quinta-feira, 17 de maio de 2012

Falta de professores faz alunos desistirem de cursos do IFPB de Guarabira

Cursos técnicos do núcleo avançado do IFPB de Guarabira, há menos de um ano de sua fundação, já começam registrar um alto índice de evasão. Pelo menos foi o que a reportagem conseguiu apurar junto a alunos da turma pioneira do curso de informática.

A falta de professores seria a principal causa do abandono do curso. A disciplina de Programação Visual, por exemplo, com 100 horas aula previstas na grade curricular, faltando aproximadamente um mês para o término do semestre, ainda não tem professor, o que prejudica o pré-requisito para o prosseguimento do curso.

Um aluno de informática, que preferiu não ser identificado, disse que já no primeiro semestre houve falta de professor e no semestre atual as aulas tiveram início com apenas um professor. “O primeiro semestre nós passamos algumas dificuldades, mas conseguimos superar. Outros professores vieram emprestados, mas não ficaram para o seguimento do curso. No segundo semestre que pensávamos que seria melhor na verdade foi pior porque começamos o curso com apenas um professor, depois passamos a dois e em abril é que tivemos três professores”, contou o rapaz.

O aluno lamentou que o semestre já esteja perto do fim e até agora tem disciplina sem professor. “Até a data de hoje uma disciplina, ‘Programação Visual’, que são cem horas aula, ainda estamos sem professor. Faltando um mês e poucos dias para acabar o semestre ainda estamos sem professor, o que não é aceitável”, desabafou.

O diretor de ensino do IFPB, Abidala Arcoverde, reconheceu o problema e disse que o instituto trabalha para que nenhum aluno seja prejudicado. “É verdade o fato de que iniciamos com a ausência de alguns professores. Nós temos uma grade e essa matriz vai sendo atendida com a demanda onde alguns professores, de acordo com nosso regimento, podem pegar até três disciplinas. Fizemos o concurso para temporários, alguns professores foram contratados e muitas vezes depois que chegam no local eles desistem. Porém nenhum aluno será prejudicado”, garantiu Abidala.

Há turma com menos de 50% do total de alunos que iniciaram o curso. O IFPB está em fase de projeto para a construção de um campus em Guarabira que abrigará todos os cursos da instituição.

Jota Alves

Um comentário:

  1. No espetáculo do circo ” Brasil”, quando os gatinhos pensam que são leões são devorados antes mesmo de adentrarem nas jaulas. É isso que dá fazer um ‘colégio’ pensar que é uma universidade…

    O IFPB tem problemas em todos os novos “campi”, o próximo ‘abacaxi’ seré em Esperança. Faltam estruturação tanto dos espaços físicos, quanto da mentalidade dos dirigentes do CEFET/ETF/IFET (Atual IFPB), para absorver o crescimento exagerado dessa instituição, nos últimos cinco anos. Para o MEC eles se apresentam como leões, porém na realidade não passam de meros bichanos.

    Isso é fruto das práticas perversas do compadrio que continuam muito presentes no ‘colégio’ do bairro de Jaguaribe.

    ResponderExcluir