domingo, 16 de janeiro de 2011

Número de mortos pela chuva no Rio chega a 630

O número de mortes causadas pelas chuvas no Rio subiu para 630. A expectativa é de que esses números cresçam conforme as equipes de resgate tiverem acesso a áreas isoladas na região serrana fluminense, naquela que se tornou uma das maiores tragédias naturais da história do Brasil.

Nova Friburgo confirma 283 mortos; a Defesa Civil de Teresópolis, 268. Petrópolis registra 56 e Sumidouro agora tem 19 vitimas. Em São José do Vale do Rio Preto, a Polícia Civil confirma 4 mortes. As cidades de Areal e Bom Jardim, também afetadas, não tiveram vítimas fatais.

Em Petrópolis, há 3.600 desalojados e 2.800 desabrigados. Teresópolis tem 1.300 desalojados e 1.200 desabrigados. Nova Friburgo tem 3.220 desalojados e 1.970 desabrigados.

Doação
As cidades afetadas pelas chuvas na região serrana recebem doações de diversas partes do país (veja aqui como ajudar). Entre os itens mais pedidos pela prefeitura de Petrópolis, Nova Friburgo e pela Defesa Civil de Teresópolis estão velas e produtos de higiene pessoal (pasta de dente, escova de dente, xampu, sabonete, absorvente e fraldas descartáveis).

As prioridades de Petrópolis são mantimentos, material de limpeza, objetos de higiene pessoal, lençóis e roupa de cama. A cidade recebeu gratuitamente mais de 1,5 milhão de litros de água no sábado (15) e afirma que o abastecimento está praticamente normalizado. Nova Friburgo pede, principalmente, água e vela. Também são necessárias roupas íntimas, talheres, pão de forma, produtos de higiene pessoal e fósforo. Sumidouro pede água, pó de café, feijão, enlatados, leite em pó, açúcar, material de higiene, fósforos, velas, isqueiros, cobertores, colchões, roupas de cama, mesa e banho, roupas de adultos e crianças, calçados.

Em Teresópolis, os itens de mais necessidade são produtos de higiene pessoal (incluindo fralda descartável e geriátrica), vela, fósforo e roupas íntimas. A cidade reforça o pedido de galochas e capas de chuva, que serão usados por profissionais e voluntários em campo. Rudimar Caberlon, secretário municipal de Ação Social de Teresópolis, também pediu que a população mantenha as doações de alimentos. “Precisamos de arroz, feijão, farinha, óleo, sal, macarrão e outros alimentos não perecíveis.” Ele também pediu mobília, eletrodomésticos e demais utensílios para os desabrigados.

Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário