quinta-feira, 2 de junho de 2011

Raniery chama Ricardo Coutinho e seus eleitores de malucos

O deputado Raniery Paulino (PMDB) protagonizou cena das mais lamentáveis da recente história política paraibana, na Casa de Epitácio Pessoa. O jovem parlamentar fez um pronunciamento inaceitável, impensado, para um representante de fatia da sociedade no Poder Legislativo Estadual.

A nossa AL que já viu passar grandes vultos da política como Ivan Bichara Sobreira, Waldir Lira dos Santos Lima, Egídio Silva Madruga, Clóvis Bezerra Cavalcanti, Antônio Nominando Diniz, Gervásio Bonavides Mariz Maia, Agassiz Almeida, entre outros, que tanto honraram o parlamento paraibano esse orgulho de dantes infelizmente não mais persiste no presente.

Na tribuna, ao criticar a gestão de Ricardo Coutinho (PSB), Raniery Paulino chegou a dizer que o chefe do executivo estaria acometido de um "problema mental". O deputado Trocolli Júnior (PMDB), que presidia a sessão, pediu que o setor de atas retirasse a frase de Raniery dos anais da Casa. Um discurso que a história não quer lembrar, pela infelicidade do verbalizador. Quando não se sabe o que se diz, cala-se.

Vencido pelos argumentos de seus colegas Raniery deu a mão à palmatória, mas continuou insistindo na insanidade. “Se eu disse que o governador era doente mental, eu mesmo peço que a expressão seja retirada. Mas, eu penso que ele precisa de um tratamento mental. É um conselho meu”, disse Rani.

A fala cavilosa do deputado guarabirense talvez nem todos entendam a gravidade, mas se pararmos para pensar um pouco dá para compreender que o jovem parlamentar acabou chamando mais de um milhão de paraibanos de loucos. Se Ricardo, eleito democraticamente pela maioria dos votos, é considerado louco, logo o povo da Paraíba elegeu alguém com problemas mentais para representá-lo. E só os que votaram em Maranhão são ajuizados. Os eleitores de Ricardo são um bando de malucos, disse Raniery, em outras palavras. É o silogismo. Pelo menos é essa a leitura que faço, ante minhas limitações intelectuais.

E se buscarmos largos passos na história veremos que todo gênio, que mudou a formar de pensar e quebrou paradigmas, os gênios são sim meio loucos. Senão o que dizer da figura de Albert Einstein, Augusto dos Anjos, Raul Seixas só para citar alguns poucos que até hoje são reverenciados.

Não quero com isso dizer que o governador de todos os paraibanos será um novo Einstein, mas talvez o inconformismo de parte da elite do Estado seja pelo fato de Ricardo não ter “sangue azul”. Veio das bases, dos movimentos estudantis e sindicais e hoje governa a Paraíba, vencendo todos os preconceitos e estigmas.

Não Raniery, não foi para isso que milhares de pessoas saíram de casa e foram reelegê-lo deputado estadual.

Jota Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário