O Ministério Público da Paraíba recomendou e a Prefeitura Municipal de Santa Rita (na Grande João Pessoa) suspendeu o concurso público promovido no início de junho para o provimento de 200 vagas em 17 cargos na administração municipal. A recomendação integra o inquérito civil público instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Santa Rita no dia 21 de junho para apurar denúncias de irregularidades no certame.O prefeito Marcus Odilon Ribeiro Coutinho foi orientado a suspender o concurso até que sejam apuradas as supostas irregularidades. “Várias denúncias de graves irregularidades foram reportadas a este Ministério Público contra o concurso, com representações advindas inclusive da ouvidoria-geral do MPPB”, disse o promotor de Justiça Manoel Serejo.
Segundo ele, o inquérito foi instaurado para assegurar a igualdade de condições a todos que concorreram no concurso público. “O concurso público constitui-se uma regra moralizadora no recrutamento de cargos na administração pública. Vamos apurar as denúncias e, ao final, propor a medida administrativa ou judicial mais adequada ao caso. É de responsabilidade do gestor a obediência às normas ético-legais, às leis e aos bons costumes. A sua não observância ensejará o seu enquadramento a atos de improbidade administrativa”, explicou Serejo.
Uma das irregularidades denunciadas diz respeito à ausência das questões sobre conhecimentos específicos na prova para o cargo de arquiteto. Das 40 questões previstas, os candidatos só puderam responder a 36, que tinham menor peso.
Em relação ao cargo de auditor fiscal, foi denunciada a incompatibilidade entre a lei que cria o cargo (e que exige apenas que o candidato tenha nível superior) e o edital, que restringiu a concorrência aos graduados em Direito ou Administração ou Economia ou Contabilidade.
Licitação
A Promotoria de Justiça também expediu notificação à comissão do concurso recomendando a suspensão do concurso e solicitando o envio de esclarecimentos escritos no prazo de dez dias. A comissão de licitação também foi notificada para disponibilizar ao MPPB todos os documentos referentes à licitação para contratação da empresa organizadora do concurso.
Ascom/MP
Nenhum comentário:
Postar um comentário