domingo, 2 de maio de 2010

Retratos do descaso: Praças de Guarabira são abandonadas pelo governo “Povo do Bem”


As praças de Guarabira estão abandonadas. A afirmativa pode ser constatada por qualquer guarabirense ou visitante que tiver o cuidado de observar os espaços públicos destinados ao lazer.

Não foi por acaso que o vereador Nel das Tintas, aliado da prefeita Fátima, apresentou um requerimento solicitando a recuperação de uma delas. Nel quer a reforma da praça que fica em frente ao ginásio de esportes ‘O Zenobão’. “Aquelas pessoas que ficam naquela Praça do Zenobão merecem um local digno e bem mais cuidado e meu intuito é trabalhar em prol do povo, na gestão de quem quer que seja”, argumentou o parlamentar.

Digamos que a prefeita não esteja interessada em cuidar do Zenobão e seu entorno pelas razões óbvias: o equipamento de prática do desporto carrega a nomenclatura do aumentativo do deputado Zenóbio. Mesmo que não justifique, mas Fátima deve achar que embelezando o Zenobão vai fazer fita pra seu algoz. Só posso encontrar com esse raciocínio os motivos de deixar às traças o ginásio e de quebra lotear para o estacionamento os mais achegados.

A praça que pode ser vista nas fotos é identificada por um misto de Praça dos Pombos, João Pessoa e Bambuluá. Fica no coração da cidade.

Quando cheguei por aqui, no ano de 2003, essa praça havia sido construída há pouco tempo e tornou-se um cartão postal. Os visitantes usavam a praça como paisagem para posar para fotografias. Meninas, moças e rapazes gastavam baterias e cartões de memória (são cada vez mais raros os filmes) das máquinas de tanto tirar foto para o Orkut. Tudo na Praça Bambuluá.

O tempo passou e Léa deixou a Prefeitura no final de 2004 e a primeira providência da sucessora foi autorizar a construção de uma barraca no meio da praça, descaracterizando o projeto original. Não fosse a inquietude do ex-vereador Aedson Cunha, que provocou o Ministério Público para não construir o monstrengo naquele local, teria ficado muito mais do que é hoje.

Os primeiros 4 anos de Fátima se passaram, entramos no sexto ano e o resultado é lamentável. As nossas praças fazem vergonha. Não dá sequer para prosear num final de tarde com um amigo porque os bancos estão arrebentados.

Até onde esse desrespeito aos guarabirenses vai continuar não se sabe.

Afinal para quê praça quando se tem carro importado e de luxo, comprado com o dinheiro dos nossos impostos, para desfilar pelas ruas da cidade?

Jota Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário