sábado, 30 de junho de 2012

Guarabira: Convenções do PMDB e PSDB homologam nomes de seus candidatos a prefeitos, vices e vereadores

Convenção do PSDB no Ginásio o "Zenobão"


Convenção do PMDB no ginásio do Osmar de Aquino

Fotos portal midia e fatoafato

Postado por Cid Cordeiro

Alagoinha: Convenções do PHS e PMDB movimentaram à tarde de sábado

À tarde de sábado (30) foi bastante movimentada com as convenções partidárias que homologaram os nomes dos candidatos a prefeitos, vices e vereadores.
Foi uma verdadeira festa da democracia.

Convenção do PMDB
A chapa da oposição formada tem Davi de Oliveira para prefeito e a vice Luzia Guedes.

Convenção do PHS

A chapa da Situação formada tem Alcione Beltrão para prefeita e o vice Alírio Pontes.

Fotos Cristiano Alves e portal independente


Cid Cordeiro

Aliados da prefeita “choram” a confirmação de Zé do Empenho para vice na chapa de Zenóbio. Torcem e criam factóides de desunião

A partir do anúncio do nome do vereador Zé do Empenho como vice na chapa da Oposição o mundo caiu para aliados do grupo da prefeita Fátima e a dor de cotovelo tomou conta.
Durante todas as entrevistas o pré-candidato Zenóbio deixou bem claro que acabaria em Guarabira com essa nefasta história de povo do bem e povo do mal, uma verdadeira forma de segregação. Diante de tantos nomes com capacidade e densidade eleitoral, a escolha ficou difícil.
Porém, Zenóbio sempre acreditou que seus companheiros pensariam grande e que a reconstrução de Guarabira superaria qualquer desejo pessoal. Foi o que aconteceu, para desgosto dos que plantavam e requentavam insistentemente boatos nas redes sociais e blogs a serviço do governo.
Tudo indica que a convenção que acontecerá no ginásio “Zenobão” , neste sábado (30), homologará a chapa da Oposição com Zenóbio e Zé do Empenho entusiasmará toda militância e será o pontapé inicial de uma grande disputa eleitoral.

E depois os que alimentam o ódio, a desunião, as fofocas, os boatos entre as famílias irão cair no ostracismo, na solidão.
Nem só de pão vive o homem...

Cid Cordeiro

Guarabira: Zé do Empenho é o vice de Zenóbio



O pré-candidato a prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, anunciou neste sábado(30), no programa Passando a Limpo, que o vereador Zé do Empenho comporá como vice a chapa da Oposição para disputa do governo municipal nas eleições 2012.

Cid Cordeiro

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TCE-PB entrega lista de gestores com contas reprovadas à Justiça Eleitoral

O Tribunal de Contas da Paraíba entregou na manhã desta sexta-feira (29) à Justiça Eleitoral uma lista com os nomes dos gestores públicos que tiveram suas contas rejeitadas pela corte nos últimos oito anos. A entrega do documento foi feita pelo corregedor do tribunal, conselheiro Umberto Silveira Porto.

Segundo o TCE, a lista contém 855 nomes que tiveram contas com pareceres contrários do Pleno ou foram desaprovadas em sessões de Câmaras Deliberativas do órgão desde julho de 2004. O documento foi entregue por Umberto Porto ao vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador José Di Lorenzo Serpa.

Ainda conforme o Tribunal de Contas, a lista com os gestores que tiveram as contas reprovadas poderá ser consultada no site do órgão.

A Lei da Ficha Limpa, que vai estar em vigor nas eleições desse ano, barra a candidatura de gestores que tiveram contas reprovadas pela corte de fiscalização. Mas cabe à Justiça Eleitoral determinar se eles ficarão ou não inelegíveis.

Do G1PB

Vídeo mostra ginásio Zenobão com papelão tapando buraco em porta de vidro

O blog flagrou uma situação que persiste há meses numa das mais tradicionais praças de esporte da região do Brejo. O ginásio poliesportivo Zenobão, em Guarabira, vive situação inusitada que desnuda o mais agudo abandono por parte do poder público municipal.

Além de apresentar buracos nas paredes por toda parte e janelas arrebentadas, a porta da entrada principal teve parte danificada. A gestão atual encontrou uma forma de baratear o reparo e determinou que fosse colocado um pedaço de papelão para tapar o buraco na porta de vidro e evitar que répteis e outros animais façam morada no ambiente.

Veja o vídeo

A região do Brejo sofreu transtornos por causa das chuvas caídas nos últimos dias na PB

Casas desabaram em Pilões

As fortes chuvas que caíram nos últimos dias na Paraíba também causaram transtornos na região do Brejo. A cidade de Pilões foi uma das mais afetadas. As chuvas provocaram um deslizamento de terra num conjunto habitacional; duas caíram e outras cinco ficaram com a estrutura comprometida. Apesar de as casas terem caído, ninguém se feriu, já que as moradias ainda não estavam habitadas.

O corpo de Bombeiros foi acionado e interditou as demais residências atingidas e os morados retirados e levados para casas de parentes. A tenente Vivicléia, do corpo de Bombeiros de Guarabira, disse que a área onde foram construídas as moradias oferece risco e as famílias tiveram de deixar as casas.

Por meio de sua assessoria, a Prefeitura de Pilões informou que o terreno onde ocorreu o deslizamento foi invadido por moradores e as casas construídas sem licença da Prefeitura, mas prometeu trabalhar para regularizar a situação.

A cidade do Ingá, cortada pela Rodovia PB/090, também foi afetada. A correnteza arrastou a cabeceira da ponte de acesso à ao município e milhares de pessoas estão prejudicadas. A central de monitoramento de precipitações pluviométricas da Cagepa no Brejo informou que até hoje já choveu 250 milímetros no mês de junho, muito acima da média. A barragem de Tauá, que abastece Guarabira e mais três municípios, já está sangrando. Também sangrando a barragem de Araçagi, que aguarda conclusão da adutora e a de Sapé, responsável pelo abastecimento de seis municípios. As demais acumularam volume considerável de água.

Jota Alves

Ricardo e Darc Bandeira desistem de disputar as eleições em Mulungu

O vice-prefeito de Mulungu, Ricardo Bandeira e sua esposa, vereadora Darc Bandeira, desistiram de participar do processo eleitoral desse ano. O anúncio foi feito em entrevista concedida aos repórteres Rudney Araújo (Rádio Cultura) e Jota Alves (Constelação FM), na manhã desta sexta-feira (29).

Darc era pré-candidata a prefeita pelo PSB e tinha acordo com o grupo liderado pelo ex-prefeito Achiles Leal, que tem seu filho, Fernando Leal como pré-candidato a prefeito de Mulungu. O melhor avaliado em pesquisa seria o candidato. Foram feitas duas pesquisas, Darc venceu uma e Nando ganhou outra.

Como não chegaram a um consenso, Ricardo e Darc sentaram com os familiares e amigos e decidiram dar uma pausa na política e não vão disputar mandato eletivo nas próximas eleições. “Isso é uma decisão pessoal e não vamos participar da política nos próximos quatro anos. Conversamos com nossos familiares, comunicamos a deputada Léa, a Zenóbio e nossos amigos de Mulungu e não seremos candidatos”, assegurou Darc.

Perguntada a respeito da posição política que vai defender no próximo pleito, Darc revelou que não irá interferir na decisão partidária. “Sou filiada ao PSB, Ricardo preside o PSD e nós não vamos interferir na decisão dos partidos que nos emprestaram solidariedade. Os presidentes das legendas tem total autonomia de acompanhar quem quiser”, disse a vereadora.

O vice-prefeito Ricardo Bandeira agradeceu o apoio obtido nas últimas campanhas eleitorais e disse que não guarda mágoas. “Na política temos os amigos e os menos amigos. Estamos saindo de cabeça erguida e permaneceremos na cidade, votando em Mulungu, mas sem participar da campanha”, disse Bandeira.

Jota Alves

TSE libera candidatura de quem teve contas de campanha reprovadas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou nesta quinta-feira (28), por quatro votos a três, pedido de 14 partidos para anular sentença da própria Corte que havia barrado das urnas os políticos que tiveram a prestação de contas da campanha de 2010 rejeitada pela Justiça Eleitoral. Com a decisão, os que tiveram contas de campanha rejeitadas, poderão concorrer às eleições municipais de outubro.

Por maioria, o TSE determinou que a desaprovação das contas “não é impedimento para obter a quitação eleitoral”.

Apesar de ter liberado quem está nessa situação para disputar as eleições, a Corte enfatizou que, se houver a comprovação de que as quitações foram forjadas pelos candidatos, a contabilidade será considerada "não-prestada". Neste caso, os concorrentes serão afastados da corrida eleitoral pela Justiça Eleitoral.

A situação dos candidatos com as contas rejeitadas havia começado a ser analisada na última terça-feira (26), mas o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista do ministro Antonio Dias Toffoli.

O magistrado havia pedido mais tempo para apreciar o caso quando o placar estava empatado em três a três. Falta apenas o voto de Toffoli para que o julgamento fosse concluído. Nesta quinta, o ministro retomou a apreciação do caso e votou pela reconsideração da sentença anterior.

Do G1

Cidade de Mari ganha academia da saúde

Maquete de academia

O prefeito do municipio de Mari-PB assinou na manhã desta quinta-feira, a ordem de serviço para construção de uma academia de saúde, na modalidade intermediária

O Ministério da Saúde aprovou o projeto de implantação da academia a partir de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde e os recursos foram destinados através de emenda do deputado federal Wilsom Filho, que assegurou um investimento de mais R$ 100 mil. As instalações físicas serão erguidas no centro da cidade, próximo ao Colégio José Paulo de França.

Prevenir é melhor que remediar. Esse velho ditado resume bem o sentido da Academia da Saúde, mais uma ação da Prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde. O novo espaço público será destinado às práticas corporais, atividades físicas, de lazer e modos de vida saudáveis.

A academia vai contar com sala de vivências, sanitários, chuveiros, salas de acolhimento, avaliação, ambientes adaptados para pessoas com deficiência física e uma vasta gama de equipamentos de ginástica. A academia da Saúde é mais um grande investimento de prevenção e promoção à saúde em Mari.

Uma pesquisa nacional apresentada pelo MS aponta que mais de 16% dos brasileiros são sedentários, ou seja, pessoas que não fazem nenhuma atividade física no tempo livre, nem mesmo nos deslocamentos diários ou em atividades como a limpeza da casa e outros tipos de trabalho.

Os dados também mostram que, nos períodos de lazer, 25,8% dos brasileiros passam três ou mais horas em frente à TV, durante cinco ou mais vezes por semana. Além disso, apenas 15% dos adultos são ativos no tempo livre, com maior proporção entre homens (18,5%) na comparação com as mulheres (12%).

Outro indicador preocupante da pesquisa se refere ao sobrepeso e à obesidade: 48% dos brasileiros estão acima do peso e, desses, 15% são obesos.

Ascom/Manuel Batista

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Confira nomes dos presos e detidos por fraude em licitação na operação Pão e Circo, da Polícia Federal

O Ministério Público divulgou na tarde desta quinta-feira (28), uma relação com os nomes de todos os envolvidos em suposto esquema fraudulento na contratação de bandas e produção de eventos, que acabou com a prisão de três prefeitos paraibanos na operação denominada Pão e Circo.

Foram alvo de mandados de prisão


Ozimar Berto de Araújo
Maria do Carmo Régis de Araújo
Daniel Gomes da Silva
Felipe Silvestre Pordeus
Márcio de Melo
Djalma da Silva Toscano
Andressa Ingrid Amâncio de Lima
Severino Justino da Silva (“Menudo”)
Marcos Antônio Bezerra da Silva
Geraldo Félix da Silva
Carlos Abílio Ferreira da Silva
Gilmar Sales Cordeiro
Renato Mendes Leite
Vinícius Lemos de Sousa Melo
Rosiberto Carlos da Silva Santos
José Walter da Costa
Lúcia de Fátima Lemos de Sousa Melo
Francisco de Assis de Melo
Jacy da Silva Mendonça
João Clemente Neto
Edivaldo Rodrigues de Lima (“Peninha”)
José Antônio Azevedo Melo
Antônio Edson da Silva (“Edinho”)
Marcos Elpídio Pereira Portela
Ednaldo de Sousa Lima
Manoel Ferreira Sobrinho
Marinézio Ferreira da Silva
Cláudia Izabel da Silva Maia

Deu no UOL: PF prende três prefeitos por desvio de recursos públicos no interior da Paraíba

João (Sapé), Renato (Alhandra) e Chiquinho (Solânea)

Três prefeitos de municípios do interior da Paraíba e outros sete servidores públicos foram presos na manhã desta quinta-feira (28), durante a operação Pão & Circo da Polícia Federal. A operação foi deflagrada com o objetivo de desarticular uma quadrilha que desviava recursos públicos em 13 cidades do Estado.

Foram presos os prefeitos Renato Mendes Leite (DEM), de Alhandra; João Clemente Neto (DEM), de Sapé; e Francisco de Assis de Melo (PMDB), de Solânea. Essa última cidade realiza uma das festas de São João mais tradicionais da Paraíba, com atrações nacionais.

O prejuízo estimado com as operações fraudulentas é superior a R$ 65 milhões. Dentre as irregularidades estão o desvio de recursos públicos federais, estaduais e municipais para custear eventos, shows pirotécnicos e montagem de estruturas em festas como emancipações políticas, São João, São Pedro, Carnaval e Réveillon.

Ao todo foram expedidos 93 mandados judiciais, sendo 65 de busca e apreensão, 28 de prisão temporária e mais cinco de condução coercitiva. Também há ordens de sequestro de bens móveis e imóveis, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) e pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).

Em nota, a PF informou que os investigados fraudavam licitações e processos de inexigibilidade de licitação através da utilização de empresas fantasmas e documentos falsos. O esquema contava com a participação de servidores públicos, e, em alguns casos, dos próprios prefeitos.
(Foto: montagem/portalmidia.net)

Do UOL

Como anda a saúde da prefeita Fátima Paulino?


Há duas semanas do afastamento da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino, para tratamento de saúde, até agora não há informação sobre o seu estado de saúde. A justificativa da licença é que a alcaide precisa cuidar da saúde e necessita de dois meses iniciais, podendo dobrar esse período.

Entretanto, não se sabe em que clínica dona Fátima está se tratando, se haverá a necessidade mesmo desse tempo todo e se seu estado clínico se agravou ou continua estável. Ninguém da assessoria da Prefeitura se habilitou até o momento a informar ao público, à plebe.

Ora, se Josa da Padaria essumiu as chaves da prefeitura porque a gestora está ou estava doente, que razões existem para esconder a quantas anda a saúde de dona Fátima? Pelo menos uma linha, o endereço da clínica e a previsão de retorno ao posto para o qual foi eleita e reeleita. É o mínimo que se espera.

Fosse Dilma a Globo estaria na porta da clínica informando ao público. Torço para que a senhora prefeita se recupere logo de seu problema de saúde. Entendo que a mídia toda deve ter essa preocupação, pois mesmo nos momentos mais agudos dona Fátima não precisou de tanto tempo para se tratar. A corrente de oração é de todos nós.

Jota Alves

MP vai formular TAC para ser assinado pela operadora Tim

Congestionamento de rede, problemas de cobertura, internet móvel que não funciona, chamadas que são interrompidas. Estas estão entre algumas queixas recebidas pelo Sistema de Proteção ao Consumidor, formado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e os Procons Estadual – juntamente com Procons municipais – , em relação aos serviços de telefonia móvel.

Nesta quarta-feira (27) as instituições fizeram uma reunião com representantes da operadora Tim para chegar a um acordo que vise a melhoria do solucionar problemas do serviço para os usuários paraibanos sem que se tenha que recorrer à Justiça. Neste primeiro encontro foram discutidos os assuntos que serão transpostos para um termo de ajustamento de conduta (TAC).

“Nosso interesse é evitar as falhas da telefonia e trabalhamos com o espírito da boa-fé, pois esperamos que a empresa solucione os problemas para os consumidores que sofrem e cobram um serviço de qualidade”, destacou o o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop) de Defesa do Consumidor, do MPPB, Leonardo Pereira de Assis.

A reunião foi comandada pelo promotor e contou com direcionamentos da secretária-executiva do Procon Estadual, Klébia Ludgério e do coordenador do Procon de João Pessoa, Emerson de Almeida Fernandes. Da Tim estavam presentes os advogados, Cristiano Kozan e Kainara do Nascimento, e o engenheiro, Demóstenes Araújo.

“A Tim precisa se dedicar mais à Paraíba, apresentar um plano de reestruturação, assim como fez a Oi. O que observamos é que não há investimentos na mesma velocidade com que captam os usuários”, frisou Klébia Ludgério.

Assessoria

Polícia Federal deflagra operação para combater fraude em contratação de bandas em Prefeituras da PB

Uma operação conjunta do Ministério Público da Paraíba, Polícia Federal e Civil, está sendo realizada desde às primeiras horas desta quinta-feira (28), em vários bairros de João Pessoa e cidades paraibanas.

O objetivo desta operação é desbaratar a fraude em contratação de bandas musicais durante os festejos juninos.

As primeiras informações são de que agentes da PF estão na casa da secretária de Finanças e tesoureidos da Prefeitura de Solânea. O prefeito da cidade, conhecido como Dr. Chiquinho está detido.

Foram registradas a presença de policiais federais em Sapé, Conde, Capim, Mamanguape e Boa Ventura. Ao todo, são 40 municípios paraibanos que estão na mira do PF.

Do Portal Correio

Ministério Público apura denúncias de irregularidades e recomenda suspensão de concurso, em Santa Rita

O Ministério Público da Paraíba recomendou e a Prefeitura Municipal de Santa Rita (na Grande João Pessoa) suspendeu o concurso público promovido no início de junho para o provimento de 200 vagas em 17 cargos na administração municipal. A recomendação integra o inquérito civil público instaurado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Santa Rita no dia 21 de junho para apurar denúncias de irregularidades no certame.

O prefeito Marcus Odilon Ribeiro Coutinho foi orientado a suspender o concurso até que sejam apuradas as supostas irregularidades. “Várias denúncias de graves irregularidades foram reportadas a este Ministério Público contra o concurso, com representações advindas inclusive da ouvidoria-geral do MPPB”, disse o promotor de Justiça Manoel Serejo.

Segundo ele, o inquérito foi instaurado para assegurar a igualdade de condições a todos que concorreram no concurso público. “O concurso público constitui-se uma regra moralizadora no recrutamento de cargos na administração pública. Vamos apurar as denúncias e, ao final, propor a medida administrativa ou judicial mais adequada ao caso. É de responsabilidade do gestor a obediência às normas ético-legais, às leis e aos bons costumes. A sua não observância ensejará o seu enquadramento a atos de improbidade administrativa”, explicou Serejo.

Uma das irregularidades denunciadas diz respeito à ausência das questões sobre conhecimentos específicos na prova para o cargo de arquiteto. Das 40 questões previstas, os candidatos só puderam responder a 36, que tinham menor peso.

Em relação ao cargo de auditor fiscal, foi denunciada a incompatibilidade entre a lei que cria o cargo (e que exige apenas que o candidato tenha nível superior) e o edital, que restringiu a concorrência aos graduados em Direito ou Administração ou Economia ou Contabilidade.


Licitação
A Promotoria de Justiça também expediu notificação à comissão do concurso recomendando a suspensão do concurso e solicitando o envio de esclarecimentos escritos no prazo de dez dias. A comissão de licitação também foi notificada para disponibilizar ao MPPB todos os documentos referentes à licitação para contratação da empresa organizadora do concurso.

Ascom/MP

Governo inaugura UPA de Monteiro e vai beneficiar mais de 61 mil

O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta quinta-feira (28), às 16h, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Monteiro, que vai beneficiar mais de 61 mil pessoas das cidades de Zabelê, São Sebastião de Umbuzeiro, Camalaú, São João do Tigre, Prata, Ouro Velho e Monteiro. A inauguração contará também com a presença do secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza.

Na unidade de saúde, será prestado atendimento diário de 24 horas aos pacientes em situação de menor gravidade. A instalação da UPA é resultado de uma parceria entre os Governos do Estado, Federal e Municipal. Foram investidos na obra e na compra de equipamentos R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1,4 milhão pelo Ministério da Saúde; R$ 300 mil pelo Governo do Estado, por meio do Pacto pelo Desenvolvimento Social, e R$ 700 mil pelo município de Monteiro. Para a manutenção da unidade serão investidos mensalmente R$ 300 mil, sendo R$ 100 mil do Governo estadual, R$ 100 mil do Governo federal e R$ 100 mil do Governo municipal.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Waldson Dias de Souza, a UPA vai contribuir para a organização dos atendimentos de urgência e emergência e funcionará como uma porta de entrada para os atendimentos de urgências pediátricas e clínicas. “É importante destacar que a UPA não é um hospital ou Posto de Saúde da Família (PSF), mas um suporte assistencial para urgências e emergências clínicas, evitando que o usuário faça uso dos hospitais de maior complexidade do Estado. O objetivo é resolver mais de 80% dos casos que derem entrada, além de reduzir o número de transferência de pacientes”, explicou o secretário.

Ele adiantou que o principal foco da UPA é atender os casos de urgência em que a distância ou a demora tendem a causar um maior prejuízo ao estado clínico do paciente. “Com isso, pode-se diminuir o excesso de pacientes nos hospitais e fornecer um atendimento de melhor qualidade aos pacientes”, argumentou.

Para a diretora administrativa da Unidade de Saúde, Adalgisa Maria Gadelha Vale Granjeiro, a implantação representa um grande avanço para o serviço de urgência e emergência no local, o que não acontecia antigamente “Em tempos anteriores, todos os casos de urgência e emergência eram encaminhados para o hospital regional, o que causava superlotação. Com a UPA, essa realidade vai mudar e, o melhor de tudo, vai desafogar o hospital. Além disso, é um serviço novo que vai facilitar o acesso da população ao SUS”, comemorou a diretora.

Secom

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Léa Toscano é aniversariante do dia

O blog parabeniza a deputada Léa Toscano pela passagem de seu aniversário nesta quarta-feira (27). Ela foi a primeira mulher a governar a cidade de Guarabira. Administrou o município de 1997 a 2004 e fez uma das mais exitosas gestões da história de Guarabira.

Foi Léa, como prefeita, quem construiu o Memorial de Frei Damião, a maior homenagem prestada ao Andarilho do Nordeste. A aniversariante também desenvolveu o ensino com a construção de diversas escolas e atuou fortemente em investimentos em saúde e infraestrutura.

O desejo que Deus possa abençoar a deputada e que lhe proporcione saúde para trabalhar mais ainda na defesa dos interesses da região.

Equipe Nacola.net

Mandante do assassinato de Batista Neto é condenado a 15 anos e defesa anuncia que vai recorrer

Após 10 horas de julgamento, o mandante do assassinato do radialista Batista Neto que começou sua carreira profissional na rádio Constelação FM de Guarabira, Miguel Paiva da Silva, foi condenado a 15 anos de prisão, nesta terça-feira (26).

A defesa disse que vai recorrer da decisão. Mesmo sendo condenado, o réu Miguel Paiva da Silva vai responder em liberdade.

Além do mandante, mais quatro pessoas estariam envolvidas na execução do radialista. Batista Neto foi morto com três tiros no peito dentro de casa em julho de 2005. Ele deixou cinco filhos, um deles, à época, tinha apenas 2 anos e sete meses.

Segundo o Ministério Público, o atropelamento de um filho de Miguel Paiva, pelo radialista, ocorrido na cidade da Baia da Traição, foi o motivoação para que o acusado tivesse encomendado a morte. Batista Neto trabalhava na Rádio Correio do Vale FM, em Mamanguape, quando o crime aconteceu.

Jota Alves
Com informações do Portal Correio

terça-feira, 26 de junho de 2012

Presidente garante que água distribuída em João Pessoa está dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde

O presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, reafirmou, na manhã desta terça-feira (26), durante entrevista coletiva, que a água distribuída pela Companhia na cidade de João Pessoa atende todos os padrões de potabilidade exigidos pela portaria 2914/2011, do Ministério da Saúde, que é obedecida por todas as companhias de abastecimento do País.

Os esclarecimentos foram prestados após divulgação de um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Campinas (Unicamp), que aponta para a possibilidade de que a água distribuída em 16 capitais brasileiras estaria apresentando contaminação por substâncias que ainda não constam na portaria reguladora do Ministério da Saúde, a exemplo de cafeína e agrotóxicos.

“Quero tranquilizar a população de João Pessoa no que se refere à qualidade da água distribuída pela Cagepa na Grande João Pessoa. A água que servimos atende, criteriosamente, aos padrões estabelecidos pela portaria do Ministério da Saúde, que está em vigor desde o ano passado”, assegurou Deusdete.

O presidente da Cagepa preferiu não contestar a pesquisa, porém, deixou claro que apenas o Ministério da Saúde tem a prerrogativa de modificar a portaria 2914/2011, que garante a qualidade da água distribuída pelas companhias de abastecimento de todo o Brasil.

“Esses índices são regulamentados pelo Ministério da Saúde e, nós, enquanto empresas de fornecimento de água, temos que aguardar uma decisão do órgão federal. No momento, o que temos feito é tão somente obedecer o que determina a portaria vigente”, disse Deusdete Queiroga.

Presente à coletiva, a química industrial Ana Carolina Lemos, gerente de Controle de Qualidade e Tratamento de Água da Cagepa, enfatizou que até agora a Companhia não teve acesso aos dados técnicos da pesquisa. Ela adiantou que a empresa já está acionando a Unicamp a fim de ter acesso a mais detalhes do estudo.

“Não foram divulgadas nem as concentrações dos parâmetros analisados, nem os locais de coleta das amostras pesquisadas. Portanto, como não existem ainda padrões estabelecidos por uma nova portaria do Ministério da Saúde, os valores encontrados podem ter sido apenas traços ou valores permissíveis, que não trazem risco à saúde da população”, observou.

Ana Carolina explicou que o tratamento da água feito pela Cagepa em suas estações é o mesmo utilizado em todo Brasil. “O processo que utilizamos em nossas estações de tratamento consiste nas etapas de clarificação, através da coagulação; floculação; decantação e filtração, com aplicação do coagulante Sulfato de Alumínio, além da correção de pH com a cal hidratada e desinfecção com cloro gasoso”, declarou.

Secom

Esposa do presidente da Assembléia vai disputar as eleições como vice pela oposição na cidade de Belém


O fato político relevante na região do Brejo foi a homologação, no final de semana, da chapa de oposição na cidade de Belém. A convenção do PSB confirmou o ex-deputado Tarcísio Marcelo para disputar a Prefeitura daquele município tendo a sua cunhada, Crisneilde Rodrigues, esposa do presidente da Assembléia Legislativa, Ricardo Marcelo, como companheira de chapa.

Em seu discurso, Tarcísio disse que aquele era um momento histórico em sua vida e em sua carreira política. Ele garantiu que fará uma campanha propositiva discutindo com a sociedade as soluções para os problemas do município.

O evento partidário contou com as presenças do deputado federal Efraim Filho, do presidente da Assembléia, Ricardo Marcelo e do vice-governador Rômulo Gouveia.

Pelo agrupamento situacionista, liderado pelo PMDB, o atual vice-prefeito, Edgard Gama, vai tentar suceder o prefeito Roberto Flávio. A vereadora Betânia Barros, do PC do B, deverá ser confirmada como vice na chapa governista.

Jota Alves

Alcione Beltrão é elegível sim!

Alguns blogueiros pouco avisados estão vinculando notícias inverídicas acerca da pré-candidatura da atual Prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, afirmando que Ela é inelegível, causando alvoroço na Cidade.

Não negamos que as suas contas de campanha relativas ao ano de 2008, foram reprovadas, mas isto não impede a sua candidatura em 2012, senão vejamos a explicação jurídica do caso.

Inicialmente, cumpre registrar que a pretensa pré-candidata possui todos os documentos exigidos pela lei eleitoral e, dentre outros, está de posse da certidão de quitação eleitoral.
Em segundo lugar, não há que se falar em rejeição de contas de campanha relativas ao ano de 2008, como fato impeditivo a sua candidatura. A Lei Complementar nº 135 que deu nova redação a LC nº 64/90, restou publicada somente em 04.06.2010. Na verdade, a restrição trazida pela Lei deveria abranger, apenas, as eleições deste ano, todavia, o STF em decisão isolada, estendeu seus efeitos ao pleito de 2010, ano de sua publicação, decisão, inclusive, muito criticada pela comunidade jurídica por ferir frontalmente princípio da anualidade da lei eleitoral.

Na mesma vertente, não há que se falar, frente ao ordenamento pátrio vigente, a exceção de matéria penal, que uma lei retroaja, tendo aplicação a fatos pretéritos, sob pena de ferir a coisa julgada e por em risco a segurança jurídica.
Sob outro prisma, a Resolução 23.376 de 01.03.2012 do TSE, em seu art. 52, se refere às contas da campanha deste ano, tanto é verdade que a ementa está assim redigida: “Dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos, candidatos e comitês financeiros e, ainda, sobre a prestação de contas nas eleições de 2012. Grifei.

A atual Prefeita de Alagoinha, foi alvo de várias ações de investigação, entretanto, nenhuma conseguiu provar, sequer, uma mera irregularidade nas contas de 2008, em todas, sem exceção, saímos vitoriosos e não será diferente em 2012.

Marinaldo Bezerra Pontes
Advogado Especialista em Direito Eleitoral

Partidos de Oposição de Guarabira realizam convenção no sábado

Está marcada para acontecer no próximo sábado (30), a convenção conjunta do PSDB e dos demais partidos aliados que compõem o bloco de oposição na cidade de Guarabira. Ao todo são 12 partidos que homologarão a candidatura de Zenobio Toscano para prefeito.

O cenário do evento será o ginásio de esportes "O Zenobão", começando às 18 e término previsto para às 22h. Na ocasião, além de homologar os nomes que farão parte da chapa majoritária, os nomes dos candidatos a vereadores também passarão pelo mesmo processo. Tambem será anunciado o nome do vice.


Editais de Convocação

Extra, extra!


Em breve tem novidade na grande rede. Está em fase de acabamento a criação de um portal de notícia para ampliar a cobertura dos fatos através da internet na região do Brejo.

Vale a pena aguardar pra conferir.

Começa hoje a 2ª Quermesse das Escolas do Município de Mari

As escolas da rede municipal de ensino da cidade de Mari realizam nos dias 26 (terça) e 27 (quarta), a sua 2ª Quermesse.

O evento será realizado no centro da cidade com inicio sempre às 19:00h e deverá contar com as tradicionais barracas de comidas típicas, jogos e diversões, além de apresentações de quadrilhas juninas organizadas pelas unidades escolares e muito forro pé de serra durante as duas noites do evento. Várias. Também estão sendo aguardas várias quadrilhas de outras cidades.

A ‘2ª Quermesse das Escolas do Municipio de Mari’ é organizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, com a participação das unidades escolares e o apoio da Secretaria de Ação Social e do Departamento de Cultura.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 26/06 (TERÇA-FEIRA)
- Arraiá da Escola Aguinaldo Pontes
- Arraiá do Centro Educacional
- Arraiá alegria, alegria da Escola Nova Esperança
- Arraiá xote baião da Escola Tiradentes
- Quadrilha fogueira nordestina – Sapé
- Quadrilha Coronel José Lins – Pilar
- Show de forró pé de serra com o trio Devaneio Nordestino

DIA 27/06 (QUARTA-FEIRA)
- Arraiá xote baião da Escola Tiradentes
- Arraiá da Ação Social
- Quadrilha paixão nordestina – Cajá
- Quadrilha Diamante Negro – Capim
- Quadrilha União jovem de Vila Nova – Cajá
- Show musical: Banda Morena levada

Manuel Batista/COORDCOM

Prefeita Alcione Beltrão, entra no ar, rebate notícia requentada sobre inelegibilidade nas eleições 2012

A prefeita de Alagoinha, Alcione Beltrão, participou nesta terça (26), por telefone, do programa matinal da Rádio Guarabira FM para esclarecer mais uma vez informações que ela não poderia ser candidata à reeleição ou que segundo o blog: fatoafato.com

OPINIÃO DO BLOG”Isso posto, parece que a própria Alcione, como mulher inteligente, sabe do risco a correr caso insista na candidatura a prefeita de Alagoinha. Sua possível eleição pode ser do tipo: “Ganhou, mas, não levou”.

Ela esclareceu que essa possibilidade não existe e que qualquer pessoa, se achar necessário, pode tomar conhecimento da sua certidão de quitação eleitoral no Cartório Eleitoral.

A tal alegação de que não houve abertura de conta é verdadeira. Porém, seguida de orientação do próprio funcionário do cartório na época.

Qual o interesse de plantar e requentar esses boatos?

Em verdade, pouco importa.

O que importa é que a prefeita Alcione convidou a todos para participarem do São Pedro na comunidade do Nova Alagoinha, na próxima quinta (28) e acompanhar pelo 5º ano consecutivo a Quadrilha “A Favorita”.

Além disso, convidou todos para a Convenção do PHS, no Clube 1º de Março, sábado (30), em Alagoinha.

Cid Cordeiro

Reforma de mercado, anunciado pela Prefeitura, não muda rotina de feirantes





O Portal Independente fez visita ao mercado público de Guarabira depois de inauguração de reforma, executada pela Prefeitura, e constatou que a obra não mudou o aspécto fétido do ambiente.


veja a matéria:

A atual administração de Guarabira inaugurou no último dia 12 deste mês uma pequena reforma em um dos galpões do Mercado Público da cidade. Porém, a obra é visivelmente um paliativo para um município do porte da rainha do brejo.

Além de ter sido apenas em um dos diversos galpões do mercado, estruturalmente não foi feita nenhuma mudança significativa. Muitos comerciantes da área demonstraram frustração ao ver que apenas uma pequena parte do mercado - de um dos mercados - sofreu intervenção e já foi inaugurada.

A atual gestão ver o mercado como algo tão pequeno, que não se planejou para realizar uma obra digna de grandes centros e a qual o município já merece há muito tempo: ao invés de fazer um paliativo reconstruir o local como um verdadeiro e organizado centro comercial, com todas as especificidades que lhe conferem como mais pavimentos, estacionamento, praça de alimentação, entre outros.

Qualquer cidadão que fizer sua feira mal perceberá a “grande obra”, pois o lixo continua tomando conta dos corredores do mercado, animais ficam soltos por todos os lados, a falta de padronização dos vendedores é mais que evidente, quando chove não há escoamento adequado e não falta lama, os banheiros se assemelham a cavernas de imundice, vários corredores são estreitos, reboco caindo aos pedaços entre outros.

Do Portal Independente

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Figuras ímpares na política

O relógio na parede marcava um pouco mais de 22 horas, último domingo (25). O pré-candidato a prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano e a prefeita de Alagoinha, Alcione e pré-candidata à reeleição conversavam reservadamente.

O teor da conversa? Política com certeza.
Ambos estarão no próximo sábado (30), realizando suas convenções partidárias.

Zenóbio acompanhado de sua esposa, a deputada Léa Toscano, visitavam a cidade nos festejos juninos realizados pela prefeitura.

Cid Cordeiro

Senador do PT de Pernambuco, Humberto Costa, pede a cassação de Demóstenes

No relatório lido no Conselho de Ética, o senador do PT de Pernambuco recomenda a perda do mandato do colega goiano, envolvido com o esquema do bicheiro Carlinhos Cachoeira

Rudolfo Lago, Congresso em Foco

Nas 77 páginas do seu relatório no Conselho de Ética do Senado, Humberto Costa pede a cassação do mandato de Demóstenes Torres (ex-DEM-GO) por quebra de decoro parlamentar.

Humberto acusa o senador de mentir em plenário – o que já é motivo para cassação do mandato – quando negou qualquer envolvimento com o esquema de exploração de jogo ilegal do bicheiro Carlinhos Cachoeira.
O senador pernambucano também diz que Demóstenes colocava seu mandato a serviço do esquema de Cachoeira

Postado por Cid Cordeiro

Lula diz que não se arrepende de fotografia com Maluf

SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira que ‘não se arrepende nem um pouco’ da fotografia tirada ao lado do deputado federal Paulo Maluf (PP). Na fotografia Lula cumprimenta Maluf, observado pelo candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

O ex-presidente ainda disse que ‘vai morder a canela dos adversários’. Mesmo com dificuldade para falar por causa dos efeitos do tratamento contra o câncer na laringe, Lula discursou por 20 minutos e, de forma indireta, tentou explicar a motivação da aliança com Maluf. Lembrou da escolha de José de Alencar, um empresário, para seu vice na eleição de 2002.

- Se eu ficasse na oposição gritando, eu jamais conseguiria realizar o que nós realizamos.

O Globo

Postado por Cid Cordeiro

Cruz Vermelha vence edital e segue na administração do Hospital de Trauma

A entidade Cruz Vermelha Brasileira vai continuar na administração do Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, após vencer o processo licitatório feito este mês. O resultado foi divulgado na sexta-feira (22) pela Secretaria de Saúde da Paraíba. De acordo com o edital da concorrência pública, o contrato de gestão do Trauma terá duração de dois anos.

A Cruz Vermelha disputou com a Associação Global Soluções e as duas organizações sociais apresentaram os planos de trabalho para administração da unidade hospitalar.

O processo de seleção teve início no dia 8 de junho, quando as três organizações sociais inscritas, a Cruz Vermelha, a Associação Global Soluções e a Ação MedVida, foram consideradas inabilitadas por conta de problemas em documentos.

Em uma nova seleção, a Ação MedVida não participou, pois segundo, a Comissão Permanente de Licitação (CPL), continuava com débitos previdenciários. A Cruz Vermelha e a Global Soluções corrigiram as pendências que haviam ficado na última sessão.

Do G1PB

TCE vai encaminhar lista de fichas sujas ao TRE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deve encaminhar à Justiça Eleitoral até o final da semana a lista dos gestores que tiveram contas reprovadas nos últimos oito anos e que correm o risco de se tornar inelegíveis para a disputa eleitoral deste ano.

De acordo com o corregedor do TCE, o conselheiro Umberto Silveira Porto, a lista será praticamente a mesma encaminhada nas Eleições de 2010, só que atualizada com os nomes dos ordenadores que tiveram contas desaprovadas até maio deste ano.

A lista relativa às eleições passadas contava com mais de 800 nomes de gestores que tiveram suas contas julgadas irregulares por algum tipo de problema junto ao Pleno do TCE. Já na relação que está sendo elaborada pelo corregedor Umberto Porto estão incluídos os ordenadores de despesa cujas prestações de contas julgadas pelo TCE apresentaram alguma irregularidade, como por exemplo, de desvio de finalidade na aplicação dos recursos, despesas sem comprovação e má aplicação de recursos públicos.

O prazo para o TCE encaminha a lista dos gestores que tiveram contas rejeitadas para Justiça Eleitoral para fins de inelegibilidade é até o próximo dia 5 de julho. No entanto, como faz em todo período eleitoral, o TCE acaba antecipando como forma de disponibilizar as informações em tempo hábil para Justiça Eleitoral e, principalmente, para os representantes do Ministério Público Eleitoral dos 223 municípios paraibanos.

Finalização - O corregedor disse ontem que a lista deverá ser fechada ainda esta semana, e que deverá contar com mais de 900 nomes. Nela estão incluídos prefeitos, secretários, presidentes de câmaras municipais e dirigentes de autarquias ligadas aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário que tiveram suas prestações de contas desaprovadas pelo TCE.

Umberto Porto disse ainda, que assim que concluir a lista vai entregá-la para o presidente do TCE, conselheiro Fernando Catão, ou ao presidente em exercício, conselheiro Fábio Nogueira, para que um dos faça o encaminhamento para Justiça Eleitoral e disponibilize no site do TCE.

Parlamentopb

Deputada Léa Toscano e o ex-deputado Zenóbio prestigiam a prefeita Alcione na 2ª noite do São João em Alagoinha









A deputada estadual Léa e o ex-deputado Zenóbio Toscano prestigiaram a 2ª noite do São João Para Todos 2012 e ficaram impressionados com a multidão que tomou por completo todo espaço destinado aos shows. A banda Bonde do Brasil agitou a cidade.

A prefeita Alcione e os vereadores destacaram o carinho, o respeito e a atenção que a deputada Léa Toscano dispensa ao povo de Alagoinha.

Cid Cordeiro