sexta-feira, 8 de junho de 2012

Corpo de Bombeiros comemora 95 anos de atuação na Paraíba

O Corpo de Bombeiros é a instituição de maior credibilidade junto à população no Brasil e no Mundo. Na Paraíba, a corporação completa 95 anos de fundação neste sábado (9). O efetivo é de 1.350 bombeiros, incluindo 150 mulheres. Além do Comando Geral, em João Pessoa, existem unidades em Guarabira, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras. A política no campo social é levada a sério pela instituição. Atualmente, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba desenvolve seis projetos sociais: Bombeiro Mirim; Gol 10; Na melhor Idade; Cidadão; Na Escola; e Bombeiro na Comunidade.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, coronel BM Jair Carneiro Barros, destaca a importância das ações sociais executadas pela corporação. Um projeto em expansão para outras unidades é o Bombeiro Mirim. Implantado desde 2010, funciona em João Pessoa e na cidade de Cajazeiras. Na capital, o trabalho atende 99 crianças carentes das comunidades Ilha do Bispo, Bairro dos Ipês e Mandacaru.

O projeto estimula a participação efetiva. As crianças são transportadas das comunidades para o Corpo de Bombeiros. Na sede do Comando Geral, a garotada tem lições de proteção contra incêndio; acidentes domésticos; primeiros socorros; trânsito; defesa civil e natação utilitária durante quatro meses. "Eles aqui têm toda essa orientação básica de primeiros socorros, de atendimento pré-hospitalar e sobretudo de cidadania”, revela o comandante Jair Carneiro.

O tenente bombeiro Oswaldo Pontes é secretário geral e supervisor de ensino do projeto Bombeiro Mirim. Ele revela que o programa é fruto de um convênio entre a Secretaria de Segurança e Defesa Social e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os alunos recebem um manual de instruções e o fardamento do curso. As crianças têm entre nove e onze anos e chegam ao Corpo de Bombeiros por meio de parceiros que assistem comunidades com altos índices de vulnerabilidade.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário