domingo, 13 de maio de 2012

De 15 a 17 de maio: XV Marcha dos Prefeitos a Brasília

Prefeitos de todo o país participarão da XV Marcha a Brasília, em Defesa dos Municípios, que a Confederação Nacional de Municípios - CNM promove de 15 a 17 de maio. Associações de Municípios estão mobilizadas para reunir o maior número de prefeitos, vice e agentes públicos municipais. Entre os temas, a tramitação de projetos que visam a redistribuição dos royalties do petróleo e a aprovação de pisos salariais de várias categorias profissionais. A presidente da República, Dilma Rousseff, deve participar do evento.

O Poder Local na construção de uma nova realidade é o tema do encontro este ano, e um desafio dos Municípios. A mobilização – liderada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) Paulo Ziulkoski – propõe mostrar ao governo federal, ao Congresso Nacional e a toda sociedade o desequilíbrio das relações federativas e a centralização de recursos na esfera federal.

Ziulkoski tem alertado que o atual sistema está levando o País ao estrangulamento das políticas públicas. “Com o passar dos anos, aumentaram as demandas repassadas aos Municípios e a competência para atendê-las. Aprovaram as leis, criaram programas, transferiram responsabilidades, mas não foram capazes de definir fonte de financiamentos e justa transferência de verba para geri-los”, analisa o presidente da CNM.

Postado por Cid Cordeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário