sexta-feira, 25 de maio de 2012

Ricardo sanciona lei que bonifica policiais por armas apreendidas


O governador Ricardo Coutinho sancionou na manhã desta sexta-feira (25) a lei que define bonificações a policiais civis e militares por cada arma apreendida por eles. Só este ano, a Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) registrou a apreensão de 1.117 armas. “Mas precisamos aumentar cada dia mais este número”, destacou Ricardo. Ainda na manhã desta sexta, o governador entregou 49 novas viaturas policiais, sendo 47 carros para uso da Polícia Civil e duas caminhonetes para uso da Secretaria.

A assinatura da sanção da lei e a entrega dos veículos aconteceram durante o lançamento do movimento Paraíba Unida pela Paz, realizado no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. Diversas tendas foram montadas em frente à Escola Estadual Monsenhor Odilon Coutinho, para oferecer, até o final da tarde desta sexta, ações de cidadania voltadas para a aproximação entre polícia e comunidade e à integração de todos os setores sociais. Acompanhado por representantes das policias civil, militar e federal, além do Corpo de Bombeiros, o governador iniciou a solenidade sancionando a lei de bonificação pela apreensão de armas.

Segundo Ricardo, é fundamental que o Estado e a sociedade atuem retirando armas de circulação. “Assinei a lei para premiar policiais. Não que eles precisem disso para fazer seu dever. Mas é que queremos pactuações, para estabelecer metas e, através delas, melhorarmos cada vez mais nossos serviços. É importante que a gente reconheça as melhorias que são feitas pelos trabalhadores e deem a eles um retorno”, disse Ricardo.

Ainda de acordo com ele, o número de armas apreendidas este ano já representa uma marca extraordinária, mas que deve ser ampliada ainda mais. “Não há outro caminho para a sociedade alcançar um estado de paz, se não for pelo desarmamento. Arma tem que estar com a polícia. Quem não for policial e estiver com arma, está em situação ilegal e, naturalmente, pode ser enquadrado dentro das leis”, acrescentou.

Ricardo ainda destacou que, ao estimular a apreensão de armas, o Governo do Estado também chama a população para ser parceira da polícia. “A maioria das grandes apreensões de drogas que estão sendo feitas na Paraíba é possível pelo fato de ter gente que está exercendo seu papel cívico, contribuindo com a polícia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima e a população pode ajudar bastante neste trabalho”, disse.

Segundo o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euler Chaves, a compensação por apreensão de armas é um desejo antigo da corporação. “É um marco para a segurança pública do nosso Estado, uma lei de grande importância para nós. Além disso, estamos aperfeiçoando um processo que é a aproximação permanente da polícia com a sociedade. Isso é fundamental para termos resultados positivos e para que o Estado cresça através de segurança firme e concreta”, disse.

Ricardo ainda fez, na manhã desta sexta, a entrega de 49 novas viaturas para a Polícia Civil. “Elas se somam às cerca de 400 viaturas entregues pelo Governo às nossas polícias, no começo do ano”, frisou.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário