quarta-feira, 27 de julho de 2011

Feira do Produtor criada pela Emater completa 15 anos

Os 15 anos de criação da Feira do Produtor, que passou a se chamar de Feira da Agricultura Familiar, serão lembrados nesta quinta-feira (28) como parte da programação da 1ª Semana Estadual da Agricultura que está sendo realizada pela Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca.

Idealizada pela Emater Paraíba, a Feira do Agricultor Familiar foi instalada em Campina Grande em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrária (MDA) e outros órgãos. A estrutura tem 120 barracas no Parque do Povo. Inicialmente, o evento reunia apenas 20 agricultores familiares, mas logo a ideia se espalhou e a feira já está presente em vários municípios paraibanos, permitindo a comercialização de produtos orgânicos sem a interferência de atravessadores.

O então coordenador do escritório da Emater em Campina Grande, veterinário Severino Henrique de Lima, foi o idealizador da feira, logo aprovada pela diretoria da empresa. Hoje, na cidade, existem três feiras semanais, sendo uma no Parque do Povo, outra no campus da Universidade Federal de Campina Grande e a terceira no Bairro das Malvinas.

Severino Henrique lembra que na época, se constatava a perda de alimentos no campo e 70% da produção ia para as mãos dos atravessadores. “Foi ai que surgiu a ideia de se criar a feira, dando condição para que os próprios produtores vendessem sua produção”, afirmou.

Quinze anos depois, é possível se constatar que o padrão de vida deles mudou, alguns conseguiram colocar seus filhos na universidade, e até comprar carro. “Ficamos contentes porque os objetivos foram atingidos”, disse o idealizador da feira.

As barracas padronizadas e com os agricultores usando fardamento, passou a ser copiado por outros Estados, como o Paraná, que utiliza o mesmo modelo.

A parceria com as prefeituras, com o MDA e, no caso de Campina, com o apoio da Cinep, tem contribuído para que os agricultores familiares comercializem seus produtos. A feira continua sendo coordenada pelo escritório regional da Emater de Campina Grande.

Secom

Um comentário:

  1. Isso é que se pode chamar de excelente idéia. Atenção Prefeitos vamos copiar, porque isso é bom para quem produz e ótimo para quem consome. Estas idéias nos enche de esperança de dias melhores que poderão vir, sem os governantes, em que nós votamos, quiserem, é claro.

    ResponderExcluir