sexta-feira, 8 de junho de 2012

UPA de Guarabira atende mais de 33 mil pessoas em sete meses


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarabira que é referência para 150 mil habitantes de 26 municípios da região do Brejo, atendeu 33 mil e realizou mais de 6 mil exames em sete meses de funcionamento.

Nos três primeiros meses, foram 15.513 atendimento, superando a meta estabelecida de 4 mil por mês. No trimestre seguinte, o número subiu para 17.603 atendimentos.

A UPA Guarabira foi inaugurada em novembro de 2011, com investimento de R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões em obras e R$ 1 milhão em equipamentos. A unidade é resultado de parceria entre os governos estadual e federal.

Antes não havia na região atendimento especializado às crianças. Agora essa cobertura é feita pelo setor de pediatria da UPA, que atendeu 13.177 crianças nos sete meses de funcionamento.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a UPA tem contribuído para a organização dos atendimentos de urgência e emergência do Brejo, funcionando com porta de entrada para urgências pediátricas e clínicas. “O Governo tem se empenhado na construção de uma rede articulada com atenção básica que envolve desde a inauguração de UPAs até a construção, ampliação e reforma de hospitais”, concluiu.

O diretor geral da unidade, Êirio Mathias, disse que uma pesquisa mostrou que a população aprova o serviço prestado pela UPA: “84% das pessoas ouvidas consideram o atendimento ótimo. Isso se deve ao trabalho constante na qualificação de nossos colaboradores, que são profissionais focados sempre no paciente. Essa lógica permite um atendimento com qualidade e segurança 24 horas por dia”, afirmou.

Funcionamento – A UPA de Guarabira presta atendimento de clínica geral e pediatria, disponibilizando dois consultórios médicos e uma área de observação com dois leitos para pediatria, quatro leitos para clínica médica e dois leitos de atendimento de emergência Sala Vermelha, onde ficam equipamentos para casos mais graves.

Nessa sala, os médicos prestam socorro, controlam os problemas, detalham o diagnóstico e analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.

Diariamente, uma equipe composta de dois clínicos gerais, dois pediatras e dois enfermeiros, estão à disposição da população, além de assistentes sociais. Antes do atendimento, os pacientes passam por uma triagem de classificação de risco, sendo dada prioridade aos casos mais graves.

A unidade de atendimento é 100% informatizada, fato que garante a implantação do prontuário eletrônico, serviço que fortalece a segurança das informações dos pacientes, proporciona um atendimento mais rápido e eficiente e diminui a burocracia.

Secom

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