quinta-feira, 14 de julho de 2011

Prefeitura de Mari realiza ação de cuidados com o diabétes e distribui aparelho para aferição da glicose

A Prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), realiza nesta sexta-feira (15/07), o Dia Municipal do Cuidado com o Diabetes.

A ação terá início às 8 horas da manhã, em frente ao NASF, no centro da cidade e irá oferecer atendimento público e gratuito a população mariense de teste de glicemia, para verificação da taxa de glicose, além de serviços específicos de cuidados com pacientes portadores de diabetes. Dentre os serviços oferecido a Secretaria de saúde irá realizar avaliações físicas e massagens nos pés dos diabéticos com o objetivo de prevenir casos de amputação do membro.

De acordo com a secretária de Saúde, Emanuelle Chaves, no município de Mari existem 469 pacientes diabéticos cadastrados na secretaria de saúde. Desse total, 43 são dependentes de insulina e necessitam de um acompanhamento da taxa de glicose com maior freqüência. Porém, devido a dificuldades de locomoção até uma unidade de saúde esses pacientes acabam descuidando do controle da glicemia e a doença acaba agravando-se.

Para facilitar o acompanhamento da taxa de glicemia desses pacientes que dependem de insulina, a Prefeitura irá entregar gratuitamente aparelhos para medição da glicose (glicosímetro) bem como, efetuar o treinamento do beneficiado para uso do mesmo.

Para o prefeito Antônio Gomes, a iniciativa é fruto da preocupação da administração municipal com a qualidade de vida da população mariense.
“Pela primeira vez na história da nossa cidade e região, as pessoas que sofrem com o diabetes e dependem do uso de insulina, terão esse tipo de aparelho que é bastante caro e inacessível para a grande maioria da nossa população, mas nós vamos entregar sem nenhum custo” disse o prefeito.

Ascom/Mari

Nenhum comentário:

Postar um comentário