segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Secretário da Educação reúne-se com gerentes executivos e anuncia novo modelo de gestão

Um modelo estratégico participativo situacional foi anunciado pelo secretário de Estado da Educação, Fernando Abath, em reunião na manhã desta segunda-feira (24) com os gerentes executivos da Secretaria. O modelo passa a nortear, a partir de agora, o planejamento das ações da pasta, para que os resultados ocorram com maior agilidade.

O secretário fez uma avaliação dos primeiros 23 dias à frente da Educação do Estado, ressaltando as dificuldades por que passa o setor, mas apontou meios de resolver os problemas. Ele pediu o empenho dos gerentes e orientou-os a socializar informações e nivelar conhecimentos, para que seja feito um trabalho de forma colegiada.

Fernando Abath solicitou dos gerentes a elaboração de relatórios sobre os setores para serem entregues na próxima reunião marcada para o dia 4 de fevereiro. No documento devem conter informações como missão e competência do setor, procedimentos, convênios e contratos, contrapartidas e memorial em blocos com procedimentos imediatos, de médio e longo prazo.

Foi definida também a agenda de atendimento aos gerentes, que será diária, e dado alguns informes de cunho administrativo. Nesta terça-feira (25), a partir das 16h, o secretário se reúne com os gerentes interinos das 12 Regionais de Educação do Estado, na sede da SEE, em João Pessoa.

O modelo de gestão a ser implantado na Educação segue a linha do economista Carlos Mattus Romo. Ele nasceu no Chile, em 1931. Formou-se em 1955 na Escola de Economia da Universidade do Chile e desempenhou funções como assessor do Ministro da Fazenda e Ministro da Economia do Governo do Presidente Salvador Allende, de 1965 a 1970, tendo sido o maior estudioso da América Latina e um dos maiores do mundo sobre planejamento estratégico de governo, capacidade de governo, governabilidade, estilos estratégicos de governo, entre outros assuntos.

O processo de planejamento diz respeito a um conjunto de princípios teóricos, procedimentos metodológicos e técnicas de grupo que podem ser aplicados a qualquer tipo de organização social que demanda um objetivo e que persegue uma mudança situacional futura. O planejamento não trata apenas das decisões sobre o futuro, mas questiona principalmente qual é o futuro das decisões.

Recadastramento – A Secretaria da Educação do Estado está realizando o recadastramento dos servidores que trabalham em regime de prestação de serviço para ter acesso a informações como o tempo de serviço, lotação em área essencial e qualificação para exercício da função, além da assiduidade.

Desde a sexta-feira (22), os formulários estão disponíveis na sede e nas 12 gerências regionais de Educação. De acordo com o secretário Fernando Abath, deverão ser mantidos em seus quadros funcionais os servidores que trabalham em regime de prestação de serviço há mais de dois anos, conforme o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Governo do Estado e Ministério Público Estadual.

SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário