terça-feira, 19 de junho de 2012

O salvador da pátria

O prefeito Josa da Padaria vai salvar o mandato de oito anos do PMDB, iniciado em 2009 por Fátima Paulino? A pergunta tem razão de ser porque Josa assistiu a Fátima governar o município de Guarabira na condição de vice, foi coadjuvante o tempo todo e, no último ato, é alçado à condição de personagem principal da “trama”.

Em dois ou quatro meses, dependerá do humor de dona Fátima, o prefeito terá a oportunidade de cumprir promessas velhas de camapanha, acumuladas há quase uma década. Como gestora, dona Fátima vai se despedindo melancólicamente. A cidade deu passos largos para tras na educação sem que uma única sala de aula fosse construída. A pesar de auto se intitular professora, dona Fátima deixará a Prefeitura sem o título de ‘Tia Fátima’ por não ter conseguido se identificar com a comunidade escolar.

Entregar a Prefeitura a Josa no apagar das luzes pode ser uma ação de generosidade, já que será o candidato governista e está com a máquina nas mãos, mas poderá também se fazer a leitura de que está entregando uma “bomba chiando”. O ordenador de despesas é quem tem as contas julgadas pelo TCE e quem pode sofrer as consequencias futuras em caso de carregar demais na tinta. Quem vai dá o sim e o não será o prefeito e se perder a eleição o discurso já estará montado: quem perdeu foi Josa, com a Prefeitura na mão, e não os Paulino.

A gestão de Josa já começou e nada mudou. É preciso andar rápido para não perder o trem da história. Os autores da "trama" esperam que o personagem principal resolva em dias o que não tiveram competência de fazê-lo em anos. O salvador da pátria resolverá todos os problemas de Guarabira num passe de mágica?

As promessas
Municipalização do trânsito de Guarabira; construção de viaduto ligando o centro ao bairro do Nordeste; construção de vila olímpica com quadra poliesportiva, piscina olímpica, pista de atletismo e ect; humanização da saúde no município; valorização do homem do campo; construção de aterro sanitário para resolver o grave problema do lixão; construção de 8 mil casas populares e a construção da primeira sala de aula em toda gestão, são algumas das ações que o prefeito terá de fazer para justificar a posse.

Jota Alves

3 comentários: