sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cidade de Mari ganha academia da saúde

Maquete de academia

O prefeito do municipio de Mari-PB assinou na manhã desta quinta-feira, a ordem de serviço para construção de uma academia de saúde, na modalidade intermediária

O Ministério da Saúde aprovou o projeto de implantação da academia a partir de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e os recursos foram destinados através de emenda do deputado federal Wilsom Filho, que assegurou um investimento de mais R$ 100 mil. As instalações físicas serão erguidas no centro da cidade, próximo ao Colégio José Paulo de França.

Prevenir é melhor que remediar. Esse velho ditado resume bem o sentido da Academia da Saúde, mais uma ação da Prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. O novo espaço público será destinado às práticas corporais, atividades físicas, de lazer e modos de vida saudáveis.

A academia vai contar com sala de vivências, sanitários, chuveiros, salas de acolhimento, avaliação, ambientes adaptados para pessoas com deficiência física e uma vasta gama de equipamentos de ginástica. A academia da Saúde é mais um grande investimento de prevenção e promoção à saúde em Mari.

Uma pesquisa nacional apresentada pelo MS aponta que mais de 16% dos brasileiros são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa e outros tipos de trabalho.

Os dados também mostram que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%).

Outro indicador preocupante da pesquisa se refere ao sobrepeso e à obesidade: 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos.

Ascom/Manuel Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário