domingo, 31 de julho de 2011

2006: Chegada de Cássio para votar e a vigilância das Tropas Federais

Foi um dia histórico, inesquecível para a multidão que acompanhava a chegada de Cássio, ao Colégio Estadual da Prata, local de sua votação. Cássio caminhava ao lado do policial, hoje, o Tenente Coronel Ismar Mota, comandante do IV Batalhão da PM em Guarabira . A foto mostra a movimentação das tropas federais contendo o povo que esperava o grande momento:o voto do líder.

Foto da equipe de fotógrafos da Coligação Por Amor a Paraíba.

Cid Cordeiro

Fátima Paulino corta mais da metade da gratificação dada por Léa aos professores de Guarabira

A prefeita Fátima Paulino anunciou que editará medida provisória cortando mais da metade da GED (Gratificação de Estímulo à Docência), dada por Léa Toscano quando da sua administração na Prefeitura de Guarabira.

Quando prefeita, Léa entendeu que o professor merecia ser mais valorizado e resolveu acrescentar mais 50% do salário base na remuneração do professor. A gratificação foi comemorada pela categoria, que passou a perceber salário condizente com a atividade do docente. É bem verdade que o professor merece ganhar bem mais, diante da árdua missão de passar seus conhecimentos, mas a conquista foi histórica.

Há mais de duas semanas em greve, os professores não aceitaram a proposta da prefeita Fátima, de reduzir de 50 para 20% a gratificação e propuseram um corte de 15%, em vez de 30. Insensível, dona Fátima disse que vai acionar a Justiça pedindo a ilegalidade da greve.

Diante da ação abrupta da gestora os professores mantiveram o movimento paredista e mais de oito mil alunos matriculados nas escolas municipais vão permanecer sem aulas até que haja uma saída negociada.

Jota Alves

Paraíba será cenário para a nova telenovela da Rede Globo


Em uma iniciativa do Governo do Estado, a próxima novela das 19h, da Rede Globo de Televisão, terá a Paraíba como cenário logo nos seus primeiros capítulos. Os municípios de João Pessoa e Cabaceiras terão as locações da novela “Aquele Beijo”, escrita por Miguel Falabella, com colaboração de Ângela Carneiro e Luiz Carlos Góes, e direção de Cininha de Paula.

Segundo o secretário estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, que articulou a gravação com a direção da Globo, esta é uma iniciativa importante no fomento do turismo paraibano, na medida em que promove e traz visibilidade ao Estado. “Esta exposição na novela vai dar um novo ânimo para o setor. Iniciativas como estas trazem inúmeras vantagens, pois divulgam nossa cultura, nossas paisagens, e contribuem até na geração de emprego e renda”, ressaltou.

Aquele Beijo – A novela que entrará na grade de programação da Globo no lugar de “Morde & Assopra” terá o personagem do ator Diogo Vilela como personagem que passará pela Paraíba.

O folhetim vai ter como um de seus temas o consumismo. Além do elenco brasileiro, a novela contará com a participação especial do colombiano Manolo Cardona, que esteve recentemente em cartaz no Brasil com o filme “Contracorrente”. Além de Cabaceiras e João Pessoa, as gravações também terão locações em Paris, na França e Cartagena, na Colômbia.

Jota Alves/Secom

Hoje é dia de escolher novo prefeito

Eleições suplementares ocorrem devido à cassação dos eleitos em 2008

A população de Magé, na Baixada Fluminense, vai às urnas neste domingo para escolher um novo prefeito e vice-prefeito. As eleições suplementares ocorrem devido à cassação dos candidatos eleitos em 2008, a prefeita Núbia Cozzolino (PMDB) e o vice Rozan Gomes da Silva (PSL) por abuso de poder político, econômico e utilização indevida de meios de comunicação.

As sessões eleitorais estão abertas das 8h às 17h. Há seis chapas inscritas para a disputa da prefeitura da cidade. Foi montado um esquema especial de segurança que vai contar com oito equipes da Polícia Rodoviária Federal, 40 policiais federais, 120 homens da Polícia Civil e cerca de 530 policiais militares.

O clima foi tenso em Magé na manhã deste sábado, véspera das eleições. Nas primeiras horas da manhã, a fiscalização do TRE recebeu quatro denúncias de agressão a cabos eleitorais do candidato Nestor Vidal, da Coligação "Magé no Rumo Certo" (PMDB, PSDB, PSL e PSC). Segundo o coordenador de fiscalização em Magé, Wagner Leandro Rabello Júnior, as agressões teriam partido de cabos eleitorais do candidato Werner Saraiva, da Coligação "Magé para os mageenses" ( PTdoB e PTC).

Enquanto isso, na Paraíba...

Cid Cordeiro

IV BPM realiza formatura de 300 alunos do Proerd; programa é considerado essencial nas escolas estaduais








O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), do 4º BPM, realizou mais uma formatura com 300 estudantes do 5º e 7º ano de sete Escolas da rede estadual de ensino do município de Guarabira.

O evento teve início ás 15h desta quinta-feira, dia 28, no ginásio do SESC e contou com as presenças de diversas autoridades tais quais; cel. PM Guimarães comandante do CPR I, na ocasião representando o comandante geral da PMPB, a deputada estadual Léa Toscano, Aline Pitombeira, articuladora na Paraíba do Pronasci, , professor João Francisco, diretor da 2ª Regional de Ensino de Guarabira , major PM Onivan coordenador estadual do PROERD, diretores, professores e instrutores.

O evento, coordenado pelo major Givaldo Medeiros, é fruto do trabalho que foi realizado por todos os facilitadores proerdianos que durante seis meses se dedicaram para levar os ensinamentos e orientações a todas as crianças e adolescentes, através de convênio com as escolas do Estado, mas que pode ser desenvolvido com qualquer outra rede de ensino.

O tenente-coronel Ysmar Mota Soares, comandante do 4º BPM, agradeceu a presença de todas as autoridades presente e ressaltou que na região do Brejo o programa está sendo conduzindo com dinamismo e vem conseguindo realizar o seu objetivo principal que é manter as crianças e jovens longe das drogas como também fazer com que eles repassem as orientações recebidas para outras pessoas. Por fim o coronel PM Guimarães saudou todos os presentes e parabenizou os formandos.

Na ocasião foram premiadas com troféus Jéssica Karen, do 5º ano do Antenor Navarro e Sara do 7º ano da escola Professor José Soares de Carvalho por terem feito as melhores redações, bem como foram sorteadas entre os formandos quatro bicicletas com o objetivo de incentivar a prática do ciclismo que associado aos conhecimentos adquiridos com o Programa nas salas de aulas ajudam as crianças a dizerem não às drogas.

Nacola.net/Assessoria

sábado, 30 de julho de 2011

Parabéns pra você, Joabson!

Neste domingo (31), o barulho vai ser grande!!!
O pipôco vai ser grande!!!









Quando os amigos falam de Alagoinha é impossível esquecer o amigo de todos: o nosso chefe de gabinete da prefeita Alcione, Joabson Alves!!!

Ele está em todos os momentos. Ele é imprescindível. Ele é o cara!!!

Cid Cordeiro

Vale a pena lembrar o poeta: ”Ainda que mal”


O final do mês de julho de 2011 foi encerrado com uma frase muito “transcendental”, dita por um político guarabirense no qual depositamos uma “confiança sem limites”.

E saibam bem que não falo aqui do lado “zen” da palavra, mas do seu sentido literal mesmo, onde transcender quer dizer... me desculpem, mas quero dizer, superar. O tal político se superou. Foi tão forte a declaração que, inclusive, poderia mudar a vida dos guarabirenses.

Vamos ler em voz alta?


Ainda que mal

Ainda que mal pergunte,
ainda que mal respondas;
ainda que mal te entenda,
ainda que mal repitas;
ainda que mal insista,
ainda que mal desculpes;
ainda que mal me exprima,
ainda que mal me julgues;
ainda que mal me mostre,
ainda que mal me vejas;
ainda que mal te encare,
ainda que mal te furtes;
ainda que mal te siga,
ainda que mal te voltes;
ainda que mal te ame,
ainda que mal o saibas;
ainda que mal te agarre,
ainda que mal te mates;
ainda assim te pergunto... (Carlos Drummond de Andrade)

Vai querer... ou não? Fala sério!!!

Cid Cordeiro

Mulungu: A Oposição tem o melhor nome

O abraço do governador Ricardo Coutinho e da vereadora de Mulungu D'arc Bandeira, no dia da assinatura da ordem de serviço da estrada ALAGOINHA-MULUNGU, após discurso da mesma

A vereadora de Mulungu, D’arc Bandeira, foi a entrevistada do programa Tribuna Livre – Rádio Cultura, neste sábado, e durante todo programa, os participantes não se esqueciam de citar nos seus comentários que a vereadora é o melhor nome para disputar a prefeitura em 2012. Além disso, uma grande comitiva tomou conta do estúdio, mostrando força política.

D’arc Bandeira, hoje, é a maior referência política no município e tem mostrado isso com uma atuação de destaque no Poder Legislativo e ao apoio que terá do governador Ricardo Coutinho nas eleições 2012.

A vereadora relatou a grande dificuldade que os jovens que atingem a idade para o alistamento militar, pois estão impossibilitados devido a extinção da Junta Militar de Mulungu, por falta de informatização da prefeitura.

No tema político, ou seja, a confirmação do seu nome como pré-candidata ela insistiu em deixar um suspense, mas o cenário político mulunguense conspira a favor do seu nome.

Por vezes, a vereadora D’arc deixou escapar que o povo deseja coisas novas, novas idéias, novos projetos e aí sem querer instigava os apresentadores com a pergunta que não queria calar: “ a senhora é a candidata da Oposição?”

Resposta: “O que tem que ser será!”

A vereadora foi eleita em 2008 com 725 votos.

Cid Cordeiro


STF espera de Dilma processo rápido na substituição de Ellen Gracie

A decisão da ministra Ellen Gracie de antecipar sua saída do Supremo Tribunal Federal tem muito a ver com o clima na Corte nos últimos meses.

Desde o processo do Ficha Limpa, os ministros – que nunca formaram, digamos, uma fraternidade – estão em pé de guerra. Um ataca o outro, sem cerimônia, em ambientes públicos, como restaurantes, por exemplo, ou festas abertas.

A demora na nomeação da vaga que acabou ficando com Luiz Fux, a licença do ministro Joaquim Barbosa e a expectativa de votação do processo do mensalão foram fatores que pioraram as relações entre os magistrados da Suprema Corte do país.

Soma-se a esse ambiente de trabalho nada salutar, o momento de vida de Ellen Gracie, que terminou um relacionamento com o ex-deputado Roberto D´Ávila e isso só aumentou a sua vontade de passar um tempo fora do país – longe do círculo de amigos em comum e, se possível, com uma vaga numa corte internacional.

Discreta, a ministra comunicou sua decisão diretamente a presidente Dilma Rousseff, que pediu a seus auxiliares nomes possíveis para a vaga. O tema será discutido na segunda-feira.

A substituição, na avaliação de magistrados, de forma alguma pode repetir a demora da última vaga – sob pena de desgastar ainda mais a relação entre os poderes e no seio do próprio Poder Judiciário – mas, claro, sempre terá como pano de fundo a tensão pré-mensalão.

Até os amigos mais próximos da ministra Ellen Gracie ficaram surpresos com sua saída do Supremo Tribunal Federal.

Nenhum comentário sobre sua intenção foi feito em recentes encontros com, pelo menos, dois colegas de toga, que consideravam as notícias sobre a aposentadoria meros boatos.

Ellen Gracie, segundo o site Consultor Jurídico, deixa o STF no dia 8 e seu pedido de aposentadoria já cumpriu os tramites administrativo no tribunal e está no último estágio do processo: o ofício enviado ao Ministério da Justiça.

Poder OnLine

Postado por Cid Cordeiro

Diário Oficial desta sexta-feira trouxe convocação de mais 82 concursados da Cagepa


A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) está convocando, para assinatura de contrato de trabalho, 82 aprovados no último concurso público realizado pela empresa para o cargo de Agente Operacional. A relação contendo os nomes dos convocados, que já realizaram exames médicos, foi publicada na edição desta sexta-feira (29) do Diário Oficial do Estado.

De acordo com o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, os agentes operacionais convocados, neste momento, irão atuar nas cidades de Alagoa Grande, Areial, Aroeiras, Bananeiras, Bayeux, Boqueirão, Cabedelo, Cajazeirinhas, Capim, Catingueira, Catolé do Rocha, Conde, Congo, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Desterro, Diamante, Gravatá, Jacaraú, Jacumã, Malta, Massaranduba, Monte Horebe, Monteiro, Natuba, Nova Floresta, Nova Palmeira, Ouro Velho, Patos, Pirpirituba, São José dos Cordeiros, Santa Cruz, Santa Rita, São Bento, Solânea, Sumé, Tavares, além da capital, João Pessoa.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeira da Cagepa, Jorge Gurgel, os convocados deverão comparecer à sede da Companhia, localizada na Rua Feliciano Cirne, no bairro de Jaguaribe, na Capital, nas próximas quarta-feira (3) e quinta-feira (4), às 8h, para instrumentalizar seus contratos de trabalho.

Secom

Léa participa de formatura do Proerd e recebe carinho de crianças









A deputada Léa Toscano participou na última quinta-feira (28), da solenidade de formatura do Proerd (Programa de Resistência às Drogas) da Polícia Militar. O evento foi realizado no ginásio de esportes do SESC e contou com as presenças de autoridades políticas, civis e militares.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Polícia Militar, escolas e famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

A deputada Léa foi calorosamente recepcionada por crianças e pais que estavam presentes à solenidade. A ex-prefeita disse que “o carinho demonstrado pelas crianças e por seus pais é fruto do amor e da dedicação que tive quando prefeita de Guarabira. Quem dá amor colhe amor, carinho e respeito e graças a Deus só fiz o bem a essas pessoas e hoje tenho esse reconhecimento”, disse Léa.

Jota Alves

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Presidente do PMDB levanta polêmica entre Trocolli e Maranhão

A reunião do diretório estadual do PMDB da Paraíba ainda nem começou, mas o clima já ficou tenso. Enquanto esperava o comparecimento de todas as lideranças convidadas para o encontro, o presidente Antônio Souza aproveitou a presença da imprensa para se manifestar contra uma declaração atribuída ao deputado estadual Trocolli Júnior. Segundo Souza, ele havia dito que não aceitaria que nem o contabilista e nem o ex-governador José Maranhão assumissem a presidência do diretório estadual da legenda:

- No meu caso, eu entendo, apesar de discordar, mas acho que José Maranhão tem muitos serviços prestados ao partido e à Paraíba e não mereceria uma referência como essa.

Além de Souza já estão no diretório do PMDB na avenida Beira Rio os deputados Hugo Mota e Benjamin Maranhão, além da estadual Olenka Maranhão.

Nacola com ParlamentoPB

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeito: “um político invejoso tentou me separar de Raul Meireles!”

O prefeito de Cuitegi, Ednaldo Paulo Lino, concedeu entrevista ao programa Alagoinha Notícias- Alagoinha FM- nesta quinta (28), para falar sobre os festejos de Santana, que movimentarão a cidade durante três dias.

A Festa de Santana começa nesta sexta (29) e se estenderá até o próximo domingo com as seguintes apresentações: Dia 29/07-Cavaleiros do Forró e Forró do Mala.

Dia 30/07- Forró da Galega e Bem Bolado. Dia 31/07- Garota sem Vergonha, Gatinha Sem Vergonha e participações de Emanuel Guedes, Nego Manta e outros cantores.

O prefeito confirmou a presença do presidente da Assembleia, Ricardo Marcelo e o deputado federal Wellington Roberto.

Porém, a entrevista não ficou só por aí, pelo contrário, o prefeito Ednaldo estava muito disposto a falar sobre política partidária, eleições 2012 e nomes que ele irá apoiar com seu grupo para prefeito e vice.

Pra começar anunciou que haverá uma pesquisa de intenção de votos na cidade, no domingo, para uma prévia avaliação dos nomes.

Ele disse que o povo de Cuitegi não vota em candidatos velhos, ou seja, que já passaram pela prefeitura e que a hora é de colocar gente nova, não de idade, e sim com vontade de trabalhar. Ednaldo revelou que no começo de sua gestão muitos não acreditavam na sua capacidade administrativa e que muitos zombavam quando o viam nas ruas da cidade trocando lâmpadas nos postes, limpando valas, capinando nos acostamentos da estrada, mas mesmo com toda desconfiança de alguns foi ele quem mais calçou e iluminou as ruas do município e nunca deixou de realizar o pagamento dos servidores e tampouco fazer as festas que o povo gosta.

Ednaldo falou bem do seu vice Raul Meireles e disparou: um político invejoso tentou me separar de Raul Meireles!”. Sorriu, mas não citou o nome. Quem seria o invejoso?

Sobre sucessão não escondeu que o nome de Chico Mala é o preferido do grupo e que a chapa poderia ser composta com Raul,vice de novo.

Segundo ele o povo de Cuitegi reconheceu e reconhece seu trabalho pelos dois mandatos que obteve e que mesmo não sendo candidato a nada em 2012, não irá pendurar as “chuteiras”.

Cid Cordeiro



Vereador Beto Meireles visita moradores carentes do bairro do nordeste

Na tarde desta terça-feira, o vereador Beto Meireles visitou alguns moradores carentes do bairro do nordeste, chegando lá, Beto pôde ver de perto a verdadeira situação dos moradores daquela comunidade que vivem esquecidos pela a administração municipal.

Em entrevista aos repórteres JP da Rádio Comunidade FM e Lelí Vasconcelos da Rádio Pilõezinhos FM, o mesmo foi perguntado, o que mais lhe chamou a atenção na visita feita aqueles moradores?

Sem demora o vereador respondeu “O que mais me chamou a atenção nesta visita, foi ver que em vários os lugares a prefeita sai dizendo que a cidade de Guarabira é um verdadeiro canteiro de obras, mais quando na verdade os próprios moradores da cidade são esquecidos, aqui estamos diante do sofrimento do povo esquecido pela atual administração”.

Beto disse ainda que esse é o verdadeiro papel do vereador ir até onde povo está, ver suas dificuldades e tentar melhorar a qualidade de vida da população.

Perguntado sobre a casa que a Secretaria de Ação Social mandou derrubar a vários anos e não reconstruio, BETO lamentou a situação da família

Informesgba.blospot.com

PBGÁS apresenta o Gás Natural aos associados da ABRASEL PB


Em reunião que a ABRASEL PB realiza mensalmente, diretores e técnicos da Companhia Paraibana de Gás fizeram uma breve apresentação dos benefícios que os empresários do setor de bares e restaurantes da Paraíba poderão ter ao aderir ao Gás Natural Canalizado.

O encontro que este mês aconteceu no restaurante GULIVER, em Tambaú, estabelecimento que está na iminência de receber o Gás Natural, foi aberto pelo Presidente da ABRASEL PB, Marcos Muzzin, que em seguida concedeu a palavra ao Diretor Presidente da PBGÁS, Zenóbio Toscano, para expor os objetivos da visita àquela Associação.

Para o Presidente Zenóbio, a PBGÁS vive um momento muito importante na sua história e a presença de diretores e técnicos da Companhia em associações como a ABRASEL, registra um novo tempo na Empresa e um novo modo de relacionamento com clientes e futuros clientes “nós da PBGÁS não temos dúvida que o Gás Natural aumenta significativamente a rentabilidade quanto à qualidade dos serviços de um empreendimento comercial” afirmou Zenóbio Toscano.

O Diretor Técnico Germano Sampaio, além de tirar dúvidas dos associados durante a reunião, fez uma demonstração do Gás quanto à segurança de abastecimento, já que hoje o Brasil é todo interligado, depois da construção do Gasoduto Nordestão “são diversas as possibilidades de uso, traz segurança e rentabilidade para o seu negócio, praticidade para seus funcionários, conforto para os seus clientes e respeito ao meio ambiente” acrescentou o Diretor Germano.

Ascom

PSDB de Guarabira fará convenção no próximo domingo


O Diretório Municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Guarabira realizará no próximo domingo (31/07), na Câmara Municipal, a sua convenção municipal de caráter extraordinário. É o que diz o edital de convocação da legenda, publicado desde o último dia 04/07.

Do mesmo modo, em reunião do diretório eleito, convocado através do referido edital - serão eleitos a partir das 16h00 a comissão executiva municipal e os seus respectivos suplentes, além dos membros efetivos e os suplentes do conselho fiscal.

Em Guarabira, o partido Tucano é presidido pelo atual presidente da PBGás, o ex-deputado Zenóbio Toscano, tendo como vice o empresário João Rafael de Aguiar.

A convenção está marcada para ter inicio às 8h da manhã com término previsto para as 16h.

Assessoria

Léa diz que votará favorável a projeto da Acadepol

A audiência pública realizada nesta quarta-feira (27) pela Assembleia Legislativa da Paraíba para discutir a permuta do terreno da Acadepol durou mais de quatro horas, com a participação de deputados, entidades representativas da sociedade e da área da construção civil, além de diversas lideranças comunitárias de vários bairros da capital. A deputada Léa Toscano (PSB) adiantou, na tribuna da Casa, que votará favorável ao projeto quando a matéria for a plenário, porque entende que beneficiará a população paraibana como um todo.

A sessão foi presidida pelo deputado Edmilson Soares (PSB), e em vários momentos ficou acalorada. Mas a deputada Léa destacou, para as lideranças presentes na sessão, que não é necessária haver disputa entre moradores de Mangabeira e do Geisel, pela construção do shopping, porque o Governo do Estado tem apenas sete meses de gestão, portanto “tem muita coisa para fazer pela Paraíba”, e vai fomentar a geração de emprego e renda em outros bairros de João Pessoa. Léa declarou que a discussão sobre a permuta dos terrenos e a construção do shopping e dos equipamentos de segurança pública aconteceu, justamente, porque o Governo é democrático e sabe dialogar.

O projeto de iniciativa do Executivo trata da permuta do terreno onde hoje está situado a Addepol, em Mangabeira, onde será construído um shopping, por outro terreno no bairro do Geisel, onde serão construídos uma nova Acadepol e uma nova Central de Polícia, além de prever o financiamento da construção de um novo Instituto de Polícia Científica (IPC) em outra localização, investimentos que de um lado vão melhorar a segurança pública do Estado, e de outro, vão gerar emprego e renda para a população, com a construção do shopping em Mangabeira.

Léa lembrou que votou favorável ao projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e votará novamente em plenário. Além disso, conclamou a população de Mangabeira a continuar lutando pela construção do empreendimento no bairro, pois a previsão é de geração de mais de 3 mil empregos para a cidade.

Assessoria de Imprensa

Projeto de Romero que reajusta piso dos professores é destaque na mídia nacional

O Jornal Correio Braziliense, de Brasília, e a Agência Câmara, produziram ampla reportagem sobre o Projeto de Lei de autoria do deputado federal Romero Rodrigues (PSDB/PB, que reajusta piso salarial dos professores.

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 698/11, que fixa em R$ 2.180,00 o valor do piso salarial dos profissionais do magistério público da educação básica. O piso atual é de R$ R$ 1.187,97 e vale para os profissionais que cumprem jornada de trabalho máxima de 40 horas semanais. Segundo o projeto, de autoria do deputado Romero Rodrigues (PSDB-PB), o reajuste será aplicado de forma escalonada: 1/3 no primeiro ano, 2/3 no segundo ano e o valor integral a partir do terceiro ano.

O autor da proposta argumenta que o valor atual do piso está desatualizado. O piso do magistério foi fixado inicialmente em R$ 950,00 pela Lei 11.738/08. Segundo Romero Rodrigues, caso o Ministério da Educação tivesse aplicado os reajustes corretamente, o piso deveria valer hoje R$ 2.180,00.

A Lei 11.738/08 estabelece que o valor do piso deve ser reajustado anualmente, de acordo com o crescimento do valor mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano.

Para o deputado, o reajuste do piso vai garantir o direito dos professores a uma remuneração justa. “A valorização do profissional do ensino é a primeira providência para evitar a perda de sua dignidade e identidade profissional”, afirma.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Assessoria

Professores de Guarabira decidem manter a greve e Fátima anuncia que vai acionar a Justiça pedindo a ilegalidade


Os professores de Guarabira não aceitam a proposta apresentada pela prefeita Fátima Paulino e deliberaram pela manutenção da greve. A decisão foi tomada por unanimidade em assembléia geral da categoria realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara Municipal.

A proposta da Prefeitura previa o valor de R$ 895, acrescido de 20% de gratificação para salário inicial. Atualmente a GED (Gratificação de Estímulo à Docência) é de 50% do salário que é acrescido na remuneração do professor. A categoria entendeu que um corte de 30% na GED seria um prejuízo e decidiu encaminhar contraproposta com percentual de 35% de gratificação, mais os R$ 895 propostos pelo Executivo.

O presidente do sindicato, professor André Santos, disse que a contraproposta será encaminhada para a Secretaria de Educação avaliar e demonstrou otimismo com a abertura de diálogo. “O canal de negociação está aberto e esperamos que tudo isso seja resolvido o mais breve possível. Os professores entenderam que perder 30% da GED seria ruim e vamos levar a decisão do colegiado para que a Secretaria de Educação possa avaliar”, falou o sindicalista.


Intransigência
A prefeita Fátima não esperou sequer documento oficial do sindicato e já anunciou, por meio da assessoria, que irá acionar a Justiça pedindo a ilegalidade da greve. Com essa decisão Fátima interrompe precocemente o diálogo com os professores e ganha a antipatia dos funcionários públicos.

Agora resta esperar o que dirá a Justiça diante do movimento dos docentes que simplesmente imploram que a prefeita cumpra a lei e pague o piso salarial nacional, já amparado pelo Supremo Tribunal Federal.

Jota Alves

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Araçagi: os bastidores da formação da chapa da Oposição

Logo após a divulgação dos números da pesquisa do Instituto Opinião de Pesquisas Públicas, que trouxe o presidente da Câmara de Araçagi, Melquizedek Gomes (Melqui), liderando com 29,75%, começaram os burburinhos de quem poderia constar na chapa da Oposição como vice de Melqui.

Hoje, pela manhã, fui procurado por um amigo que acompanha a política de Araçagi, eleitor declarado da ex-prefeita Licar Monteiro, que desfrutava de uma grande amizade e confiança do saudoso prefeito Dr. Monteiro, que já ocupou cargos importantes no 1º escalão de outros governos no município para falar sobre uma possível chapa da Oposição.

Ele disse que a pesquisa, de fato, mostra o momento político de Araçagi e que os nomes dos quatro primeiros da pesquisa são os únicos que têm condições de ganhar as eleições de 2012.

Por isso, ele aposta todas as fichas que a chapa da Oposição será formada por Melqui para prefeito e Breno – filho da ex-prefeita Licar e do ex-prefeito Dr. Monteiro – para vice.

Resumo da ópera: A tal renovação na política de Araçagi chegará com o aval da tradição política local de forma gradual e irrestrita. Vamos esperar.

Cid Cordeiro



Ginásio ‘Antônio Paulino Filho’ foi abandonado pela prefeita Fátima




A Prefeitura de Guarabira parece não mais ter interesse em manter em funcionamento prédios públicos que deveriam estar servindo aos moradores. Em completo estado de abandono, o sagaz Gibal Martiliano, do Portal Independente, flagrou as precárias condições do ginásio de esportes Antônio Paulino Filho, localizado na comunidade rural de Tananduba.

Moradores reclamam do abandono, principalmente os jovens que costumavam utilizar o ginásio para as peladas de final de semana. A caixa de luz é um perigo e pode, inclusive, provocar um acidente a algum usuário. O banheiro do ginásio nem cachorro pode usar e outros absurdos encontrados. Dona Fátima bem que poderia tratar melhor o ginásio que leva o nome de seu sogro.
(Fotos: Gibal Martiliano)

Jota Alves

Equipes de reportagem do Portal Independente e Constelação FM constatam precariedade das estradas rurais de Guarabira




Nesta sexta-feira (22), a equipe do Portal Independente em parceria com a Rádio Constelação FM conferiu todos os problemas enfrentados por moradores em quase toda zona rural de Guarabira.

Estradas abandonadas, prédios públicos em péssimo estado de conservação, e moradores revoltados com a administração da prefeita Fátima.

Segundo a senhora Maria José Carlos de Pontes (Dudé de Birino), as estradas estão abandonadas. “Não tem jeito, só dá pra vir pra cá se for de avião, a prefeita não se lembra da gente,” isse dona Dudé.

Para Zico, liderança política da zona rural de Guarabira, a prefeitura esqueceu a zona rural, as estradas são a grande vergonha do município. “Precisamos de uma simples bueira, já pedimos, mas infelizmente a zona rural é esquecida por essa administração,” afirmou Zico.

Continuando, Zico falou que sente vergonha em admitir que já votou nesse grupo político. “Tenho vergonha em dizer que já votei nesse povo,” encerrou.

Já o vereador Marcelo Bandeira (PSDB), disse que existem comunidades isoladas em Guarabira. “Algumas comunidades estão sem contato, estão ilhadas, é o caso do Contento, Quati e São José do Miranda. É necessária a reconstrução das estradas,” disse Marcelo.

Para o parlamentar, o direito constitucional de ir e vir para essas comunidades está sendo descumprido. “Esse direito não está sendo preservado, a população precisa se locomover e não há condições.”

COMUNIDADES VISITADAS: Sítios Tananduba, Lagoa de Serra, Passassunga, Caboclo, Maciel, Itamatay, São José do Miranda, Carrasco, Passagem, Contento, Quati, Mata Limpa, Serrinha e Catolé.

Portal Independente