quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mostra de Jonas Lourenço na Estação Cabo Branco homenageia João Pessoa


O artista plástico e arquiteto Jonas Lourenço abre nova mostra de artes nesta quinta-feira (4), às 19h, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A mostra intitulada “Filipéia” fica aberta para visitação pública de terça à sexta-feira das 9 às 21h, e sábado e domingo das 10h às 21h, até o dia 30 de agosto.

A mostra faz parte das comemorações do 426º aniversário da cidade de João Pessoa e leva o título nome da cidade “Filipéia”, que em 1600 chama-se Filipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem ao Rei Felipe da Espanha.

Em “Filipéia” o visitante vai encontrar pinturas, esculturas e instalações que retratam a cidade de João Pessoa e seus monumentos históricos e arquitetônicos. O novo trabalho se insere na arte urbana, através dos signos e técnica do grafitti. Cada uma das obras é ligada ao olhar do arquiteto que ajuda a dar forma a exposição: tornar a representação liberta de um olhar preciso, desfazendo da capacidade de captar os elementos que individualizam a imagem, seja do monumento ou paisagem que é recortado e eternizado na tela.

Jonas Lourenço comenta no texto de abertura da mostra que a exposição está ligada aos sentidos, de apropriação e perda do mundo, as figuras, segundo ele, são usualmente riscadas, vazadas ou ocultas em sombras, abstrações às avessas do encantamento com a faculdade da visão. Filipéia mostra uma pintura urbana, hora geométrica, hora orgânica. Cada um desses trabalhos também traz em potência, contudo, o afastamento da acomodação do estilo, a busca inquieta pelo que sempre se esconde atrás e além da imagem perfeita que se espera.

Jota Alves/Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário