quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Moradores dos sítios Quati e Mata Limpa denunciam abandono da administração municipal






Nesta quarta-feira (17), as equipes do Portal Independente e da Rádio Constelação FM estiveram mais uma vez visitando a zona rural de Guarabira. Desta vez a nossa equipe esteve nos sítios Quati e Mata Limpa.

No Quati a população denunciou o abandono do Colégio Municipal de Ensino Fundamental José Dias de Araújo. Construído há mais de 30 anos, na administração de Roberto Paulino e restaurado pelo ex-prefeito Jader Pimentel.

As paredes sujas, o mato já tomou conta das calçadas e do local destinado para o recreio das crianças. As escadas com buracos enormes podendo causar uma grave lesão numa criança em caso de acidente, além da falta de merenda. A praça do Quati também enfrenta diversos problemas em sua estrutura.

Segundo o presidente a associação dos moradores do sitio Quati, João Fragoso, os moradores já foram mais assistidos por administrações municipais. “ Antigamente tinha posto funcionando, uma boa escola e os moradores eram felizes.” Explica Fragoso.

João Fragoso disse que já procurou o secretário de Agricultura João Pontes, mas não foi atendido.

- “Procurei o secretário João Pontes, mas ele nunca atendeu meus pedidos.”

O presidente da associação do Quati denuncia a situação das estradas.

- “Peço a prefeitura e aos secretários que resolvam este problema. Só se passa aqui de jumento! Estamos abandonados!” Afirmou Fragoso.

Finalizando João Fragoso denunciou que a mais de 30 dias a escola municipal José Dias de Araújo está sem merenda.

- “Mais de um mês sem merenda aqui na escola, não sabemos mais a quem procurar. Nunca a prefeita nem seus secretários vieram aqui.” Finalizou.

Do Quati fomos pra o sitio Mata Limpa e lá conversamos com o senhor Odair Araújo (38). Ele fala sobre a falta d’água:

- “Não há diferença entre Quati e Mata Limpa. Só temos a água da chuva pra tomar, os açudes estão sujos. Tem um trator que trás a água, mas nós somos proibidos de consumir a água.”

Odair ainda desabafa:

- “Para a prefeita a gente não existe. Tem os impostos e ela não usa pra ajeitar nossa situação.”

Ainda sobre a falta d’água, o morador explica que já tentou resolver este problema:

- “O padre já falou pra cavar um poço pra nos ajudar, mas a prefeita disse que só cava se for dentro da área do memorial Frei Damião. Onde cavar dá água, não sei o que a prefeita pensa já que não resolve nossos problemas.”

Odair Araújo que também é comerciante, fala dos problemas do Memorial Frei Damião:

- “Ao redor do memorial só tem lixo e mato. Um dia desses até uma cobra assustou os romeiros, isso por culpa do lixo e do mato. Antigamente era muito bom, hoje os comerciantes estão abandonados.” Finalizou.

Já no final ouvimos o vereador Marcelo Bandeira que comentou os problemas dessas comunidades.

- “São vários problemas, mas o da água é o mais sério. O abastecimento d’água no Quati e em Mata Limpa é municipalizado, ou seja é de responsabilidade da prefeitura de Guarabira. Eu já pedi, agora imploro para a prefeitura resolver este problemas.”

Marcelo dá uma idéia para resolver o problema da falta d’água:

- “Só se o estado assumir este abastecimento, pois a prefeitura não tem responsabilidade.”

O parlamentar comenta outros problemas das comunidades.

- “O médico só atende no memorial, as estradas estão terríveis e o Frei Damião está coberto de sujeira.”

O vereador comentou ainda o corte na verba que traria a Universidade Federal para Guarabira (UFPB).

- “Guarabira é grande, tem que pensar no futuro. Até requerimentos já fizemos pedindo a chegada da universidade. Queremos providências para essa luta não acabar.” Finalizou Bandeira.

Marcelo Bandeira ressaltou que na sessão ordinária desta quinta-feira (18) levará todos esses problemas para serem discutidos na Câmara Municipal.

Levi Ramos/Portal Independente

Um comentário:

  1. São várias comunidades que já disseram q não conhecem a Prefeita Fátima. Como administrar uma cidade se não a conhece? Parabéns Bandeira por está sempre presente nas suas base.

    ResponderExcluir