sexta-feira, 15 de junho de 2012

Rômulo Gouveia participa de reunião com Dilma Rousseff em Brasília

O governador em exercício Rômulo Gouveia foi um dos representantes das 27 unidades da federação a participar, na tarde desta sexta-feira (15), da reunião convocada pela presidente Dilma Rouseff em Brasília. Na pauta, o anúncio das medidas para incentivar os investimentos dos Estados. A intenção é que o aumento dos recursos ajude a estimular a economia e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nos próximos anos.

A principal medida anunciada foi a liberação de uma linha de crédito de R$ 20 bilhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para investimentos, o que, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, é a maior linha já criada para os Estados.

Outra medida foi adotada para incentivar a formação de PPPs (Parcerias Público-Privadas) entre os Estados e empresas. Nesses casos, haverá uma mudança contábil e os recursos repassados pelos Estados serão classificados como aporte de capital, e não mais como receitas das empresas.

"Com esse conjunto de medidas, nós estamos ampliando a capacidade de investimentos dos Estados. Isso vai se somar ao esforço que o governo vem fazendo para ampliar os investimentos", afirmou Guido Mantega.

Rômulo Gouveia avaliou que a reunião foi positiva e que os estados saem fortalecidos. 'É preciso o fortalecimento dos estados para garantir o crescimento e para também, de certa forma, preparar-se para a crise da Europa, as dificuldades dos Estados Unidos. Acho que foi extremamente positiva a reunião. A presidente determinou aos ministros celeridade nas ações', disse Rômulo.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário