terça-feira, 18 de maio de 2010

Em Mari: Mobilização contra o abuso e a exploração sexual infantil


Hoje (18) é um dia de alerta, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.
Para divulgar a data, o Município de Mari realizou várias atividades entre os dias 08 e 14 de maio, envolvendo várias secretarias e entidades ligadas ao desenvolvimento e proteção à infância, além da sociedade civil organizada e a população em geral.
Dentre as atividades desenvolvidas, foram realizadas palestras sobre as formas de abuso sexual contra as crianças e adolescente, ajudando a detectar sinais que possam levar a identificação de casos pelos pais ou profissionais. As Escolas da rede municipal de ensino envolveram os alunos em atividades de pesquisa e elaboração de cartazes e pequenas dramatizações sobre o tema.
Durante esse período, o Programa projovem adolescente com o apoio do Departamento de Cultura do Município, percorreu os bairros da cidade exibindo o filme “Anjos do Sol”. O filme trata sobre a exploração sexual infantil, através da história de uma menina de 12 anos, que após ser vendida pelos pais, é levada para um prostíbulo.
Como resultado dessa semana de mobilização, no dia 14 realizou-se uma grande caminhada pelo centro da cidade organizada pela Secretaria do Trabalho e Ação Social, com a participação do CRAS/PAIF, Secretarias de Educação, Saúde, Administração, PETI programa de Erradicação do trabalho Infantil), Agentes Comunitários de Saúde, Conselho Tutelar e Grupos de Idosos, entre outras.
A Caminhada teve início no coreto do centro da cidade, seguindo até o largo da igreja matriz, onde as escolas apresentaram os trabalhos realizados pelos alunos, dramatizações e falas de alerta para a problemática do abuso e exploração sexual de Crianças e adolescentes e a importância de denunciar os casos existentes às autoridades.

Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário