

Temas da palestra:

Envelhecimento e Políticas de Estado: Pactuar Caminhos Intersetoriais

Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos seus Direitos

Fortalecimento e Integração dos Conselhos: Existir, Participar, Estar ao Alcance, Comprometer-se com a Defesa dos Direitos do Idoso, facilitador

Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Município: Conhecer para Exigir, Exigir para Incluir, Fiscalizar.

A I Conferência Municipal dos Direitos do Idoso durou todo o dia.

Cid Cordeiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário